quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EXPRESSO




publicidade
Expresso
Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Helena Pereira
Por Helena Pereira
Editora de Política
 
7 de Setembro de 2016
 
Cigarros, iPhone e um número alarmante
 
Bom dia!

Hoje vai ser lançado o novo iPhone 7. Será verdade que já não terá auscultadores com fios e vai haver duas novas cores disponíveis?

Os incêndios continuam neste setembro quente. Houve novas evacuações de casas, desta vez, em Arcos de Valdevez. Hoje de manhã, ainda havia sete incêndios graves ativos, no Minho e Trás-os-Montes. "Metade do concelho ardeu", lamenta o autarca de Boticas.

O Governo vai alargar a probição de fumar também aos cigarros eletrónicos e à porta de escolas e hospitais, segundo projeto de proposta de lei a que o Público teve acesso. O cerco a fumadores aperta.

PCP e BE fizeram exigências sobre o Orçamento do Estado para 2017, António Costa respondeu do outro lado do Atlântico. "Chegaremos certamente a um valor que seja o possível, o mais próximo possível daquilo que é desejável para as famílias portuguesas e que nos permita ter não só um Orçamento do Estado para 2017 aprovado, mas também executado, cumprido e sem sobressaltos para a economia e para as finanças públicas", declarou o primeiro-ministro. Importante foi o sinal que deu sobre as mudanças no IRS: este OE, mesmo que não introduza já mudanças nos escalões de IRS, vai calendarizar as alterações.

"Há que encontrar o equilíbrio de como compatibilizar o não descarrilar em termos económicos e financeiros relativamente à Europa com o não deixar de se olhar para a situação social dos portugueses", pediu, por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa.

O BE registou as palavras de Costa, mas não se distraiu. Condenou energicamente o encontro de António Costa com o novo Presidente brasileiro Michel Temer. "Inoportuno" é a palavra mais branda. Costa está no Brasil onde assiste hoje à abertura dos Jogos Olímpicos Paralímpicos.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
As obras na segunda circular já pararam por decisão do presidente de câmara mas parece que ainda há muito por explicar. Segundo o relatório do júri em que se baseou a decisão de fazer parar as obras, o caderno de encargos do concurso criou mesmo uma "especificação técnica discriminatória" (como é apelidada) que deu espaço à situação que mais tarde seria invocada para anular o concurso - "indícios de conflito de interesses" do projetista do pavimento depois tornado vendedor de uma componente desse pavimento.

No meio da polémica em Lisboa, o coordenador autárquico do PSD, Carlos Carreiras, pediu a Pedro Santana Lopes que se decida rapidamente se quer ser candidato a Lisboa. E o líder do PSD-Lisboa reforçou o apelo.

Afinal, houve mais seis militares do curso de Comandos que foram assistidos no Hospital das Forças Armadas, nas últimas 48 horas. Segundo o Exército, cinco regressaram ao curso e um ficou internado. No domingo, um jovem militar de 20 anos morreu, vítima de paragem cardio-respiratória na sequência de um "golpe de calor". O Ministério Público já abriu inquérito à morte no curso de Comandos.

Não correu bem. Portugal perdeu 2-0 para a Suiça na estreia para a qualificação para o Mundial 2018. "Vira o disco e toca outra coisa. Muito pior" é a crónica do jogo pelo recém-chegado Diogo Pombo. A seleção não foi agressiva, lamenta Nani.

Horas antes, a seleção portuguesa sub-21 apurou-se para o Europeu de 2017 ao ter derrotado a Grécia, por 1-0, em Barcelos.

Portugal perdeu 5,7 milhões de euros por dia em 2014 na fuga ao IVA, ou seja, em receitas que não chegou a receber. Ao longo de um ano, a perda chegou aos 2093 milhões de euros, segundo os números divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia.

A Assembleia-geral do BPI para discutir a desblindagem de estatutos foi suspensa na terça-feira porque foi aceite pelo tribunal uma providência cautelar do acionista Violas Ferreira Financial no sentido de não poder ser votada a proposta de alterações de estatutos apresentada pelo Conselho de Administração. A Elisabete Tavares explica aqui o que se passa com o BPI em cinco pontos.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) reprovou o rodapé da TVI sobre a possibilidade do encerramento do Banif (a 13 de dezembro), considerando que toda a forma como a televisão noticiou o assunto traduziu uma "prática jornalística desconforme".

A Associação Lisbonense de Proprietários acusou entretanto o primeiro-ministro António Costa de ter mudado de opinião sobre o congelamento das rendas, "pressionado pelas forças políticas de esquerda que suportam o Governo".

O general Francisco Grave Pereira, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pediu a demissão do cargo na sequência das conclusões do relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) “que lhe imputa a violação do dever de zelo na forma como a autoridade geriu o processo de transferência dos seis helicópteros pesados Kamov” para a empresa privada Everjets, conta o Público.

Sete em cada 10 portugueses defendem que a taxa sobre os sacos de plástico incentivou a sua reutilização para as compras. Esta é apenas uma pequena parte das conclusões do "Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal" do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, que será divulgado hoje.

O Prémio António Champalimaud de Visão foi atribuído a quatro investigadores das Universidades de Columbia, Cambridge, Harvard e Stanford pelas “descobertas extraordinárias" na relação entre visão e o cérebro. O Expresso falou com os três premiados que conseguiram ir a Lisboa.

Lá fora

Um número alarmante: segundo um relatório da UNICEF, cerca de 50 milhões de crianças foram obrigadas a sair das suas casas por causa de situações de guerra e conflitos. Cerca de metade é oriunda da Síria e Afeganistão.

Justamente na Síria, o Governo terá lançado um ataque com gás clorídrico num bairro da cidade de Aleppo dominado pela oposição que causou dezenas de casos de morte por asfixia.

Ainda a polémica sobre os burquíni em França. Um tribunal de Bastia, na ilha francesa de Córsega, ditou esta terça-feira que a proibição do uso de burquíni nas suas praias é legal sob argumentos de ordem pública, desafiando a decisão do Conselho de Estado.

A provedora de justiça europeia, Emily O'Reilly, pediu esclarecimentos sobre a posição da Comissão Europeia face à nomeação do ex-presidente Durão Barroso para administrador não-executivo na Goldman Sachs Internacional (GSI). E quer rever o código de conduta dos comissários.

Achava há alguns meses que isto nunca seria possível? Nos EUA, uma sondagem da CNN a vitória a Donald Trump.

Na Alemanha, em clima também de pré-campanha (legislativas para o ano), o ministro das Finanças anunciou que, apesar dos custos, nomeadamente com os refugiados, o país tem margem para reduzir a carga fiscal em cerca de 15 mil milhões de euros a seguir às eleições do próximo ano.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o novo ensaio com mísseis realizado pela Coreia do Norte, enquanto vários membros defenderam a necessidade de estudar novas medidas contra o regime de Pyongyang.

Da China vem uma boa notícia. Os pandas gigantes já não estão em risco de extinção.

É fã da série "Narcos"
? A Netflix confirmou esta terça-feira que vai haver mais duas temporadas.

Agora notícias menos boas. Afinal, a UE vai limitar roaming grátis a um máximo de 90 dias por ano. E se o aquecimento global extinguisse o café? Sim, é um risco. Saiba porquê.

Para se distrair, quer espreitar as 15 celebridades que guiam carros baratos? Digo-lhe só um: Mark Zuckerberg conduz um Honda Jazz.

FRASES
"Se Portugal tivesse o ordenamento jurídico brasileiro vários titulares de cargos políticos teriam sido demitidos", Paulo Trigo Pereira, deputado do PS, sobre o desempenho económico e orçamental do Brasil

"Não há linhas vermelhas, mas sim propostas que uns e outros apresentam", António Costa, primeiro-ministro, no Brasil, comentando as exigências do PCP e BE para o Orçamento do Estado de 2017

“Os protagonistas desta destituição são a oligarquia brasileira. O grupo dos mais ricos, o dos media, detidos por cem famílias”, Dilma Rousseff, ex-Presidente do Brasil, em entrevista ao Le Monde

"A deslocação do primeiro-ministro, anunciada em apoio aos atletas portugueses nos jogos paralímpicos, é uma iniciativa louvável mas que não aconselha nem justifica o encontro com Michel Temer", Comunicado do BE sobre o encontro de hoje de Costa com o Presidente brasileiro

"Entrámos bem, mas deslumbrámo-nos", Fernando Santos sobre a derrota de Portugal frente à Suiça

"A Ordem dos Médicos não é sindicato", Álvaro Beleza, sobre a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos

O QUE ANDO A LER
O que comecei a ler nos últimos dias? O livro do ex-assessor de Cavaco Silva na Presidência da República Fernando Lima "Na sombra da Presidência" que conta alguns dos bastidores sobre os 10 anos em Belém. A parte mais importante tem a ver com o célebre caso das escutas quando a Presidência suspeitou estar sob vigilância do Governo de José Sócrates. Fernando Lima, que sob anonimato transmitiu esse receio ao Público, no verão de 2009, fala pela primeira vez sobre como nasceram essas suspeitas, reforçando a tese com vários exemplos de estranhas coincidências. Acabou afastado da assessoria para a comunicação social e a sua conclusão é clara: "Belém passou a estar condicionado pelo poder de intimidação de José Sócrates". As críticas a Cavaco sucedem-se. Fazendo o paralelismo com um caso nos EUA em que o Presidente afastou um dos seus assessores mais próximos, lembra o que leu no New York Times: "Obama parece estar mais interessado em cortejar os seus opositores do que em cuidar daqueles colaboradores que lhe são leais".

O que leio muitas vezes à noite? "O dicionário do menino Andersen" de Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso. Folheio e procuro o significado. "Museu: É um sítio onde, certamente, em algum canto, está alguém a dormir, pois está tudo em silêncio e não te deixam fazer barulho". "Vento: É uma máquina que imita mal as ventoinhas. Não está regulado". É um livro infantil para ser saboreado pelos mais crescidos. Vale a pena.

Tenha uma boa quarta-feira! Amanhã, o Expresso Curto é tirado pelo Valdemar Cruz. Continue bem informado com o Expresso online, com o Expresso Diário às 18h e com a Tribuna, o novo site dedicado ao desporto. Até já!


 
 
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue