Conheça os Transportes Mais Estranhos do Mundo
1. Funicular Katoomba
Onde: Cidade de Blue Mountains, Austrália
Este é o funicular ferroviário mais íngreme do mundo, e que liga a cidade de Katoomba ao estonteante Vale Jamison. É usado tanto por moradores como turistas, e trata-se de um passeio espetacular com vistas incríveis.
2. Barco de Totora
Onde: Lago Titicaca, Peru
A totora é uma planta aquática bastante comum em regiões pantanosas da América do Sul e tem grande importância para a população Uru, que vive nos entornos do Lago Titicasa. Esses barcos são incrivelmente feitos com essa planta e, além de muito resistentes, são lindos, e hoje são ícone nacional no país.
3. Anjo de Gelo (Ice Angel)
Onde: Lago Superior, estado de Wisconsin, Estados Unidos
A ilha de Madeleine é a única das 21 ilhas do Lago Wisconsin que ainda permanece inabitada. No inverno, os moradores precisam usar este veículo que é chamado de ‘trenó do vento’, que parece um aerobarco. Quando o lago congela, ele passa calmamente por cima do gelo transportando as pessoas.
4. Habal Habal
Onde: Filipinas
Esta estranha engenhoca é nada menos que uma moto com capacidade para passageiros extras. Usualmente leva cerca de quatro pessoas, mas alguns filipinos se arriscam a transportar até 10 (incluindo animais) em apenas duas rodas! O habal habal é usado tanto em vilarejos locais como em estradas, para ir de uma vila a outra.
5. Terra Bus
Onde: Montanhas Rochosas Canadenses, Canadá
Estes ônibus são unicamente criados pela Foremost, uma empresa do estado canadense de Calgary. São usados para transportar passageiros do Campo de gelo Columbia ao Parque Nacional Jasper, dentro das Montanhas Rochosas Canadenses. Pesa nada menos que 33 toneladas e tem pneus gigantescos, talvez até um dos maiores do mundo.
6. Navios de Kerala
Onde: Kerala, Índia
Estes navios surpreendentes foram primeiramente usados para cruzeiros de lazer, navegando entre os diversos rios do estado indiano de Kerala. O que é particularmente notável é que eles são construídos inteiramente à mão por mestres artesãos, que não usam desenhos ou qualquer outro modelo de escala. E para quem pensa que os indianos pensam em um dia substitui-los, saiba que a demanda por esses barcos é cada vez mais alta.
7. Táxi-Coco
Onde: Havana, Cuba
Esses simpáticos táxis têm esse nome por causa do seu formato que lembra o de um coco, espalhados pelas ruas da capital cubana. Apesar de transportar poucos passageiros, é um meio de transporte rápido e eficaz, por isso, se um dia visitar Havana, peça para o motorista não correr muito!
8. Hidrofólio do Egeu
Onde: Mar Egeu, Grécia
Os hidrofólios estão praticamente sumindo do mundo por diversas motivos, dentre elas as mudanças nos transportes, mas os gregos ainda os utilizam. O hidrofólio é a melhor forma de viajar pelo Mar Egeu, saindo do Porto de Pireu.
9. Tuk-Tuk
Onde: Tailândia
Este tipo de veículo pode ser encontrado em diversos locais do mundo, como vimos no caso do táxi-coco. No entanto, a vibrante Bangkok está repleta de tuk-tuks espalhados pelas ruas. É usado tanto pelos locais como pelos turistas, e é uma boa alternativa para fugir do trânsito congestionado da capital tailandesa.
10. Trem de Bambu
Onde: Battambang, Camboja
Este trem é constituído de um par de eixos, um motor e uma enorme tábua de bambu. Liga a cidade de Battambang e o vilarejo de O Sra Lav ao sudoeste do país. É amplamente usado pelos locais, mas turistas também se aventuram neste transporte pouco usual.
Também pode lhe interessar:
11. Aerobarco da Ilha de Wight
Onde: Porstmouth/Ilha de Width, Reino Unido
Os aerobarcos serviram como transporte em diversos pontos do Reino Unido após a década de 1960, mas praticamente todos eles saíram de linha, por causa da modernização do transporte público e da competitividade entre empresas fabricantes de barcos e navios. O único sobrevivente é justamente este, que também corre o risco de ser aposentado, então corra se quiser viajar nele um dia!
12. Shotover Jet
Onde: Cânions do Rio Shotover, Nova Zelândia
Somente uma empresa utiliza este veículo e faz o transporte de passageiros desde a década de 1960. Esses jatos têm hélices convencionais que fazem com que possam navegar em até poucos centímetros de água. Além disso, também podem fazer movimentos ousados, uma opção interessante para quem gosta de passeios radicais.
Sem comentários:
Enviar um comentário