... o país já entrou em alerta de mau tempo. Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo serão os distritos mais afetados, sobretudo à tarde. Vem aí forte ondulação, chuva e vento a sério. Na zona oeste há restrições junto ao mar. Zona onde ontem se sentiu um pequeno sismo.
Em França, o candidato da direita, François Fillon, está a ser pressionado a desistir depois do escândalo dos ordenados fictícios pagos à sua mulher. Já Marine Le Pen, a subir nas sondagens, avisou que, se for eleita, vai taxar os contratos de trabalho de estrangeiros.
António Domingues vai mesmo ter de apresentar as declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional. A decisão foi tomada ontem pelos juízes e deve ser hoje comunicada ao gestor e à sua equipa, noticiou o Expresso.
O advogado de Helder Bataglia, em declarações à SIC, negou que o construtor tenha feito qualquer acordo com o Ministério Público para incriminar Ricardo Salgado no caso Sócrates A verdade é que legalmente esse acordo não é permitido em Portugal.
E o que fez Donald Trump?...
- ... criou o maior incidente diplomático (até agora), ao desligar o telefone na cara ao primeiro-ministro australiano. Em causa a política de partilha de refugiados entre aliados históricos a que Trump chama (no Twitter, claro) um “acordo idiota”.
- ... viu o controverso Rex Tillerson ser confirmado no cargo de secretário de Estado dos EUA. Mas a aprovação no Senado foi por uma curta margem mesmo que algumas regras tenham sido suspensas para aprovar as suas nomeações.
- ... ouviu António Guterres pedir para o decreto anti-imigração ser "removido o mais depressa possível" por incluir medidas "cegas". Quem o redigiu foi um conselheiro de 32 anos, Stephen Miller.
- ... recebeu um voto de condenação por parte de PS, PSD e Bloco, que na próxima sexta-feira querem (tentar) unir o Parlamento português contra o "travel ban".
- ... e foi recordado das histórias de 17 refugiados de sucesso, de Einstein a Mila Kunis, que tornaram a sua América "great". Ah, até a Budweiser decidiu fazer um anúncio sobre as suas políticas para o intervalo da Superbowl.
Outra informação relevante
Carlos Silva, secretário-geral da UGT, acha que a polémica da TSU pôs em xeque o acordo de maioria e o Governo. Em entrevista ao Miguel Santos e ao Vítor Matos diz que "o PS deu o sinal de que corda demasiado esticada pode rebentar”.
Os deputados britânicos aprovaram o Brexit por larguíssima maioria. Foram 498 votos a favor e 114 contra. Theresa May (apesar de alguns dissidentes) tem assim luz verde para avançar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A primeira-ministra inglesa quer tratar de tudo já dia 9 de março, data do próximo Conselho Europeu, na pior das hipóteses até fim desse mês. Mas as coisas não são assim tão simples. Hoje apresenta o Livro Branco do processo que depois segue assim.
Por cá, o Parlamento debateu a eutanásia, mas sem pressas. O CDS admite um referendo, a que PSD não fecha portas. O Bloco de Esquerda tem um projeto "ultimado", mas só o apresenta quando tiver "maturidade". Ou seja, todos querem discutir, mas ninguém se quer apressar a legislar.
O Forum para a Competitividade considera que a subida do salário mínimo nacional é "perigosa" para a economia nacional. A outra grande preocupação é Donald Trump.
O comércio internacional é precisamente o tema do próximo Conselho de Estado. Marcelo convocou os conselheiros para 31 de março.
E eis que que surgiu a resposta à pergunta a que António Costa não quis responder no Parlamento. A dívida pública está neste momento nos 241,1 mil milhões de euros, uma subida de 9,5 mil milhões, revelou o Banco de Portugal
O alargamento do objeto da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos continua a gerar polémicas entre PSD e PS. Ontem Ferro Rodrigues acusou o deputado do PSD Hugo Soares de "ataque de caráter". Hoje haverá decisões.
Por falar em CGD, Paulo Macedo estreou-se como presidente da Caixa com uma mensagem aos trabalhadores. Pediu-lhes ajuda deixando um alerta: "Se falharmos, dificilmente nos será dada outra oportunidade". Depois, foi recebido por Marcelo.
Os helicópteros de resgate da Força Aérea estiveram cinco dias em terras. Devido a um problema nos motores, o salvamento de vítimas em alto mar esteve suspenso.
A nossa opinião
- Helena Garrido analisa a vitória dos populismos, a começar pelo de Trump nos EUA que considera "a revolta dos herdados da globalização".
- Alexandre Homem Cristo responde às críticas de Luís Aguiar-Conraria sobre quem é mais perigoso, se Trump se os seus inimigos.
- Paulo Tunhas também olha para as críticas a Trump para fazer paralelos com Le Pen e com Portugal.
- Leal da Costa defende a reforma da ADSE como embrião de um seguro público de saúde.
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre o filme 'Silêncio?.
Os nossos EspeciaisAinda se lembra dos casos das viagens pagas pela Galp a vários governantes para irem ver o Europeu de futebol a França? E ainda se lembra da medida anunciada com pompa pelo Governo na sequência da polémica? Chama-se Código de Conduta, foi aprovado a 8 de setembro, e além de regular possíveis conflitos de interesse estabelecia o limite de 150 euros na aceitação de prendas. E o que aconteceu deste então? Nada. Niente. Bola. Zero comunicações de qualquer 'ilegalidade'. Por isso os especialistas ouvidos pelo Luís Rosa arrasam a utilidade do documento.
Notícias surpreendentes
Gostava de fazer algo diferente? Talvez esteja na hora de mudar de vida. Não é preciso sair do país ou do emprego. Muitas vezes basta começar por mudar de perspetiva, diz a coach Alexandra Vinagre, entrevistada pela Sílvia Silva.
Começou fevereiro. Começaram as dicas e sugestões para o Dia dos Namorados. Jantar fora na noite dedicada ao romance nunca é fácil (menus caros, espaços cheios), mas a Sara Otto Coelho escolheu 14 restaurantes em Lisboa e Porto onde o amor vai andar no ar... e à mesa.
Mais amor. Agora nos livros. A Rita Cipriano olhou para as novidades que as editoras vão lançar este mês e descobriu, além da edição portuguesa do guião de "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los", de J.K. Rowling, amantes e cartas de amor.
No cinema, estreia Moonligth, o filme de Barry Jenkins que ganhou um Globo de Ouro e está candidato a oito Óscares. O Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Entre namorados, amigos, ou para o trabalho diário, o WhatsApp já é o serviço de mensagens mais usado do mundo. Mas com tanta conversa, fotos e vídeos acumulados ao longo do tempo não há memória de telemóvel que resista. Uma ajuda? Estas seis dicas para melhor usar e organizar o WhatsApp.
Fabian Muir é fotógrafo e já visitou cinco vezes a Coreia de Norte. O que ele conta (em entrevista à Marta Leite Ferreira) e as fotos que mostra do país de Kim Jon-un (nas cidades e nas zonas rurais) não é habitual. Eis 18 fotos da Coreia de Norte pela lente (simpática) de um dos fotógrafos que melhor a conhece.
Com o país em alerta pelo mau tempo, o Observador vai mantê-lo informado das condições meteorológicas ao longo deste dia. Passe por cá e terá também toda a restante atualidade de quinta-feira
Um bom dia, feliz e produtivo
Sem comentários:
Enviar um comentário