quarta-feira, 27 de julho de 2016

EXPRESSO - 27 DE JULHO DE 2016



publicidade
 


633



27 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
Sanções, a cancelada (há motivos para sorrirmos?) e a outra. Xeque Munir aos muçulmanos: sentem-se mal? Mudem-se, e deixem-nos em paz!

Boa tarde,

A decisão da Comissão Europeia de propôr o cancelamento de sanções a Portugal por derrapagem no défice foi uma das notícias do dia – e é com este tema que abrimos o Expresso Diário desta quarta-feira. Como escreve o Pedro Santos Guerreiro, foi uma boa notícia. O que não quer dizer que o caso esteja encerrado, porque em setembro saber-se-á se, afinal, não haverá uma outra sanção: o Parlamento Europeu decide nessa altura se Portugal será penalizado nos fundos estruturais.

Contra ambas as situações estão patrões e UGT, que tinham redigido um documento comum contra as sanções relativas ao défice esperadas para hoje e – face à proposta de cancelamento – estão nesta altura a atualizá-lo, contestando desde já a eventualidade de penalizações na concessão dos fundos estruturais. A Rosa Pedroso Lima conta tudo sobre esta pouco usual posição comum de patrões e central sindical (a CGTP quis ficar de fora) contra a rigidez das instituições europeias.

Nas suas crónicas, quer o João Vieira Pereira ("Menos que zero") quer o Daniel Oliveira ("O agoiro adiado") escrevem sanções e défice.

Ainda na sequência do ataque terrorista desta terça-feira numa igreja da Normandia, cujo padre foi degolado por dois extremistas islâmicos, fomos ouvir uma das vozes mais respeitadas da comunidade muçulmana portuguesa, o xeque David Munir, imã da mesquita central de Lisboa. Num depoimento na primeira pessoa, este responsável religioso diz, entre outras coisas: “Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”.

Na sua crónica, o Henrique Raposo diz, por seu turno, que “Não criticar o Islão é que alimenta a extrema-direita”.

Medo afunda BCP, titula por seu lado a Elisabete Tavares outro dos temas desta edição. E explica porquê: porque os mercados não gostam de surpresas a não ser que sejam boas. E explica também de que surpresas se trata: o Banco Comercial Português devia ter anunciado hoje os resultados do primeiro semestre mas adiou o anúncio para sexta-feira à noite.

O que foi hoje anunciado foi a nova empreitada que o conceituado académico Frederico Lourenço tem pela frente – e o Expresso Diário esteve lá. Depois de já ter traduzido a “Odisseia” e a “Ilíada”, vai agora fazer a tradução da “Bíblia” grega, a mais completa jamais publicada em português. Como conta o José Mário Silva, a vida de Frederico Lourenço será, nos próximos três anos, traduzir do grego antigo 80 livros, nos quais muitas vezes o texto bíblico já não é inteligível. Vai ver-se grego.

Para ver as coisas – no caso fotos - por outro prisma foi lançada recentemente uma aplicação que está a tornar-se um sucesso. Chamada Prisma, permite que qualquer pessoa pegue numa fotografia e tente transformá-la numa obra prima. A Mariana Lima Cunha falou com um dos criadores da app e explica como funciona (e o João Carlos Santos, que além de coordenador de fotografia do Expresso também desenha e pinta, à mão e em papel ou através de apps e nos ecrãs, não se mostra lá muito convencido...).

Boas leituras e um bom resto de dia, seja por que prisma for

Ler o EXPRESSO DIÁRIO





“Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”
DEPOIMENTO NA PRIMEIRA PESSOA DO XEQUE DAVID MUNIR, LÍDER DA MESQUITA CENTRAL DE LISBOA

“Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”
DEPOIMENTO NA PRIMEIRA PESSOA DO XEQUE DAVID MUNIR, LÍDER DA MESQUITA CENTRAL DE LISBOA


Patrões e UGT unem-se contra a sanção em aberto: suspensão dos fundos estruturais
SANÇÃO PELO DESVIO DO DÉFICE ESTÁ CANCELADA, FALTA A SEGUNDA DECISÃO

Patrões e UGT unem-se contra a sanção em aberto: suspensão dos fundos estruturais
SANÇÃO PELO DESVIO DO DÉFICE ESTÁ CANCELADA, FALTA A SEGUNDA DECISÃO

Daniel Oliveira

O agoiro adiado
 
Henrique Raposo

Não criticar o Islão é que alimenta a extrema-direita
 

BANCA

Medo afunda BCP (ou porque os mercados não gostam de surpresas a não ser que sejam boas)

“BÍBLIA” INTEGRAL

Este homem vai andar os próximos três anos a traduzir a “Bíblia”. Será a mais completa em português

MULTIMÉDIA

Gafes, erros, quedas e até danças: como se faz o 2:59

TECNOLOGIA

Somos todos Picassos graças a esta aplicação

CULTURA

Vêm aí os Vídeo Music Awards. E vai ganhar uma mulher (mas pode ver aqui a lista dos nomeados)

TURISMO

Vitória no futebol trouxe-nos mais turistas

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue