sábado, 23 de dezembro de 2017

EXPRESSO

23 DEZ 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

Um dos assuntos da semana foi o das eleições na Catalunha. Uma das surpresas – já esperada mesmo antes da ida às urnas – foi a ascensão de uma jovem política catalã que veio baralhar os resultados. Chama-se Inés Arrimadas e a Ana França traçou-lhe o perfil na edição de segunda-feira. É a primeira recomendação de (re)leitura das Escolhas do Editor para este sábado.

Depois dos números do crédito à habitação, que batem recordes este ano, o da venda de casasnunca foram vendidas tantas (nem tão caras) desde que há registos em Portugal. No Expresso Diário de quarta-feira publicámos um artigo com todos os números: de casas vendidas, de quantas são vendidas por dia, de quantos milhões de euros se trata, qual o preço médio de venda no Porto e em Lisboa.

Outro artigo interessante, por nos permitir medir o estado das (in)justiças do nosso estado, é o que publicámos na terça-feira, dia em que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou pela primeira vez Portugal por violação do direito à vida, num caso que é contado pela Marta Gonçalves.

Assuntos da semana foi – ainda –, no campo doméstico, o do caso Raríssimas, nomeadamente a propósito de queixas a que o Governo teria feito orelhas moucas. Se quiser sabes que queixas foram essas, quantas foram, desde quando, apresentadas por quem e a que propósito(re)visite o artigo da Rosa Pedroso Lima publicado na edição de terça-feira.

Uma investigadora da Universidade de Harvard, Jieun Baek, falou com mais de uma centena de desertores norte-coreanos para escrever um livro sobre o país. A Marta Gonçalves falou com ela. O relato é de partir o coração.

Na segunda-feira retomámos a série “Em Pequeno Número”, que o Expresso começou a publicar há dois anos e na qual relatamos a vida de portugueses que vivem em países onde quase não os há.São histórias interessantes, das vidas deles e dos autóctones que os rodeiam. Recomeçámos a série na segunda-feira, com o caso de um português que vive na Guiné Conacri, que pode (re)ler clicando na chamada respetiva ao fundo desta newsletter. Mas poderá (re)ler mais quatro se revisitar os Expressos Diário dos outros dias da semana.

Um artigo que pode parecer mais “ligeiro” mas que nos diz muito sobre o mundo da política e dos políticos – e de como a imagem que emanam tem uma importância desmesurada – é o que publicámos na quarta-feira, no qual a Ana França analisa a transformação do muitas vezes informalíssimo líder trabalhista e candidato a primeiro-ministro britânico, Jeremy Corbyn, que aparece todo aperaltado na capa de uma revista sobre temas mais “mundanos”.

Termino as sugestões de (re)leitura de alguns dos principais temas que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário com um artigo que publicámos há quatro anos mas que, em vésperas de Natal, reganha atualidade: quem foi afinal Jesus? O artigo que reproduzimos nos Arquivos Expresso desta quinta-feira analisava sete aspetos polémicos da vida do Jesus que é retratato pela História.

Boas leituras e Boas Festas
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue