terça-feira, 6 de setembro de 2016

OBSERVADOR


Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista
ApoioMicrosoft
Há poucas coisas que levo mais a sério do que os desafios que coloco a mim própria. Perguntem aos meus pais. Ainda hoje me lembro com exatidão das lutas que travava com palmo e meio, fosse terminar um puzzle mais complicado ou um exercício de ginástica na perfeição. Se havia um objetivo e dependia de mim atingi-lo, não descansava (challenge accepted, diria Barney Stinson). E não bastava saber fazer, tinha de fazê-lo no “meu melhor”. Mesmo que o “meu melhor” não fosse melhor que o dos outros.
A verdade é que não sou a única. Andamos todos (ou devíamos) a tentar ser a melhor versão de nós próprios. Em casa, na escola, no trabalho. Nas relações que estabelecemos uns com os outros. Sobretudo se estivermos a ser desafiados. Com as empresas acontece o mesmo, com uma diferença: não lhes basta ser a melhor versão de si próprias, têm de ser a melhor de todas – a mais rápida, a que mais cresce, a que mais inova, a que mais retém utilizadores. E quando todas utilizam o espaço digital para serem as melhores, quem dita quem vence?
Para Daniel Solomons, um dos responsáveis da Google Digital Academy, a reposta é o mais humana possível: “É o talento que vai guiar a vantagem competitiva das empresas”. Na era da revolução tecnológica e digital, não é só em linguagem HTML que se planeiam vitórias. É nas pessoas – na formação dos colaboradores, na cultura que se vive na empresa. “Uma pequena parte disto acontece aproveitando os recursos dos colaboradores talentosos que há nas empresas. É preciso criar contexto e oportunidades para que eles desenvolvam as suas competências”, respondeu-me por email.
E com isto voltamos às minhas lutas de palmo e meio. E às vossas. Voltamos à melhor versão de nós próprios – nós profissionais, nós líderes de empresas, nós talento. Ainda não há linhas de código ou números que sobrevivam sem o talento das pessoas. Mesmo que os desafios mudem mais depressa do que o que gostaríamos.
Tenham a melhor semana possível. E até à próxima terça-feira.

Pitch

Fotografia Investimento

360imprimir levanta 3 milhões em investimento

Startup fechou uma ronda de investimento no valor de 3 milhões de euros com a capital de risco portuguesa Pathena para reforçar a posição na América Latina. O objetivo é faturar 7 milhões em 2016.
Fotografia Investimento

Line Health soma 1 milhão em investimento

Startup liderada por Diogo Ortega fechou uma ronda de investimento norte-americana que lhe permitiu totalizar um milhão de dólares. E quer recrutar mais 10 pessoas em Lisboa até ao final do ano.
Fotografia Startups

Lisboa é uma das cidades mais sexy para startups

A Wired colocou Lisboa no ranking das "Hottest Startup Cities" da Europa. Destaca a Beta-i, Uniplaces, Codacy, Talkdesk, Chick by Choice, Unbabel, CrowdProcess, Prodsmart, Hole19, Tradiio e Aptoide.
Fotografia Startups

Uniplaces gera 1 milhão de euros por semana

Startup portuguesa permite que mais de 3.000 proprietários rentabilizem os seus imóveis junto de estudantes universitários. Em Lisboa, as zonas de Anjos, Arroios e Alameda são as mais procuradas.
Fotografia Impostos

Líder da Apple diz que decisão foi "disparate"

O líder da Apple, Tim Cook, já reagiu à decisão de Bruxelas de pedir ao grupo para devolver à Irlanda 13 mil milhões de euros por impostos não cobrados entre 2003 e 2014.
Fotografia Redes Sociais

Já pode fazer zoom em vídeos e fotos do Instagram

O Instagram anunciou uma nova atualização para iOS que permite fazer zoom em vídeos e fotos já publicados. Esta nova funcionalidade estará disponível para Android nas próximas semanas.
Fotografia Google

Google com novo serviço entra no terreno da Uber

A Google, através da aplicação Waze, vai lançar um serviço de partilha de boleias. A empresa diz que por enquanto não irá competir diretamente com a Uber, Lyft ou Cabify.

Entrevista

Fotografia Marketing

"O talento é a vantagem competitiva das empresas"

Daniel Solomons é um dos responsáveis da Google Digital Academy. Ao Observador, explicou que é a aposta no talento que diferencia as empresas que ganham a corrida da era do marketing digital.

Radar Global

Agenda

Mais sobre startups
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Se pretende deixar de receber a Startups clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a su

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue