quarta-feira, 2 de novembro de 2016


xpresso Diário
Hoje, 19:27Você


714



02 Nov 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
França fez “acordo secreto” com Comissão Europeia para não cumprir metas do défice. Mossul, avanço ao dia 17. “Sabotagem política” nos EUA?

Boa tarde,

O respeito pelo cumprimento das metas do défice é a pedra de toque da União Europeia (inclua-se nesta “União Europeia” a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, a Alemanha, o seu sempre moralizador ministro das Finanças, as troikas, até mesmo o FMI…) no trato com os países mais endividados e/ou que recebem ajuda financeira das chamadas “instituições”.

Pois ficou agora a saber-se que… a França fez um “acordo secreto” com a Comissão Europeia para não cumprir metas do défice. Desde que François Hollande foi eleito Presidente, em 2012, o Governo francês apresentou sempre previsões de défices intencionalmente falsas, para não ser castigado com sanções por ultrapassar os limites do défice autorizado. Mais: a mentira tinha o beneplácito da Comissão, tanto da que foi presidida por Durão Barroso como da atual, de Jean-Claude Juncker. Quem o revela é o próprio Presidente Hollande, num livro que acaba de sair, intitulado “Um presidente não deveria dizer isso”, cujas cerca de 700 páginas o meu camarada Daniel Ribeiro, correspondente em Paris, esteve a debulhar. E, a páginas tantas, lá está a revelação, que não foi desmentida. Como diz o Daniel, o livro é explosivo, quer por isto quer pelo que Hollande diz de muitos políticos franceses de primeiro plano.

É com este tema que abrimos o Expresso Diário desta quarta-feira. Outro assunto quente é a corrida à Casa Branca, que está ao rubro. Abordamo-la em dois trabalhos diferentes: um “tríptico” e um 2:59 Para Explicar o Mundo.

No primeiro, publicamos uma entrevista exclusiva do Ricardo Lourenço, nosso correspondente nos Estados Unidos, a um senhor chamado Richard Painter, que foi chefe do Conselho de Ética da Casa Branca durante a presidência de George W. Bush. E que interpôs agora a primeira queixa oficial contra o diretor do FBI, James Comey, por ele ter “desenterrado”, poucos dias antes das eleições, o caso dos emails de Hillary Clinton. Painter não tem dúvidas: “Revelar parte de uma investigação sobre um candidato à Casa Branca a menos de duas semanas das eleições é sabotagem política”. Uma declaração a ter tanto mais em conta que Richard Painter é… republicano. Publicamos, ainda, um artigo da Joana Azevedo Viana a propósito do pedido da campanha de Hillary Clinton para que – já agora - o FBI divulgue publicamente o que sabe sobre as alegadas ligações de Donald Trump à Rússia. E, para completar o “tríptico”, mais um artigo da Cátia Bruno sobre a importância dos “swing states”, desta vez a Virgínia, cujo governador autorizou milhares de presos a votar (sabia que nos EUA presidiários e até ex-presidiários não têm direito de voto? Que mais de cinco milhões de pessoas nos Estados Unidos estão proibidas de votar por terem cadastro?)

O segundo tema sobre as presidenciais norte-americanas é mais um artigo da série 2:59 Para Explicar o Mundo. Neste, o Pedro Cordeiro explica, no vídeo com os habituais 2 minutos e 59 segundos, que vias têm Hillary Clinton e Donald Trump para chegar à Casa Branca.

Outros dos assuntos que está em destaque desde o início desta semana é o documentário “Before the flood”, que segue as aventuras de Leonardo Dicaprio como mensageiro da ONU para as alterações climáticas. Estreou esta segunda-feira na televisão portuguesa e está a “bombar” nas redes sociais e no Youtube. A Mariana Lima Cunha escreve sobre o filme e a sua importância, numa altura em que estudos indicam que Lisboa pode tornar-se um deserto daqui a menos de um século. Calma: os especialistas por ela consultados rejeitam alarmismos, garantindo que ainda estamos a tempo.

Do Iraque surgiu esta quarta-feira uma novidade: ao 17º dia de ofensiva, forças iraquianas conquistaram ao Daesh o primeiro bairro de Mossul, o último bastião no Iraque dos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico. Fazemos o ponto da situação, através de um texto do Rui Cardoso e de um mapa interativo explicando como avançam as várias forças (muitas vezes antagónicas entre si) que compõem a coligação anti-Daesh.

Por último, a Caixa Geral de Depósitos. Face a notícias de que a Caixa teria de registar mais 900 milhões de euros de prejuízos, por causa do dinheiro que meteu no grupo espanhol La Seda, a Anabela Campos e o João Vieira Pereira escrevem que a maior parte das perdas do banco público relacionadas com o La Seda já foram registadas.

A Caixa volta, aliás, a fazer esta quarta-feira o pleno das crónicas de opinião do Expresso Diário. O Henrique Monteiro titula “CGD: ou é assim, ou vou-me embora”; o João Vieira Pereira escreve sobre “A magia na Caixa”; o Daniel Oliveira discorre sobre “Os media, António Domingues e Sérgio Monteiro”; e o Henrique Raposo diz “Caixa amoral“.

Neste Expresso Diário temos ainda Camões no Parlamento, Amália no Rio e Brexit à mesa dos hoteleiros.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem acordos secretos nem amoralidades


Ler o EXPRESSO DIÁRIO


UNIÃO EUROPEIA

França fez “acordo secreto” com Comissão Europeia para não cumprir metas do défice
DESDE 2012 Desde que François Hollande foi eleito Presidente, Paris apresentou sempre previsões de défices intencionalmente falsas, com a aprovação da Comissão presidida por Durão Barroso e pela seguinte, por Jean-Claude Juncker. CONFIRMAÇÃO A revelação é feita pelo próprio Hollande, no livro “Um presidente não deveria dizer isso”


Ao 17º dia, forças iraquianas conquistam primeiro bairro de Mossul
OFENSIVA A leste e a norte da cidade, o avanço de tropa especial iraquiana e de forças curdas foi mais rápido que o esperado. Mas falta o mais difícil: conquistar o centro da cidade. No 17º dia de ofensiva anti-Daesh, o ponto da situação e um mapa interativo da investida


2:59 Para Explicar o Mundo Sabe dizer-me qual é o caminho para a Casa Branca?
2:59 Para Explicar o Mundo Sabe dizer-me qual é o caminho para a Casa Branca?


João Vieira Pereira

A magia na Caixa
 

Daniel Oliveira

Os media, António Domingues e Sérgio Monteiro
 

Henrique Raposo

Caixa amoral
 

Henrique Monteiro

CGD: ou é assim, ou vou-me embora
 


CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

Maioria das imparidades do grupo La Seda já estão registadas


ORÇAMENTO

Camões foi ao Parlamento mas não viu grande coisa


FISCO

Dívidas ao Estado não vão ser “perdoadas”, só aligeiradas


DOCUMENTÁRIO

A luta de DiCaprio, antes que seja tarde de mais


PRESIDENCIAIS EUA

Entrevista: “Investigação a Hillary, agora, é sabotagem política”


CULTURA

Rio de Janeiro volta a render-se a Amália


Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue