Publicado em 9.11.2016
Nós já sabemos como elementos comuns como oxigênio e hélio são usados no no dia a dia. Mas e outros mais diferentes, como gálio?
Uma nova tabela periódica desenvolvida por educadores online permite que seus usuários se familiarizem melhor com elementos diferentes ao mostrar como cada um deles é usado na prática.
O principal criador dessa tabela é Keith Enevoldsen, que queria que seus alunos entendessem melhor a importância de cada elemento.
O Hélio (He), por exemplo, é famoso por seu uso em balões de festas infantis, mas o gás inerte também pode ser encontrado em lasers e refrigeradores supergelados. Ele também alimenta a fusão nuclear necessária para que o Sol e as outras estrelas continuem queimando no espaço.
Outro elemento muito conhecido é o Manganês (Mn), que é usado para produzir aço durável. Este metal é usado para fabricar máquinas para movimentar terra e quebrar rochas, mas alguns traços dele também podem ser encontrados nas pedras ametistas.
Já entre os elementos mais desconhecidos estão o Rubídio (Rb). O metal macio não é tão popular quanto outros metais alcalinos como Sódio e Potássio, mas é usado em GPSs. O Nióbio (Nb) é usado em trens com levitação magnética e em ímãs usados em equipamentos de ressonância magnética.
Alguns elementos, porém, não têm seus usos exemplificados, já que não existem na natureza e são usados principalmente em pesquisas atômicas. São eles: Rutherfórdio (Rf), Seabórgio (Sg), Copernício (Cn), entre outros. [Tech Times, Gizmodo]
Para conferir a tabela interativa, clique aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário