segunda-feira, 2 de outubro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
2 Outubro, 2017
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Americano abre fogo sobre multidão e causa massacre em Las Vegas. PS é o grande vencedor das eleições autárquicas com o melhor resultado de sempre, em contraste com a pesada derrota social-democrata. Passos Coelho em “reflexão profunda”. Maioria absoluta para Rui Moreira no Porto. Comissão Europeia diz que referendo na Catalunha não foi legal, denuncia violência e apela ao diálogo. Nobel da Medicina vai para investigação sobre ritmo circadiano.



Massacre em Las Vegas


Massacre em Las Vegas

São, por enquanto, desconhecidas as motivações do indivíduo – um cidadão norte-americano – que espalhou o terror Las Vegas, causando pelo menos 50 mortos e para cima de 200 feridos. Decorria um concerto de música country quando um homem armado abriu fogo indiscriminadamente sobre a multidão, antes de ser abatido pelas autoridades. A avaliar pelo que se consegue ouvir nos vídeos que circulam nas redes sociais, o criminoso parecia estar a empunhar uma espingarda automática e teve oportunidade para recarregar várias vezes e voltar a abrir fogo antes de ser neutralizado.

A doce noite do PS, de Rui Moreira e de Assunção Cristas


A doce noite do PS, de Rui Moreira e de Assunção Cristas

O PS obteve o seu melhor resultado autárquico de sempre, juntando mais sete câmaras às 150 que conquistou em 2013. O independente Rui Moreira atingiu a maioria absoluta no Porto, na hora da recondução como presidente da Câmara. Assunção Cristas só perdeu para Rui Medina em Lisboa, relegou a candidata social-democrata Teresa Leal Coelho para um distante terceiro lugar e, enquanto presidente do CDS, melhorou os resultados nacionais do partido, em comparação com as autárquicas de 2013.

O ocaso de Passos?


O ocaso de Passos?

A liderança de Pedro Passos Coelho foi seriamente dinamitada pela noite eleitoral – “um dos piores resultados de sempre“, nas próprias palavras do presidente social-democrata. Dez câmaras municipais perdidas face a 2013 e um resultado desastroso em Lisboa. Mesmo assim , Passos não se demite, mas fará “uma reflexão aprofundada sobre as condições para me submeter a um novo mandato”. Amanhã, reúne-se a comissão política do PSD para digerir os resultados eleitorais.

Derrota "não reduz a importância" da CDU


Derrota "não reduz a importância" da CDU

As eleições de ontem também foram amargas para a CDU, que perdeu 10 das 34 presidências de câmara conquistadas em 2013, algumas delas emblemáticas, como Almadae Barreiro. Jerónimo de Sousa assume os resultados adversos, mas promete “determinação e luta”.

Comissão Europeia não reconhece referendo catalão


Comissão Europeia não reconhece referendo catalão

O porta-voz da Comissão Europeia Margaritis Schinas assinala que, “de acordo com a Constituição espanhola, o referendo de ontem não foi legal“, mas também recomenda que todas as partes passem “do confronto ao diálogo”, e resolvam a situação “dentro da ordem constitucional em Espanha”, porque  a “violência nunca pode ser um instrumento político”.

Espanha e Catalunha rumam ao desconhecido


Espanha e Catalunha rumam ao desconhecido

Mesmo reprimido pela polícia espanhola, o referendo sobre a independência da Catalunha teve mais de 2 milhões e 200 mil votantes e resultou numa vitória esmagadora do “Sim”, com mais de 90 por cento dos votos, segundo informa o Governo autonómico. O presidente da Generalitat já fez saber que avançará “nos próximos dias” para a declaração unilateral de independência da Catalunha. Enquanto isso, o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, recomenda ao executivo catalão que “não insista no erro, dando novos passos num caminho que não leva a lugar algum”. Já esta manhã, o ministro da Justiça de Espanha garantiu que Madrid “fará tudo” para impedir a declaração de independência.

Nobel da Medicina para investigação sobre ritmo circadiano


Nobel da Medicina para investigação sobre ritmo circadiano

Os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young são os vencedores do Prémio Nobel da Medicina 2017. A distinção é atribuída pelas investigações sobre o ritmo circadiano, o mecanismo que controla o nosso “relógio biológico”.

França vota nova lei antiterrorismo


França vota nova lei antiterrorismo

Os deputados franceses vão votar esta segunda-feira uma nova lei para tentar responder à ameaça terrorista no país. A votação acontece um dia depois de duas mulheres terem sido mortas com recurso a uma arma branca, em Marselha. Os partidos mais à esquerda dizem que o novo diploma viola as liberdades básicas dos cidadãos.

Jornada de empates


Jornada de empates

Depois de mais uma ronda, a oitava, ficou tudo igual nos lugares cimeiros do Campeonato, com as três primeiras posições ocupadas por Porto, Sporting e Benfica, respetivamente. No clássico de Alvalade, os dois primeiros empataram a zero. O Benfica não aproveitou o resultado dos rivais e não foi além do 1-1 na Madeira, em casa do Marítimo.



A NÃO PERDER
Resultados oficiais das eleições autárquicas

Resultados oficiais das eleições autárquicas

Aqui está a informação completa sobre a votação nas eleições eleições autárquicas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue