sexta-feira, 18 de agosto de 2017

OBSERVADOR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

... a polícia abateu mais cinco terroristas com cintos de explosivos durante a madrugada. Foram doze horas de terror. 
Depois do ataque no centro de Barcelona durante a tarde, estariam a preparar um segundo atentado em Cambrilis, perto de Terragona, a 100 km da capital catalã. Já temos um liveblog aberto para acompanhar o regresso do terrorismo a Espanha.

De ontem ficam 13 mortos, 100 feridos e a intenção de matar o maior número de pessoas possível. Pouco passavam das 16 horas quando um carro a alta velocidade irrompeu sobre a multidão sem aviso na rua mais movimentada de Barcelona, as Ramblas. Soube-se ao final da noite que não há portugueses entre as vítimas, mas as dúvidas ainda são mais que certezas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico. Ficou o registo de tudo o que aconteceu no nosso liveblog.
 
E o que mais vale a pena registar?



Outra informação importante Os incêndios continuam descontrolados pelo país. Mação e Sardoal são ainda esta manhã as zonas mais preocupantes numa manhã em que estão 63 fogos activos. Mas ontem a A1 esteve cortada na zona de Aveiro por mais de cinco horas.

O risco por causa das altas temperaturas previstas para o fim de semana levou o governo a decretar o estado de calamidade pública preventiva. O objetivo, diz o Ministério da Administração Interna, é acionar medidas execionais de colocação de meios nas zonas do país mais problemáticas.

Mas o que é que significa realmente esta medida? Permite limitar a circulação de pessoas e veículos e definir perímetros de segurança. Além disso, passa o comando das operações para o MAI. Por isso a Proteção Civil fala de "uma opção política" (e não o diz com agrado, pelo que nos próximos dias podem surgir mais detalhes desta guerra entre ministério e forças no terreno, que vem desde Pedrógão Grande).

Por falar em Pedrógão, enquanto o país ardia mais a sul e o estatuto de calamidade era declarado, o primeiro-ministro e o Presidente da República estavam na zona do grande incêndio a distribuir isenções de taxas e afectos. Só da UE chegaram 45 milhões de ajuda.

Na Madeira, depois da tragédia continua a polémica sobre quem era dono do terreno de onde caiu o carvalho fatal. A paróquia de Nossa Senhora do Monte emitiu um comunicado garantindo que "a parcela em questão não está registada nem fiscalmente inscrita, nem referenciada no cadastro, a favor daquela entidade paroquial e desde tempos imemoriais é acesso livre e público a todas as pessoas". No Funchal, a Rita Ferreira foi à missa onde não se viu o padre do dia trágico nem se ouviu uma palavra sobre o caso. Em Lisboa, dois dias depois, o governo decretou um dia de luto nacional: será hoje.

O sismo de 4,3º que ontem assustou a Grande Lisboa e a zona do Alentejo levantou uma enorme questão: qual é o plano da Proteção Civil para uma grande catástrofe? O João Francisco Gomes foi ler o que está previsto: implica usar barcos e comboios para evacuações e até o aeroporto para depositar cadáveres. Mas estará Lisboa preparada para um grande abanão?

O Galpgate já fez mais dois arguidos. Segundo o Jornal de Negócios, o presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, e o administrador Carlos Costa Pina, também foram constituídos arguidos no caso das viagens pagas pela petrolífera a governantes para assistirem aos jogos de Portugal no Europeu de França.

O governo quer as polícias com acesso em tempo real à videovigilância feita em bares em discotecas. Depois de se saber que as câmaras do Bairro Alto em Lisboa também vão captar som, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, explica em entrevista ao Público o que se segue.

Do resto da atualidade, nota para o facto de a candidatura de Rui Moreira ao Porto ter sido aprovada pelo tribunalAs queixas apresentadas pelo PSD foram todas rejeitadas.

Dos tribunais vem ainda uma decisão inédita que condena a EDP Distribuição a devolver à câmara de Alcácer do Sal 50% das receitas cobradas pela cedência da rede a operadores de telecomunicações.

Nas redes sociais um tweet abominável do humorista João Quadros levou outro humorista, Nuno Marckl, a deixar temporariamente o Facebook.




Os nossos especiais
Portugal tem uma nova geração de joalheiros. O melhor é mesmo chamar-lhes designers. O Mauro Gonçalves foi ver como Portugal soube lapidar-se e já não é um diamante em bruto. Falou com seis exemplos da nova geração de criadores a vingar cá dentro e a brilhar lá fora.

Dunkerque, o filme e a batalha que o inspira, foi o tema do Conversas à Quinta. O José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto como uma batalha que resultou de uma derrota humilhante se tornou motivo de orgulho nacional.




A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve sobre as críticas ao turismo: "Criticar o excesso da imigração ilegal põe-nos logo a par de Trump, enquanto insultar e agredir turistas permite-noa continuar a ser tão respeitáveis como o conselheiro de Estado Louçã".
  • Diana Soller escreve sobre Trump os supremacistas brancos: "As ideias “voltam a ser perigosas” quando o Presidente não as trata com a gravidade que têm. Quando as relativiza. Trump abriu uma caixa de Pandora. Agora vamos ver que demónios saem lá de dentro".



Notícias surpreendentesDa noite de música em Paredes de Coura, a Rita Cipriano garante que valeu a pena esperar pelos texanos At The Drive In. Parece que provocaram um outro tipo de tremor de terra. Hoje vai ser assim.

Nas sugestões para estas férias deixo-lhe o topo do Coliseu do Porto. É agora um moderno terraço com vista, bebidas e petiscos.

Como curiosidade, veja como a série Guerra dos Tronos obrigou a cidade croata de Dubrovnik a impor limites ao turismo de fãs.

Do mundo animal vêm duas histórias: 
a boa mostra fotos de um raro alce branco albino; a má conta como uma cria de golfinho morreu por causa das selfies.

Na tecnologia, há novidades: o design do Facebook está a mudar; e a Nokia volta com o Bothie (é melhor ir ver o que é isto).


Espero que estas notas finais o tenham deixado mais descontraído, porque o dia vai ser duro no que toca a notícias:
Observador vai continuar a acompanhar ao minuto a atualidade do atentado em Barcelona. Mas aqui estaremos também para ir fazendo o ponto da situação dos fogos no país e seguir a restante informação, sem esquecer as boas histórias (de preferência mais felizes)


A despedida hoje é por três semanas, mas o Miguel Pinheiro está de volta. Uma boa sexta-feira, um bom fim de semana e... até setembro
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png 
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue