Designers
de automóveis estão sempre dispostos a trazer algo inovador, com um
tipo de design pouco comum que vai além dos limites da imaginação e
aguçam a fantasia dos amantes de carros. Alguns desses conceitos nunca
chegaram ao mercado, mas a sua beleza, inovação ou, em alguns casos, uma
enorme estranheza merecem um olhar mais atento. A exibição Carro dos
Sonhos (Dream Cars), realizada em setembro de 2014 no High
Museum, em Atlanta, Estados Unidos, reuniu fotos de alguns dos carros
mais incomuns já inventados. Você vai amar alguns e pode até estranhar
outros, mas não há como negar o design singular de cada um deles. Alguns
desses modelos até mesmo introduziram atributos que se tornaram padrão
na indústria automobilística.
1. 1936 Scout Scarab
William Bushnell Stout foi um
engenheiro inovador que deixou sua marca no design de carros e aviões,
ou unindo os dois, como fez com o Skycar. Ele também é conhecido por
criar os comissários de bordo e as refeições nos aviões durante o voo,
dentro de sua própria companhia aérea, a Stout Airlines.
O conceito de unir lazer e conforto em carros foi apresentado por ele ao inventar o Stout Scarab, considerado o precursor das minivans que surgiram posteriormente. De comprimento alongado, artigos de luxo no interior (que inclui uma mesa) e estrutura de alumínio, esse carro de visual futurístico poderia ter sido um sucesso de vendas, mas o valor na época – 5 mil dólares, cerca de 95 mil nos dias de hoje – dificultou tal êxito.
O conceito de unir lazer e conforto em carros foi apresentado por ele ao inventar o Stout Scarab, considerado o precursor das minivans que surgiram posteriormente. De comprimento alongado, artigos de luxo no interior (que inclui uma mesa) e estrutura de alumínio, esse carro de visual futurístico poderia ter sido um sucesso de vendas, mas o valor na época – 5 mil dólares, cerca de 95 mil nos dias de hoje – dificultou tal êxito.
2. 1942 Oeuf Electrique
Fonte da imagem
Para aqueles que estão se perguntando sobre esse nome, é isso mesmo: ‘Oeuf Electrique’ é ‘Ovo Elétrico’ em francês, mas tal título tem fundamento. Ele tem apenas três rodas, é quase todo coberto de vidro e funcionava a baterias, mesmo depois da difusão da gasolina, que se tornou o abastecimento mais comum para veículos. O corpo em alumínio e o acrílico curvado deram ao carro esse formato singular, além do tamanho compacto. Não nos surpreenderia caso inventem um desses em um futuro próximo, para que possamos estacionar em vias cada vez mais congestionadas.
Para aqueles que estão se perguntando sobre esse nome, é isso mesmo: ‘Oeuf Electrique’ é ‘Ovo Elétrico’ em francês, mas tal título tem fundamento. Ele tem apenas três rodas, é quase todo coberto de vidro e funcionava a baterias, mesmo depois da difusão da gasolina, que se tornou o abastecimento mais comum para veículos. O corpo em alumínio e o acrílico curvado deram ao carro esse formato singular, além do tamanho compacto. Não nos surpreenderia caso inventem um desses em um futuro próximo, para que possamos estacionar em vias cada vez mais congestionadas.
3. 1947 Norman Timbs Special
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Norman Timbs foi, principalmente, engenheiro e designer de carros de corrida, mas suas incursões no design de carros comuns deu ao mundo uma invenção singular. O Special tinha um pouco mais de 5 metros de comprimento e pesava apenas 998 quilos, e sua estrutura contava com um Buick Straight-8 engine – um motor de oito cilindros em linha – com carburador duplo e sistema de suspensão independente, adaptados de veículos da Ford. As formas elegantes e linhas alongadas, além da roda escondida na parte traseira, resumem a grande beleza deste veículo. Somente um Norma Timbs Special foi fabricado. Uma pena que não existam mais unidades.
Norman Timbs foi, principalmente, engenheiro e designer de carros de corrida, mas suas incursões no design de carros comuns deu ao mundo uma invenção singular. O Special tinha um pouco mais de 5 metros de comprimento e pesava apenas 998 quilos, e sua estrutura contava com um Buick Straight-8 engine – um motor de oito cilindros em linha – com carburador duplo e sistema de suspensão independente, adaptados de veículos da Ford. As formas elegantes e linhas alongadas, além da roda escondida na parte traseira, resumem a grande beleza deste veículo. Somente um Norma Timbs Special foi fabricado. Uma pena que não existam mais unidades.
4 . 1953 General Motors Firebird 1 XP-21
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O ser humano sempre teve um fascínio de unir os recursos dos carros e dos aviões em uma só invenção, mas isso teve seu auge na fase do pós-guerra. O GM Firebird de 1953 é um dos maiores exemplos disso. Era essencialmente um avião a jato com rodas, e motor de turbina, capaz de chegar a 370 cavalos de potência, que era de altíssima capacidade na época. A cabine de piloto arredondada e o leme complementavam a estética aeronáutica, assim como outros acessórios para guiá-lo, como por exemplo as abas que auxiliavam nos freios, semelhantes às de aeronaves.
O ser humano sempre teve um fascínio de unir os recursos dos carros e dos aviões em uma só invenção, mas isso teve seu auge na fase do pós-guerra. O GM Firebird de 1953 é um dos maiores exemplos disso. Era essencialmente um avião a jato com rodas, e motor de turbina, capaz de chegar a 370 cavalos de potência, que era de altíssima capacidade na época. A cabine de piloto arredondada e o leme complementavam a estética aeronáutica, assim como outros acessórios para guiá-lo, como por exemplo as abas que auxiliavam nos freios, semelhantes às de aeronaves.
5. 1955 Chrysler (Guia) Streamline X ‘Gilda’
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O X Gilda foi criado a pedido do executivo de designer da Chrysler, Virgil Exner, e seu conceito explorou todas as possibilidades de design e alta performance na época. O carro imita o formato de um foguete, com formas estreitas, frente afunilada e abas traseiras. Os fabricantes queriam colocar um motor a jato, mas por motivos de praticidade, foi instalado mesmo um motor de 1,5 litro. Nunca foi lançado, mas com certeza teria uma fila de compradores se tivesse sido fabricado.
O X Gilda foi criado a pedido do executivo de designer da Chrysler, Virgil Exner, e seu conceito explorou todas as possibilidades de design e alta performance na época. O carro imita o formato de um foguete, com formas estreitas, frente afunilada e abas traseiras. Os fabricantes queriam colocar um motor a jato, mas por motivos de praticidade, foi instalado mesmo um motor de 1,5 litro. Nunca foi lançado, mas com certeza teria uma fila de compradores se tivesse sido fabricado.
6. 1970 Ferrari 512 S Modulo
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Este é o tipo de carro que você pode se imaginar dirigindo no espaço, caso tivéssemos ido tão longe. E não é um modelo que salta aos olhos, como o Norman Timbs Special. Na época, a Ferrari tinha contrato com a empresa de design Pininfarina para inventar um modelo inovador, e esse foi o resultado. Embora visualmente bizarro, o 512 S Modulo foi um sucesso. As portas de painel de vidro abrem para a frente e, assim como a maioria dos carros conceituais, é bem devagar. Talvez seja a criação mais estranha de toda a história da Ferrari.
Este é o tipo de carro que você pode se imaginar dirigindo no espaço, caso tivéssemos ido tão longe. E não é um modelo que salta aos olhos, como o Norman Timbs Special. Na época, a Ferrari tinha contrato com a empresa de design Pininfarina para inventar um modelo inovador, e esse foi o resultado. Embora visualmente bizarro, o 512 S Modulo foi um sucesso. As portas de painel de vidro abrem para a frente e, assim como a maioria dos carros conceituais, é bem devagar. Talvez seja a criação mais estranha de toda a história da Ferrari.
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