quarta-feira, 11 de abril de 2018

RTP - O ESSENCIAL

 11 Abril, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Mais de 250 mortos na queda de um avião militar na Argélia. Cresce a possibilidade de grande intervenção militar ocidental na Síria. Dificuldades financeiras no setor da Saúde motivam aceso debate parlamentar com o ministro Mário Centeno.


Avião militar cai na Argélia


Avião militar cai na Argélia

As autoridades argelinas dizem que não há sobreviventes da queda de um avião militar nas imediações da capital do país. Mais de 250 pessoas, aparentemente todos militares, perderam a vida.

Cresce a possibilidade de grande intervenção militar ocidental na Síria


Cresce a possibilidade de grande intervenção militar ocidental na Síria

A possibilidade de um recrudescimento da atividade militar na Síria leva a Eurocontrol, a autoridade que regula o espaço aéreo europeu, a apelar às companhias aéreas comerciais que acautelem a programação de voos para a região do Mediterrâneo oriental. Os pilotos devem preparar-se para, a qualquer momento, receber informações sobre alterações à rota. A forte probabilidade de uma intervenção militar ocidental na Síria, aventada por Donald Trump e já seriamente criticada pela Rússia, está na base deste aviso. A TAP já fez saber que a notificação da Eurocontrol não terá efeitos nas suas operações, já que a companhia aérea portuguesa não trabalha naquela zona do globo.

OMS fala em 500 pessoas expostas a agentes tóxicos em Douma


OMS fala em 500 pessoas expostas a agentes tóxicos em Douma

A já de si extremamente frágil situação na Síria precipitou-se após o ataque aéreo a posições rebeldes em Douma, no passado fim-de-semana, durante o qual terão sido utilizadas armas químicas. Uma acusação desmentida pelo poder sírio e pelo seu principal aliado internacional, a Rússia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde, um organismo das Nações Unidas, afirmou esta manhã ter recolhido informação no terreno que prova a exposição de cerca de 500 pessoas a agentes tóxicos em Douma.

Centeno explica-se no parlamento


Centeno explica-se no parlamento

O “garrote financeiro” que o PSD (e não só) julga estar a ser imposto ao setor da Saúde está a ser o tema de um aceso debate na comissão parlamentar da especialidade, para o qual o ministro Mário Centeno foi chamado. As dificuldades financeiras com que se debatem os agentes do SNS – hospitais, médicos, enfermeiros – têm estado na primeira linha da atualidade noticiosa e, ainda ontem, as “condições miseráveis” da unidade de oncologia pediátrica do Hospital de São João foram notícia de abertura em toda a Comunicação Social portuguesa.

Segunda fase das reformas antecipadas com chumbo certo


Segunda fase das reformas antecipadas com chumbo certo

Ainda no parlamento, o PS vai chumbar o projeto de lei do Bloco de Esquerda que propõe a entrada imediata em vigor das reformas antecipadas sem cortes aos trabalhadores com até 63 anos de idade que, aos 60, já tivessem pelo menos 40 anos de carreira contributiva. A segunda fase do novo modelo de reformas antecipadas devia ter avançado em janeiro deste ano, mas o Governo adiou-a. Cerca de 32 mil pessoas seriam abrangidas por esta medida.

Ryanair ameaça com o tribunal


Ryanair ameaça com o tribunal

A Ryanair admite processar o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil se continuarem as “falsas alegações” de violação da lei portuguesa,  lançadas pelo sindicato na altura da recente paralisação de três dias, durante a qual o SNPVAC acusou a companhia aérea de substituir ilegalmente trabalhadores em greve de fazer ameaças de despedimento. Michael O`Leary, presidente executivo da Ryanair,  diz à Agência Lusa que está em causa o bom nome e a reputação da empresa.



A NÃO PERDER
A geringonça

A geringonça

Pode não ser a maneira mais conveniente de servir uma sobremesa, mas é talvez a mais criativa e estapafúrdia que já vi. Mantenha-se sério… se conseguir.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue