quarta-feira, 21 de dezembro de 2016


Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
21 Dezembro, 2016
Partilhar Subscrever
Carlos Santos Neves
Coordenador Multimédia
Carlos Santos Neves

Bem-vindo

Caça ao homem na Alemanha. Os contornos da operação terrorista que devastou um mercado de Natal em Berlim começam a definir-se e a polícia procura agora um suspeito natural da Tunísia. Do Governo de Angela Merkel, debaixo de críticas de adversários políticos, sai a promessa de que “ninguém vai descansar até que o autor ou perpetradores tenham sido apanhados”.


Tunisino procurado pela polícia alemã


Tunisino procurado pela polícia alemã

Entre sucessivos avanços e recuos na investigação ao atentado de Berlim, cuja inspiração foi já reivindicada pelo Estado Islâmico, as autoridades alemãs têm nesta altura em curso uma vasta operação. Procuram um tunisino de 24 anos identificado como Anis A. A polícia baseia-se num documento encontrado no camião que destruiu o mercado de Natal da Breitscheidplatz. Os últimos desenvolvimentos do pós-ataque estão neste artigo do Jorge Almeida.

Explosão arrasa mercado de pirotecnia no México


Explosão arrasa mercado de pirotecnia no México

Trinta e um mortos. Dezenas de feridos. É o balanço de uma explosão ocorrida num mercado de fogo-de-artifício em Tultepec, a pouco mais de 30 quilómetros da Cidade do México. O mercado de San Pablito é o maior do género naquele país latino-americano e muito concorrido em vésperas de Natal. Imagens captadas no local mostram bem a violência das detonações.

A queda de um avião filmada na Colômbia


A queda de um avião filmada na Colômbia

Outro desastre na América Latina. Um avião de carga da companhia Aerosucre caiu logo após a descolagem do aeroporto de Puerto Carreño, na Colômbia. O destino era a capital, Bogotá. Morreram cinco tripulantes e um outro sobreviveu, mas está gravemente ferido. O  Boeing 727 passou ainda em terra a pista, conseguiu levantar voo, mas não conseguiu ganhar altitude. O momento foi captado em vídeo amador.

Bancos de Espanha obrigados a devolver três mil milhões


Bancos de Espanha obrigados a devolver três mil milhões

A decisão emana do Tribunal de Justiça da União Europeia e contraria a lei espanhola, ao defender total retroatividade nas devoluções para proteção dos consumidores. A banca do país vizinho terá de restituir aos clientes três mil milhões de euros, cobrados até 2013, ao abrigo da denominada Cláusula Suelo. Uma disposição dos créditos à habitação que fixa limites máximos e mínimos na flutuação da Euribor. Os detalhes deste processo são explicados pela correspondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago.

Travar a precariedade, renegociar a dívida, domar a banca


Travar a precariedade, renegociar a dívida, domar a banca

Catarina Martins esteve ontem à noite no 360, da RTP3. Nesta entrevista, que pode aqui ver ou revera coordenadora nacional do Bloco de Esquerda insistiu na necessidade renegociar a dívida. Defendeu também que se proíba os bancos de venderem produtos de risco nos balcões. E quanto ao mercado de trabalho voltou a colocar a tónica no combate à precariedade, enunciando o que falta fazer: “Ainda não temos no terreno os meios para fiscalizar o abuso de contratos precários no setor privado e proteger os trabalhadores e ainda não começámos essa vinculação no público”.

A pagar por serviços que não são usados


A pagar por serviços que não são usados

Num artigo da edição de janeiro, consultado pela jornalista da Antena 1 Cristina Santos, a revista Dinheiro & Direitos, da Deco, denuncia que os passageiros dos transportes públicos de Lisboa e Porto estão a pagar para viajar na totalidade das redes, mesmo que não utilizem todos os meios. Isto porque só são vendidos passes intermodais – um sistema imposto nos anos de intervenção da troika. A Defesa do Consumidor promete pedir explicações ao Governo.

Começa a jornada 15


Começa a jornada 15

O Benfica recebe hoje o Rio Ave com a expectativa de reaver os quatro pontos de vantagem sobre o Futebol Clube do Porto. Na antevisão deste encontro, que inaugura uma jornada distribuída por três dias, o Mário Aleixo escreve que os encarnados podem ter pela frente uma missão complicada. Outra proposta de leitura: números e curiosidades desta fase do campeonato.

Quanto gasta um português no Natal?


Quanto gasta um português no Natal?

Uma média de 373 euros em compras, segundo o estudo anual do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), esta manhã noticiado pela rádio pública. Significa este valor que as aquisições natalícias dos portugueses regressaram a níveis anteriores à crise. Mais um dado a reter: a opção pelos centros comerciais está a regredir.



A NÃO PERDER
Serão os nossos brinquedos seguros?

Serão os nossos brinquedos seguros?

É outra pergunta para a qual a RTP procurou respostas. Com o Natal à porta, ouvimos a Deco e a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Da primeira destas estruturas chegam dez recomendações destinadas a quem compra brinquedos. Conheça-as no site da estação pública.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue