O que significa a frase "IDOS DE MARÇO"
Primeira hipótese
Idos de Março[editar | editar código-fonte]
No ano de 45 a.C., César destinou Bruto ao cargo de governador da Gália Cisalpina, principal fonte agrícola e de pecuária do Império Romano.Quando César retornou a Roma como ditador após a derrota da facção republicana na Batalha de Munda, nas planícies espanholas, Bruto entrou na conspiração contra o ditador, convencido e apoiado por Marco Bruto, apoiante de Pompeu na Batalha de Farsalos. César instaurou o ódio em Marco Bruto, que o culpava pelo assassínio de Pompeu e organizou a conspiração contra o ditador romano.
Nos Idos de Março, quando César decidiu não atender o senado romano a pedido de sua mulher, Bruto persuadiu César a não seguir as recomendações da esposa.[4] Bruto levou César pela mão até o senado.[5] Bruto reteve Marco Antônio fora do senado, porque ele era amigo de César e um homem robusto.[6][Nota 1].
*************
Segunda hipótese
Décimo Júnio Bruto Albino (em latim: Decimus Junius Brutus Albinus, 81 a.C. — 43 a.C.) foi um general e político romano que conquistou a proximidade de Júlio César. Mais tarde, foi um dos conspiradores para o seu assassinato.
Segundo Suetônio, César teria sido avisado pelo adivinho Espurina, que lhe teria avisado do perigo, que não viveria depois dos idos de Março.[1] Impressionado, César resolveu não sair de casa naquele dia.[2] Diz-se, então, que seu amigo Décimo Albino Bruto (o filho adoptivo de César era Marcus) convenceu-o que um homem de seu porte não podia se submeter a previsões supersticiosas de um astrólogo.[3] César entrou no senado rindo de Espurina, dizendo que ele era um falso profeta, pois os Idos de Março haviam chegado mas nada acontecera a ele, mas Espurina respondeu que era verdade que eles haviam chegado, mas eles ainda não haviam passado.[2]Em pleno senado, que naquele dia se reunia no templo de Vênus, César foi assassinado por Marco Júnio Bruto, que pensava que Cesar seria o autor da desgraça de Roma.
História[editar | editar código-fonte]
Décimo Bruto era primo distante de Júlio César. Ele passava a maior parte de seu tempo na companhia de Marco Antônio e de seu meio-irmão Públio Clódio Pulcro. Sua mãe, Semprônia, era esposa de Décimo Júnio Bruto, cônsul em 77 a.C.
Sem comentários:
Enviar um comentário