Bom dia,
Este sábado na edição semanal do Expresso damos grande destaque à transição no Palácio de Belém:
-Marcelo fala ao país sobre Orçamento do Estado ainda este mês
-Novo Presidente escreve texto para o Expresso: "O esvaziamento da política não pode ser uma solução de futuro"
-Cavaco muda-se para Alcântara e reaprende a conduzir
Outros títulos:
-Dirigentes angolanos continuam sob investigação
-Lesados do BES: Poupanças até 200 mil euros protegidas
-Urgências disparam na pedopsiquiatria
-Portugal perde com petróleo barato
-Número de crianças que estudam em casa triplicou
-Europa tenta travar onda de refugiados
Na Revista tem ainda para ler a entrevista integral ao Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa
Esta semana os oito trabalhos do Diário que escolhemos para esta seleção incluem uma reportagem multimédia feita no VIRGO, o detetor europeu de ondas gravitacionais, duas entrevistas sobre a crise dos refugiados que não há forma de se conseguir resolver e ainda dois trabalhos de desporto: um com um polémico treinador de treinadores holandês e outro sobre a verdadeira revolução que se está a operar no futebol feminino em Portugal, com a iminente chegada ao campeonato de equipas dos três grandes. Falamos ainda das políticas do Mar, do confronto Hillary-Trump nos EUA e, finalmente, da polémica envolvendo reformados finlandeses em Portugal.
Esta é a chave que pode abrir os segredos do Universo
É um dos locais que promete revolucionar nas próximas décadas a compreensão que a Humanidade tem do Universo. O Expresso visitou o VIRGO, o detetor europeu de ondas gravitacionais. E foi conhecer o bastidores de um segredo que esteve bem guardado durante meses.
Refugiados I
"Se continuarmos a ver isto apenas como um problema europeu, não vamos encontrar uma solução"
Michael Moller, diretor-geral da ONU em Genebra, diz que a solução para a crise tem de ser global. Mostra-se preocupado com as decisões individuais de cada país na tentativa de travarem a crise de refugiados, e alerta para o afastamento da lei internacional.
Refugiados II
"Conseguimos o maior orçamento para ajuda humanitária da história da União Europeia. Chega? Não"
Com o mundo mergulhado na maior crise migratória da história, o alerta terrorista no auge, guerra em vários palcos da Síria à Ucrânia, seca dramática em África, o ébola ainda ativo e até um mosquito que ameaça propagar o vírus zika a nível global, ser comissário europeu para a ajuda humanitária e gestão de crises é garantia de muito trabalho. Christos Stylianides, cipriota, 57 anos, antigo cirurgião dentista, esteve em Portugal e explicou ao Expresso como é possível - ou se é possível - apagar todos os fogos.
Políticas do Mar
"Andamos há anos a falar de mar e não acontece nada"
Na semana em que o Governo realizou um Conselho de Ministros dedicado ao Mar (e em que esteve simbolicamente presente o Presidente da República, Cavaco Silva, falámos com Henrique Cabral, diretor do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que lembra que "há anos que se anda a falar de mar e não acontece nada".
Polémica com finlandeses
"Não sou menos patriota por viver no Algarve", diz pensionista finlandês
Na Finlândia a polémica está instalada, com críticas aos reformado que deixam de pagar impostos no país ao mudarem de residência fiscal para Portugal. O Governo finlandês ameaça acabar com acordo fiscal celebrado com Portugal, caso as autoridades nacionais mantenham a lei que impede a Finlândia de tributar estes rendimentos. Pensionistas a viver no Algarve sustentam que há livre circulação de pessoas na União Europeia e que o impacto desta situação nas receitas da Finlândia é residual.
Trump e Hillary marcam duelo para novembro
O milionário nova-iorquino venceu na maioria dos estados que foram a votos nas primárias da superterça-feira. No lado democrata, Hillary também tem a nomeação quase garantida. A direita parece estar em choque, a esquerda resignou-se
Futebol I
Este homem diz que os treinadores são parvos. E eles gostam
Raymond Verheijen não é um nome reconhecido pelos adeptos, mas este treinador holandês especialista na formação de outros treinadores esteve em todos os Mundiais e Europeus desde 2000, com a Holanda, com a Coreia do Sul, com a Rússia e com a Argentina. Esta semana esteve em Portugal a dar um curso e falou com o Expresso.
Futebol II
FPF começa revolução no futebol feminino
A Federação Portuguesa de Futebol enviou esta semana aos 18 clubes da Liga NOS convites para abrirem equipas de futebol feminino na próxima época. Benfica, FC Porto e Sporting estão a analisar a proposta. O Braga já aceitou.
Sem comentários:
Enviar um comentário