quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui

6 Setembro, 2017
Partilhar . Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista

Governo admite abusos com donativos para Pedrógão Grande. Irma é um furacão de categoria 5  “gigantesco, potencialmente catastrófico” e aproxima-se de Porto Rico. Coreia do Norte promete não parar programa nuclear, mesmo com mais sanções internacionais. Dilma Rousseff e Lula da Silva acusados de associação criminosa e desvio de fundos. Louvre de Abu Dhabi abre em novembro. Inscrição de Adrien na Premier League bloqueada pela FIFA, mas transferência não está em causa.


Irma é um furacão de categoria 5 "gigantesco e potencialmente catastrófico"


Irma é um furacão de categoria 5 "gigantesco e potencialmente catastrófico"

Os qualificativos usados no título deste post foram proferidos pelo governador do estado norte-americano da Florida e referem-se à potência do furacão Irma. É a tempestade mais forte alguma vez registada no Oceano Atlântico e está a gerar ventos com velocidades na ordem dos 300 km por hora à medida que vai atravessando as Caraíbas, onde várias ilhas foram evacuadas. Não há, até ao momento, notícia de vítimas.  Prevê-se que o Irma atinja a Florida no fim de semana, mas está prestes a chegar a Porto Rico, onde também já vigora o estado de emergência. Nesta ligação, são mostradas imagens captadas por satélite da NASA que dão uma ideia da envergadura e do rumo deste furacão.

Governo admite abusos com donativos para Pedrógão Grande


Governo admite abusos com donativos para Pedrógão Grande

Em entrevista ao 360 da RTP3, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social assumiu que não pode garantir a inexistência de irregularidades (duplicação) na atribuição de subsídios a lesados pelo incêndio de Pedrógão Grande, nem o eventual aproveitamento abusivo da ajuda solidária dada à região martirizada por um dos mais graves  incêndios em Portugal. Mas Vieira da Silva considera que o risco de isso acontecer “é muito limitado” e que, se algum problema for detetado, a justiça entrará “em campo”.

Coreia do Norte promete continuar programa nuclear


Coreia do Norte promete continuar programa nuclear

Não será o eventual reforço das sanções internacionais que vai impedir a continuação do desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte. A garantia é dada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país asiático, em jeito de resposta à embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, que ontem reiterou o pedido de uma nova resolução Conselho de Segurança, que aumente e alargue o âmbito das sanções à Coreia do Norte.

Dilma e Lula acusados de associação criminosa e desvio de fundos


Dilma e Lula acusados de associação criminosa e desvio de fundos

Dilma Rousseff e Lula da Silva estão formalmente acusados de participação em associação criminosa e de desvio de fundos da petrolífera brasileira, a Petrobrás, no âmbito do caso Lava-Jato, “pelo menos entre 2002 e 2016”, diz a Procuradoria-Geral do Brasil. Os dois ex-Chefes de Estado qualificam as acusações de “infundadas”.

Tribunal Europeu de Justiça confirma mecanismo de relocalização de migrantes


Tribunal Europeu de Justiça confirma mecanismo de relocalização de migrantes

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou na íntegra os recursos apresentados pela Hungria e pela Eslováquia contra a obrigatoriedade de os Estados europeus acolherem refugiados. A justiça europeia considera que o mecanismo contribui de forma efetiva para ajudar a Grécia e Itália, países fortemente afetados pela crise migratória dos últimos anos. O Governo húngaro reage à descisão, qualificando-a de “irresponsável”.

Louvre de Abu Dhabi abre em novembro


Louvre de Abu Dhabi abre em novembro

O Museu do Louvre vai deixar de ser – apenas – um dos ex-libris da cidade de Paris. Depois de vários adiamentos ao longo de anos, nasce, em novembro o Louvre de Abu Dhabi. Os promotores falam num símbolo da tolerância entre povos, mas também há muito dinheiro em causa. Mesmo muito.

Transferência de Adrien não está em causa


Transferência de Adrien não está em causa

A chegada de Adrien a Inglaterra está a ser conturbada. A FIFA bloqueou a inscrição do ex-capitão do Sporting na Premier League. O presidente dos leões já veio a público esclarecer que a questão decorre de uma incorreção burocrática da exclusiva responsabilidade do Leicester e não tem nada a ver com a transferência de Adrien, que está consumada.



A não perder
Tourada alternativa

Tourada alternativa

Esta deu-me vontade de rir. Lembrou-me de uma rábula dos Monty Python, ou coisa parecida. Mas não é.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue