sábado, 29 de julho de 2017

OBSERVADOR

publicidade
Publicidade
936
28 JUL 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
O fogo volta sempre. Venezuela, fome e votos. Dia aziago para Trump. O “Despacito português" que é presidente de Câmara
Boa tarde,

Daniel pegou numa mangueira, chamou a prima e os dois deitaram-se no chão com a água a escorrer-lhes por cima. Ficaram assim, deitados ao lado um do outro, à espera do fogo. A casa ardeu com o dinheiro todo deles lá dentro, mas eles viveram. “Foi um milagre.” Não foi em Mação, nem em Pedrógão, nem em 2017. Foi em 2003, em Oleiros, não muito longe de Mação. Mas podia ter sido agora, porque, como diz Daniel, “o fogo volta sempre”. A Helena Bento faz uma viagem ao passado.

O Instituto Nacional de Estatísticas divulgou os dados sobre o desemprego, que em junho baixou para 9%, o valor mais baixo desde 2008. A Sónia M. Lourenço explica porquê. E, no seu espaço de opinião, o Nicolau Santos pergunta o que é que isso interessa.

“Na Venezuela, as pessoas têm tanta fome que pegam em qualquer coisa que encontram na rua e comem”. Quem o diz é uma jovem venezuelana que decidiu abandonar o seu país e vir para Portugal, da qual publicamos um depoimento sobre os tempos negros por que passam os venezuelanos. A Helena Bento recolheu o testemunho e mostra o que está em causa na mais recente jogada do Presidente Nicolás Maduro, a eleição, este domingo, de uma Assembleia Constituinte.

Nos Estados Unidos, o último dia foi duplamente aziago para Donald Trump. Não só a sua proposta de acabar com o Obamacare foi derrubada, com o voto decisivo do veterano senador republicano John McCain, como viu aprovadas novas sanções à Rússia. A Joana Azevedo Viana como como estão as coisas pelos States e pela Administração Trump.

De dia, é autarca e político. De noite, canta reggaeton. Chama-se Luís Gomes, é presidente da Câmara Municipal de Vila Real e a Mariana Lima Cunha falou com ele. A história (com vídeos a acompanhar) deste autarca que canta “Vuelvete Loca” é outro dos temas desta edição.

Na opinião, o Daniel Oliveira escreve sobre “A concorrência social na Filipa de Lencastre e no Pedro Nunes” e o Henrique Raposo sobre o “Antissemitismo no feminismo”. Nesta edição publicamos ainda uma opinião extra, do meu camarada Filipe Santos Costa, que elabora sobre “O ódio ao jornalismo livre”.

Para fechar, a edição e a semana, mais uma playlist dos meus camaradas da Blitz, desta vez sobre novas músicas de novos discos que aí estão a chegar.

O que também está a chegar – às bancas, este sábado – é mais uma edição do semanário, com a qual oferecemos o segundo volume da obra “Mil e uma noites” e, na capa da revista, o código que permite ler o semanário deste sábado, a Exame Informática Semanal que também fica disponível mais logo, às 0h, as Escolhas do Editor dos Expressos Diário desta semana e todos os Expresso Diário da próxima.

Boas leituras e um excelente fim de semana, despacito
LER O EXPRESSO DIÁRIO
REPORTAGEM A única coisa certa, além das mortes, é o esquecimento
Daniel pegou numa mangueira, chamou a prima e os dois deitaram-se no chão com a água a escorrer-lhes por cima. Ficaram assim, deitados ao lado um do outro, à espera do fogo. A casa ardeu com o dinheiro todo deles lá dentro, mas eles viveram. “Foi um milagre.” Aconteceu-lhes em 2003, o pior ano de sempre em área ardida. Esta é uma viagem ao passado que na verdade é ao presente para perceber como se reconstrói a vida depois de o fogo e as notícias se irem embora. E vai doer: “O fogo volta sempre”. O fogo volta sempre
4 perguntas e respostas para perceber o desemprego mais baixo desde 2008
4 perguntas e respostas para perceber o desemprego mais baixo desde 2008
TESTEMUNHO “As pessoas na Venezuela têm tanta fome que pegam em qualquer coisa que encontram na rua e comem”
TESTEMUNHO “As pessoas na Venezuela têm tanta fome que pegam em qualquer coisa que encontram na rua e comem”
Nicolau Santos
Desemprego nos 9%? O que é que isso interessa?
 
Filipe Santos Costa
O ódio ao jornalismo livre
 
Daniel Oliveira
A concorrência social na Filipa de Lencastre e no Pedro Nunes
 
Henrique Raposo
Anti-semitismo no feminismo
 
AMÉRICA
Duas derrotas pesadas em 24 horas: é mesmo o início do fim da administração Trump?
MUNDO
Primeiro-ministro do Paquistão afastado por causa dos Panama Papers
POLÍTICA
BE pede “punição exemplar” para “ação ilegal” da Altice
CULTURA
O quarto 104 e mais nove sugestões para o fim de semana
SOCIEDADE
De dia é autarca e político. De noite canta reggaeton
SUCESSÃO NO PODER
O casal maravilha de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue