Então olá a todos. Espero que a semana que passou tenha sido boa e que os próximos dias sejam bons. Na verdade, espero que sejam melhores, sempre melhores.
Já vos falei daquela altura da minha vida em que usava o passe ao pescoço? Pois é. Usei. O passe, aquele objeto que permite utilizar os transportes públicos. É disso que vos escrevo. Tempos houve, quando era estudante na escola primária (época tenebrosa na minha existência), em que andava de autocarro todos os dias. E para que nada falhasse, transportava o passe ao pescoço, numa bolsa de couro, daquelas que se faziam nos sapateiros (será que ainda é assim?), pendurado por uma guita feita do mesmo material.
O objetivo era evitar que perdesse o dito título de transporte, que o deixasse em algum lado sem saber e que isso obrigasse a pagar o documento outra vez (já na altura era caro, #agorapensem). Mas nunca, absolutamente nunca, foi tido em conta o meu ego enquanto criança que se preocupava com o estilo, com o modelito de cada dia, com as coisas da moda. Bom, de facto não me preocupava nada, mas os meus pais nem sequer colocavam essa questão e é isso que está mal: partir do princípio que um petiz de tenra idade não está nem aí para as questões das tendências pode ser um enorme erro.
Lembrei-me disso porque esta semana o Mauro Gonçalves quis explicar ao mundo quais as tendências para a primavera que agora começou. Fala ele de cardigans e de texanas. Para os entendidos, está tudo dito. Para quem não sabe bem o que isto quer dizer, é ler o artigo. Está tudo aqui.
Além disso, nesta volta semanal do correio há outro tipo de tendências, daquelas que nunca saem de moda e que só melhoram com o tempo, por mais antigas que sejam. Pataniscas, boa gente, as pataniscas são das melhores coisas que podem estar sobre uma mesa e o Diogo Lopes explica de onde vêm, como se fazem e o que as torna tão especiais.
Depois, há exposições fora do país, cinema, malas produzidas com objetivos sociais, novidades sobre o mercado das entregas ao domicílio, vinho, fruta e legumes da estação e joias portuguesas que fazem sucesso mundo fora.
É uma alegria, é mesmo. Tudo coisas boas que mostram como o mundo é bonito e que deixam a questão no ar: por que raio de razão é que uma pessoa haveria de usar uma coisa de tão pouco gosto como um passe ao pescoço? Sinceramente…
Até para a semana.
PARA FAZER
COMIDA
Pataniscas lisboetas: porque são o petisco ideal?
A propósito do 2º Concurso da Patanisca Lisboeta, evento que faz parte do Peixe em Lisboa - que começa esta quinta-feira, 5 de abril - o Observador foi à procura da história desta iguaria.
MODA
Martin Margiela: 20 anos de moda em cacos
Em 1988, Martin Margiela fundou a sua própria "maison" e permaneceu à frente dela durante 20 anos. Duas décadas de moda em desconstrução que estão agora expostas em Paris.
CINEMA
“The Wailing”: o diabo à solta na Coreia do Sul
Uma presença maléfica espalha a morte e o medo numa vila do interior da Coreia do Sul, no excelente e multipremiado filme de terror de Na Hong-jin. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
PARA COMPRAR
100% PORTUGUÊS
Reclusa: esta mala traz muitas formas de liberdade
Irrepetíveis. Mais destinadas a quem vive pela liberdade e não pelas tendências de moda, as malas Reclusa são resultado de um negócio 100% social e 100% português. Feitas para quebrar fronteiras.
COMIDA
Entregas da Glovo chegam a Belém e ao Restelo
A aplicação de compra, recolha e entrega de refeições e outros produtos chegou aos bairros de Belém e do Restelo. Utilizadores vão poder encomendar refeições de qualquer restaurante da zona.
VINHO
Fernão Pires. Viagem ao centro da casta portuguesa
Aromática, com notas de citrinos e outras vegetais (a fazer lembrar o Sauvignon Blanc), versátil e com boa capacidade de guarda. Conhece bem a casta branca mais plantada no país?
PARA SABER
COMIDA
Está na época. Frutas e legumes a comer em abril
A primavera está aí: o tempo muda, os dias ficam mais longos e isso traduz-se em mais e melhores alimentos. Saiba quais são e aposte na sustentabilidade e no consumo responsável.
COZINHA
Cozinha sustentável? "Há que mudar mentalidades"
Rumo ao sul numa viagem de aproximação às origens dos alimentos, para uma cozinha mais sazonal e sustentável. Foi este o mote do primeiro evento do chef Diogo Noronha e do barman Fernão Gonçalves.
FAMÍLIA REAL BRITÂNICA
Será esta a wedding planner de Meghan Markle?
Segundo avança a imprensa internacional, até agora não era conhecida a wedding planner de Meghan Markle, mas Jessica Mulroney, além de possível dama de honor, pode estar a assumir esse papel.
JÓIAS
Jóias portuguesas no MoMA de São Francisco
Depois do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Inês Telles chega ao MoMA de São Francisco. Este mês, será a única portuguesa no Jewelry Trunk Show, uma exposição anual com autores de todo o mundo.
OBJETO DA SEMANA
Mais pessoas vão gostar da newsletter de Lifestyle. Part
Sem comentários:
Enviar um comentário