... na Síria, o cessar-fogo de 30 dias acordado sábado pelo Conselho de Segurança da ONU durou apenas algumas horas. As forças do governo voltaram aos bombardeamentos em Ghouta e ignoraram os apelos do Papa, dos líderes europeus e da UNICEF. Foram mortas pelo menos mais 14 pessoas, incluindo crianças.
Há quatro mortos confirmados esta manhã na explosão de ontem à noite em Leicester, no Reino Unido. Dois edifícios ficaram quase completamente destruídos. A polícia inglesa pensa que tudo começou com o rebentamento numa loja e descarta a hipótese de terrorismo.
Em Barcelona, na Catalunha, manifestações pró-independentistas acabaram com cinco feridos e um detido. Os catalães protestavam contra a visita do rei Felipe VI ao Mobile World Congress (já lá regresso).
Foram escolhidos os últimos sete finalistas para a final do Festival da Canção. Diogo Piçarra arrasou na segunda meia-final onde não houve erros nas contas (pelo menos ainda conhecidos) e quer repetir o feito do ano passado. Feitas as contas, são estas as 14 canções eleitas, de entre as quais sairá, no próximo domingo, mesmo antes da cerimónia dos Óscares, a sucessora de "Amar pelos Dois" de Salvador Sobral.
Pode ler o liveblog onde acompanhámos a noite festivaleira (com algum humor), mas também os detalhes de cada um dos concorrentes. Com destaque para a história do amor à primeira vista entre Isaura e Cláudia Pascoal, que acabou com choro em palco. Nos memes da Internet, além da emoção com a canção vencedora, voltou a haver bocejos. Mas foi aquele 'Patati Papata' que deixou mais gente confusa... e também aquele 'dab' das apresentadoras.
No futebol, o FC Porto goleou o Portimonense (5-1) e mantém-se assim a cinco pontos de distância do Benfica (que venceu sábado o P. Ferreira) e provavelmente do Sporting (que joga hoje com o Moreirense). São já 103 golos esta temporada(melhor na Europa só o City e o PSG): um dragão tão goleador só no ano 'daquele' calcanhar. Por isso, na crónica, o Tiago Palma avisa que este Porto mete medo. É que sexta há clássico em Alvalade.
Outra informação importante Já haverá vida para além do défice depois dos bons números apresentados (em permanente festa) pelo Governo? É este o tema do ensaio de Ricardo Santos, que pergunta se há mesmo um número mágico para se poder celebrar. Porque, diz, não importa apenas cumprir as metas, importa muito a forma como se faz e com que objectivos.
Marcelo volta hoje a receber Rui Rio, que bem precisa de um abraço presidencial, já que continua debaixo de fogo. Marques Mendes, no comentário na SIC, atacou-o forte e feio por causa da exclusão de Hugo Soares, da insistência em Elina Fraga e ainda bateu em Negrão pelo caminho. Rogério Alves, em entrevista ao DN e à TSF, também disse ter "ficado perplexo" com a escolha do novo líder do PSD .
Mas afinal quem é Elina Fraga, a vice eleita por Rio que partiu o PSD ao meio? O Miguel Santos Carrapatoso conta como chegou até aqui a ex-bastonária da Ordem dos Advogados, que era do CDS, mas acabou no PSD, disse que este Governo a "repugna" por ser de esquerda, mas foi defendida por pessoas dessa esquerda, e, claro, se fartou de atacar Passos.
Rio foi também o tema principal da entrevista de Pedro Filipe Soares à TSF. No arranque das jornadas parlamentares, o líder da bancada do Bloco diz que a aproximação do PSD ao PS não os deixa "ciumentos".
Desta manhã vem ainda a confirmação de que o apoio à abertura de uma creche aos sábados para os trabalhadores da Autoeuropa é mesmo uma exceção. O DN diz que, ao contrário do que afirmou o Governo, atualmente apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano.
Na Função Pública há um problema chamado corrupção. Segundo um estudo do Conselho de Prevenção de Corrupção citado pelo CM, em 2017 houve 407 funcionários acusados deste crime.
Na Europa há uma eleição prevista para maio que já provoca guerras de bastidores. Há uma batalha entre o Conselho e o Parlamento europeu para controlar a escolha do novo presidente da Comissão, o sucessor de Juncker. O Pedro Raínho explica.
Depois do fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, a Coreia do Sul revelou que a Coreia do Norte está disposta a dialogar com os EUA. Mas as novas sanções contra os nortecoreanos decididas em Washington já levaram Pyongyang a falar em "ato de guerra".
Na China, Xi Jinpin aprovou o fim da limitação de mandatos. Ou seja, decidiu que pode ficar no poder até querer. Temos um novo Mao Tsé-Tung?
Os nossos especiais
Como é habitual no fim de semana, não faltaram grandes histórias para ler no Observador. Não sei se me escapará alguma, mas vou destacar para já estas:
- A História (a maiúscula não é gralha) de Arminda de Jesus, queimada viva em fevereiro de 1933, porque os vizinhos achavam que estava possuída pelo diabo. A Rita Cipriano foi a Soalhães onde aconteceu um crime, várias bruxas e um regresso à Inquisição.
- O sobreiro Monumental ou Assobiador é o favorito ao prémio Árvore Europeia do Ano 2018. É o maior e mais velho da sua espécie — e debaixo da sua sombra cabem histórias de sexo, suicídios, crimes e caçadores. O João de Almeida Dias conta o que lhe contaram em Águas de Moura.
- Tolentino de Mendonça tem sempre mais um segredo por desvendar, da Madeira, a Angola, passando pela avó e o amor a Herberto Hélder. O João Francisco Gomes lembra a vida do padre, poeta e cronista chamado pelo Papa para orientar o seu retiro espiritual.
- Nos EUA começou o julgamento da família da Casa dos Horrores. O que leva uns pais a acorrentar 13 filhos? Culto, descontrolo, falta de dinheiro? Que características têm de ter para conseguirem fazer algo assim? A Carolina Branco falou com três psicólogos para obter respostas.
A nossa opinião
- Alexandre Homem Cristo escreve sobre a degradação do Estado Social.
- Luís Rosa escreve sobre o "Portugal esquecido (e a necessidade de uma oposição forte)".
- João Carlos Espada escreve sobre a nova série da BBC sobre ‘Civilizações’.
- Helena Matos escreve sobre Rui Rio e António Costa em "Os frágeis".
- João Marques de Almeida escreve sobre "As trapalhadas de Rui Rio".
- Alberto Gonçalves escreve sobre o programa da RTP o '100% Português', "um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”".
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre Adolfo Mesquita Nunes e D. Manuel Clemente.
Notícias surpreendentesVem aí novos topo de gama da Samsung. E o que têm estes telemóveis de especial? O Manuel Pestana Machado explica aqui e aqui. Mas há mais novidades no Mobile World Congress 2018, a maior feira de smartphones do mundo, a tal que motivou protestos contra a presença de Felipe VI na Catalunha.
A Maag, irmã mais nova do Observador, já destruiu um mito. As frigideiras perfeitas que nos vendem na televisão afinal parece que não são tão perfeitas assim. Veja o teste comparativo e... ups.
E se um dia usarmos todos a mesma roupa? Será que as modas masculina e feminina vão continuar separadas por secções? Estamos a olhar para o futuro ou apenas para uma tendência, Mauro?
No desporto, uma grande história: a de Ester Ledecka, a figura dos Jogos Olímpicos de Inverno. A campeã olímpica no esqui e no snowboard quer ir aos Jogos de 2020... no surf.
Acabo com mais uma imagem dos nossos fogos de verão premiada pela beleza trágica. A foto e o design colocou o Região de Leiria ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times nos prémios que são considerados os "óscares" do jornalismo em grafismo e imagem.
Como vê, não falta informação, nem o que ler neste início da semana. Mas vamos continuar em permanente atualização no Observador. Até já
Bom início da semana (mesmo com o regresso da chuva, vento, frio e até neve)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilh
Sem comentários:
Enviar um comentário