domingo, 10 de setembro de 2017

RTP - OM ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
8 Setembro, 2017
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Irma perdeu força, mas continua mortal. México abalado pelo “sismo mais forte dos últimos 100 anos”. Catalunha não desiste do referendo. Investigação Sexta às 9: Comandante Nacional da Proteção Civil acumulou funções ilegalmente. Contestação sindical no início do novo ano letivo. À hora a que receber “O Essencial” na sua caixa de correio, estará perto do fim (ou já terminado) o Portugal – Argentina em hóquei em patins, meias-finais do Campeonato do Mundo. Saiba aqui como ficou.


Irma perdeu força, mas continua mortal


Irma perdeu força, mas continua mortal

O furacão Irma enfraqueceu ligeiramente e está agora na categoria 4, a segunda mais gravepara classificar estes fenómenos meteorológicos extremos. Continua a ser uma séria ameaça às vidas e aos bens materiais que se atravessem no seu caminho. Depois de uma passagem devastadora pelas Caraíbas, que reclamou também pelo menos 14 vidas, o Irma deve alcançar Cuba esta noite. No domingo, deve tocar continente norte-americano, entrando pela Florida. Mais de um milhão de pessoas receberam ordem para evacuar as suas casas.

Pilhagens em Saint Martin. Primeiro-ministro holandês diz que a situação é grave


Pilhagens em Saint Martin. Primeiro-ministro holandês diz que a situação é grave

Depois do caos provocado pela passagem do furacão Irma, as autoridades debatem-se agora com o problema das pilhagens. João Amado, um português que vive na ilha, diz que falta comida e água.

México abalado pelo "sismo mais forte dos últimos 100 anos"


México abalado pelo "sismo mais forte dos últimos 100 anos"

A avaliação é feita pelo próprio Presidente do México, Peña Nieto: o sismo que abalou o país esta sexta feira é o mais forte dos últimos 100 anos. Atingiu uns espantosos 8,2 na escala de Richter. O tremor de terra foi sentido por 50 milhões de mexicanos mas, até agora, o balanço oficial provisório (que poderá agravar-se, avisa Nieto) indica 15 mortos.

Catalunha não desiste do referendo


Catalunha não desiste do referendo

Numa entrevista em exclusivo à RTP, o ministro conselheiro do Governo da Catalunha, Raül Romeva, assegura que o seu executivo não vai acatar a decisão do Tribunal Constitucionalespanhol suspender a Lei do Referendo e anular o referendo marcado para 1 de outubro. A consulta popular, que Madrid diz ser ilegal, vai avançar e, se for essa a vontade dos catalães, a região declarará a independência, garante Romeva.

A dimensão do envolvimento da Peugeot no escândalo das emissões poluentes


A dimensão do envolvimento da Peugeot no escândalo das emissões poluentes

Cerca de dois milhões de viaturas da marca Peugeot poderão ter sido equipadas com um software que dava leituras falsas das emissões deste gás, extremamente tóxico, afirma o jornal Le Monde, depois de ter tido acesso ao averbamento de infração levantado pelas autoridades. A empresa arrisca multas da ordem dos cinco mil milhões de euros no dossier Dieselgate, por fraude agravada.

Comandante Nacional da Proteção Civil acumulou funções ilegalmente


Comandante Nacional da Proteção Civil acumulou funções ilegalmente

O comandante nacional da Proteção Civil está ilegal no cargo desde que foi nomeado. O Sexta às 9 detetou que Rui Esteves foi, até à passada segunda-feira, comandante nacional da Proteção Civil e diretor do aeródromo de Castelo Branco, em simultâneo. A acumulação de funções é contrária à lei que regula o estatuto do pessoal dirigente do Estado. A situação só foi retificada esta semana, depois dos pedidos de explicações apresentados pelo Sexta às 9, uma investigação que poderá ver esta noite às 21h00, na RTP1.

Contestação sindical no arranque das aulas


Contestação sindical no arranque das aulas

O novo ano letivo está a começar, mais uma vez com alguma polémica à mistura. Muitos docentes queixam-se das regras do concurso de mobilidade deste ano, que não permitiram concorrer a horários incompletos. A situação levou à colocação de alguns professores em locais distantes da escola habitual. As grandes federações sindicais representativas dos professores apresentaram os seus argumentos na RTP durante a manhã.



A NÃO PERDER
O que move o mundo

O que move o mundo

Este mapa-mundo interativo revela em que medida cada país utiliza os principais recursos energéticos disponíveis (combustíveis fósseis, energia nuclear ou as renováveis) para produzir eletricidade. Interessante, por exemplo, comparar a informação aqui exposta com o discurso político dos diversos governos relativamente às alterações climáticas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue