quarta-feira, 3 de agosto de 2016

EXPRESSO - 3 DE AGOSTO DE 2016



publicidade


638



02 Ago 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
Exclusivo Lula: “fiz exatamente o mesmo que outros presidentes”. Maços de tabaco omitem informação. Portugal sobe no índice da reputação

Boa tarde,

Tráfico de influências? “Fiz exatamente o mesmo que fazem os presidentes dos Estados Unidos, da França, da Inglaterra, de Portugal”. Quem o diz é o anterior Presidente brasileiro, Lula da Silva, numa entrevista à revista “África21”, que publicamos nesta edição do Expresso Diário em exclusivo para Portugal. Na entrevista aos jornalistas João Belisario e João Melo, Lula reafirma que a destituição da sua sucessora e correligionária política Dilma Rousseff é um linchamento político, e um golpe que pode ter “mão externa” – há multinacionais que estão de olho no petróleo.

É fumador e quer saber que quantidade de nicotina e de alcatrão têm os cigarros que fuma? Pois não sabe! Com a aplicação da nova lei do tabaco, estas informações deixaram de constar nos novos maços, que privilegiam as imagens chocantes. O André Manuel Correia conta as alterações na lei, o que diz a Direção Geral da Saúde e que começaram a surgir as primeiras queixas de consumidores.

O juiz de Coimbra que decidiu a favor dos colégios, contra o Ministério de Educação, devia ter sido afastado do processo ou não? A Isabel Leiria e o Hugo Franco foram ouvir juristas - e as opiniões dividem-se. Mas, à falta de conclusão, explicam em cinco pontos o que está em causa na batalha jurídica entre colégios e Governo.

Sabe que a reputação de Portugal continua a aumentar? Pelo menos num grande estudo internacional, é o que tem vindo a acontecer todos os anos desde 2012. O Adriano Nobre dá-lhe conta dos resultados, explicando os quês e os porquês – entre os quais fatores como segurança, hospitalidade e qualidade de vida. E pode ver a lista do top 50 deste ano (algum palpite sobre em que lugar está Portugal?)

A Espanha vai novamente a votos, pela terceira vez desde dezembro? Este é, pelo menos, o fantasma que volta a pairar no país vizinho depois do encontro de hoje entre o vencedor das eleições de junho (e de dezembro) Mariano Rajoy, ainda chefe do Governo em funções, e o líder socialista, Pedro Sánchez. Este diz que falará com Rajoy as vezes que for preciso mas não viabilizará a sua investidura. O Pedro Cordeiro explica, bem explicadinho, o imbróglio político de nuestros hermanos.

Como é que Michelle Obama se tornou uma figura política – que diz não ser nem querer ser – com tanta influência e tão consensual, como o voltou a demonstrar no discurso que fez na semana passada na convenção do Partido Democrata? A Mariana Lima Cunha falou com vários especialistas, entre os quais o biógrafo dela, para perceber de onde vem a pujança da ainda primeira dama dos Estados Unidos .

Na opinião, o Martim Silva relaciona “O otimismo irritante e o teste do pezinho” (e acredite que uma coisa pode ter a ver com a outra…) e o Henrique Raposo denuncia “A excisão genital e o politicamente correto”.

Para fechar o Expresso Diário desta terça-feira, um roteiro de exposições por esse mundo fora, proposto pelo João Miguel Salvador, a chamada de atenção do Loja Neves para um festival de cinema no extremo mais setentrional de Portugal, a análise do meu camarada da Exame Informática Paulo Matos a um relógio todo xpto que não é (ou não precisa de ser…) para todos e mais uma história de condenados à morte em Portugal trazida pela Anabela Natário, que hoje conta o caso de uma mulher que – jurou o marido! – se suicidou apertando o próprio pescoço até sufocar.

Boas leituras e um bom resto de dia, com reputação e sem sufocos

Ler o EXPRESSO DIÁRIO


GRANDE ENTREVISTA A LULA“Fiz o mesmo que os presidentes de França, Inglaterra e Portugal”

GRANDE ENTREVISTA A LULA“Fiz o mesmo que os presidentes de França, Inglaterra e Portugal”


Reputação internacional de Portugal sobe pelo terceiro ano consecutivo

Reputação internacional de Portugal sobe pelo terceiro ano consecutivo


Quanta nicotina tem o seu cigarro? Não vale a pena procurar no maço

Quanta nicotina tem o seu cigarro? Não vale a pena procurar no maço

Martim Silva

O otimismo irritante e o teste do pezinho
 
Henrique Raposo

A excisão genital e o politicamente correto
 

COLÉGIOS

Decisão do Ministério de Educação de invocar parcialidade do juiz divide opiniões

ESPANHA

Volta o fantasma das terceiras eleições

AMÉRICA

Qual é o segredo dela?

ARTE

Como a lingerie evoluiu desde o século XVIII

CULTURA

Há filmes do Homem numa vila pouco provável

TECNOLOGIA

Um relógio para quem leva o desporto muito a sério

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui


Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue