14 Momentos Históricos Que Você Não Viu Nos Livros de História
1. O navio "St. Louis" com cerca de 900 refugiados judeus vindos da Alemanha (1939)
Na foto vemos o navio tentando atracar no porto de Havana, em Cuba, mas sua entrada no país foi recusada, assim como foi recusado nos Estados Unidos e no Canadá. O navio então retornou à Europa, e a maioria dos refugiados a bordo desembarcou na Holanda, França, Bélgica e Inglaterra, mas cerca de um quarto deles morreu em campos de concentração.
2. Um engenheiro americano no carro que ele mesmo inventou e montou (1907)
John Walter Christie ficou conhecido por inventar um sistema de rack de carro, mais tarde usado em alguns dos tanques e veículos blindados que integraram a Segunda Guerra Mundial. Além disso, muitas de suas outras invenções automotivas avançaram na indústria durante a guerra.
3. Lutadoras na selva durante o treinamento da organização Hao-Hao (1948)
A foto foi feita para a revista Life durante a primeira Guerra da Indochina, quando essas mulheres formaram uma unidade para o exército francês lutar no meio da selva. Eles praticavam com lanças e espadas, e também com rifles.
4. Os guerreiros de Khevsureti, na Geórgia (1914)
Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, a notícia só chegou meses depois a áreas remotas, e, quando chegaram ao nordeste da Geórgia, combatentes da província de Khevsureti cavalgaram até a cidade de Tbilisi para se voluntariar e defender sua terra natal.
5. Um soldado russo mostrando seu poder na Alemanha (1945)
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos soldados russos aproveitaram seu poder e "perseguiram", para dizer o mínimo, os cidadãos alemães. A imagem mostra um soldado russo tentando roubar uma bicicleta de uma mulher alemã, mas este é um exemplo claro dos abusos feitos pelos soldados russos no país nos próximos três anos. Estima-se que os soldados tenham violentado 2 milhões de mulheres alemãs.
6. Membros de uma tribo africana em uma competição internacional de arco e flecha em St. Louis, Estados Unidos (1904)
A Feira Mundial realizada nos Estados Unidos durante esses anos coincidiu com os Jogos Olímpicos, e os cientistas viram isso como uma oportunidade para provar a supremacia da raça branca sobre outras raças, mas não foi o que conseguiram. Concorrentes de outros continentes, como Ásia e África, por vezes se recusaram a participar, e outras vezes simplesmente não entendiam as regras dos jogos.
Nas corridas, por exemplo, os corredores africanos tinham que esperar pelos competidores brancos na linha de chegada, pois precisavam cruzar a linha todos juntos. Dessa forma, os cientistas, é claro, falharam na sua tentativa de provar a supremacia branca.
7. Quatro modelos exibem diferentes tipos de pijamas (1930)
Foi exatamente nessa época que os estilistas americanos começaram a ousar e deixar as mulheres revelarem mais de seus corpos, e os pijamas tradicionais deram lugar a outros modelos mais liberais.
8. Pessoas escalando a Pirâmide de Gizé (1890)
No passado, os turistas podiam escalar as pirâmides de Gizé com guias que os encorajavam a pegar um pedaço de pedra como lembrança se a encontrassem nas ruínas. A partir da década de 1980, o Egito proibiu essa prática para manter a integridade das estruturas em ruínas, mas, se você pagar as pessoas certas, ainda é possível fazê-lo.
9. Lutadores zulus com suas armas em Zululand, África do Sul (1879)
Quando a Grã-Bretanha começou a ter controle do território na África do Sul, os zulus saíram para lutar contra eles em várias batalhas, usando armas primitivas e escudos fracos contra soldados armados com rifles. Em números, eles eram maiores do que os britânicos na proporção de 30:1, mas tiveram que lutar de perto para acertá-los, e mesmo quando conseguiram tomar as armas britânicas, os combatentes Zulu não foram capazes de usá-los corretamente. Durante os cinco meses de guerra, eles perderam cerca de 7 mil pessoas, enquanto os britânicos perderam cerca de 2 mil.
10. Meninas japonesas carregando seus irmãos (1901)
Ainda hoje, nas áreas tradicionais do Japão, é costume que as meninas criem seus irmãos mais novos antes mesmo de estarem prontos para ter filhos. Esta é uma tradição praticada em todo o mundo entre famílias pobres, em que os pais têm que trabalhar o dia todo para sustentar e alimentar a família.
11. Vagões removedores de neve em Nova York (fim do século XIX)
Há cem anos, a única maneira de limpar ruas inteiras de neve era com a ajuda de milhares de pessoas que trabalhavam em vagões de remoção de neve. O processo levava duas semanas ou mais, e muitas pessoas morreram dentro de casa por causa da imensa quantidade de neve nos arredores.
12. "Ônibus" movido a cavalo (1882)
Antes da invenção do ônibus e do bonde, e antes dos carros começarem a aparecer por toda parte, muitas cidades da Europa e dos Estados Unidos usavam cavalos para transportar veículos parecidos com um ônibus de dois andares, que foi muito eficaz por várias décadas até que o motor substituísse os animais.
13. Membros da organização criminosa Yakuza com suas esposas (1960)
Para ser aceito na Yakuza, uma centenária organização criminosa do Japão, os membros tinham que decorar seus corpos com tatuagens, assim como suas esposas. Hoje, estima-se que haja cerca de 100 mil Yakuza ativos em todo o mundo.
14. "Vovó Disco" (1978)
O verdadeiro nome da "Vovó Disco" era Sally Lippman, uma frequentadora assídua do famoso Studio 54, uma boate cuja estrutura agora é um dos teatros da Broadway. Muitas celebridades famosas dançaram com ela, como Dustin Hoffman e Bill Marie, e ela geralmente passava um tempo com jovens de 20 e poucos anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário