terça-feira, 10 de abril de 2018

1145
09 ABR 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Daniel Oliveira sobre Bruno de Carvalho: obrigado, mas adeus. O caldeirão dos portugueses na RCA. Quem é o próximo Lula?
Boa tarde,

Ainda antes de Bruno de Carvalho se ter tornado o vulcão do Facebook, Daniel Oliveira explica um encontro com o presidente do Sporting no qual descobriu um homem provido de particular “inteligência social”. Agora, perante o “desequilíbrio emocional crescente” de Bruno de Carvalho, Daniel Oliveira diz que chegou a hora de lhe mostrar gratidão mas também de preparar a despedida. No Expresso Diário, escreve uma crónica em que explica o porquê da gratidão, faz o balanço do “reinado Bruno” e dá resposta à pergunta que muitos fazem: “Como é que o que parece tão aberrante a tanta gente, pela sua falta de educação evidente, conquista cerca de 90% dos votos?”

contingente de paraquedistas portugueses que está na República Centro-Africana ao serviço da ONU vive entre senhores da guerra e máfias de bairro. O João Santos Duarte conta como é o caldeirão onde esses portugueses arriscam diariamente a vida.

leitura da decisão instrutória sobre os 19 arguidos com responsabilidades no curso 127 dos Comandos, no qual morreram os instruendos Hugo Abreu e Dylan Silva foi lida esta segunda-feira. Irão todos a julgamento. O Hugo Franco esteve no tribunal – e mostra como o despacho da juíza de hoje é quase o oposto do da juíza de instrução de há ano e meio.

Estão abertas as audições para Lula da Silva II. Ou seja, quem irá substituir o antigo presidente, agora preso, na corrida às presidenciais do fim do ano? A Ana França avança mais de uma dezena de nomes, dizendo quem é cada um deles.

Na Síria, não há médicos, enfermeiros, geradores e ventiladores para salvar as vítimas de um “ataque químico”. A Helena Bento contactou alguns dos que lá vivem – e conta como lá (não) se sobrevive.

Há 100 anos, Portugal sofreu aquilo que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa chamou “o maior luto militar” português desde Alcácer Quibir – na batalha de La Lys. E a França reconhece o sacrifício dos portugueses. O Daniel Ribeiro, correspondente do Expresso em Paris, mostra-o nesta edição.

Na opinião, o Martim Silva evoca “Orban, Brasil, Síria” e diz que, apesar disso, “O mundo está melhor, pode acreditar…”, e o Henrique Raposoescreve sobre a “Arma do corpo” nos Estados Unidos.

A finalizar, mostramos uma nova engenhoca que (quase) nos permite falar connosco próprios.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem falar consigo próprio (a não saer que tenha uma nova engenhoca)
Future
 
  
As 10 grandes inovações das cidades do futuro
Os problemas decorrentes de cidades densamente povoadas são múltiplos: para dar um exemplo, apenas a cidade de Nova Iorque produz 33 milhões de toneladas de lixo por ano. Resolvê-los requer investimentos, decisões políticas, novas tecnologias aplicadas com inteligência, etc.
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
cRÓNICA de Daniel Oliveira“A saída de Bruno de Carvalho não vai ser pacífica porque ele ignora o que muitos megalómanos ignoram”
cRÓNICA de Daniel Oliveira“A saída de Bruno de Carvalho não vai ser pacífica porque ele ignora o que muitos megalómanos ignoram”
JUSTIÇA
Juíza do caso Comandos contraria colega e dá nova força à acusação do Ministério Público
No espaço de um ano e meio, duas juízas de instrução produziram despachos quase opostos sobre o processo judicial que investiga as mortes de Hugo Abreu e Dylan Silva no curso 127 dos Comandos. Isabel Sesifredo considera a acusação “rigorosa”. Em novembro de 2016, Cláudia Pina escrevia que argumentos do MP eram “no mínimo rebuscados”
REPÚBLICA CENTRO-AFRICANAEntre os senhores da guerra e as máfias do bairro: o caldeirão onde os portugueses arriscam diariamente a vida
REPÚBLICA CENTRO-AFRICANAEntre os senhores da guerra e as máfias do bairro: o caldeirão onde os portugueses arriscam diariamente a vida
PRESIDENCIAIS 2018Estão abertas as audições para Lula da Silva II
PRESIDENCIAIS 2018Estão abertas as audições para Lula da Silva II
Martim Silva
Orban, Brasil, Síria. O mundo está melhor, pode acreditar…
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
CENTENÁRIO DA BATALHA
França reconhece sacrifício dos portugueses em La Lys
SÍRIA
Não há médicos, enfermeiros, geradores e ventiladores para salvar as vítimas de um “ataque químico”
TECNOLOGIA
Dispositivo criado por investigadores consegue ouvir a voz interna do utilizador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue