quinta-feira, 7 de julho de 2016

RTP - O ESSENCIAL

Sanções? Comissão Europeia já decidiu

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 7 Julho, 2016 
Partilhar . Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

Queria uma vitória em 90 minutos? Portugal está na final do Campeonato da Europa de 2016. O último jogo é este domingo. O estado da Seleção Nacional, por estes dias, não podia ser melhor. E o Estado da Nação? São perguntas e respostas que serão chutadas esta tarde no debate da Assembleia da República. Isto num dia em que a Comissão Europeia avalia de novo o estado das contas nacionais, com a bola das sanções ainda no ar. O porta-voz do Executivo comunitário anunciou esta manhã que a decisão será revelada às 15h00.


Comissão Europeia já tomou a decisão sobre défice de Portugal


Comissão Europeia já tomou a decisão sobre défice de Portugal

“Portugal está plenamente empenhado em cumprir as recomendações” da Comissão Europeia relativas aos procedimentos por défice excessivo e garante o respeito pelas regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Ideia chave da carta enviada pelo primeiro-ministro ao presidente da Comissão Europeia. António Costa acrescenta que seria “injusto punir um Estado-membro que está no caminho certo para corrigir o défice excessivo” e que seria até “contraproducente” e “dificilmente entendido pelo povo português”. Hoje a Comissão Europeia voltou a reunir-se e às 15h00 vai anunciar as medidas a aplicar a Portugal.

Sanções podem perturbar os acordos de Governo


Sanções podem perturbar os acordos de Governo

Em entrevista à editora de política da Antena 1, Maria Flor Pedroso, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social reconhece que eventuais sanções por défice excessivo podem perturbar a governação e os acordos políticos. Vieira da Silva considera ainda “extraordinário” as “tentativas” que Pedro Passos Coelho e a sua ministra das Finanças “têm feito de se desresponsabilizar daquilo que aconteceu em 2015”. Veja aqui toda a entrevista.

Qual é o Estado da Nação?


Qual é o Estado da Nação?

O Estado da Nação vai estar em debate esta tarde na Assembleia da República. Ao longo de várias horas, Governo e Oposição vão esgrimar argumentos sobre a situação do país. Um “debate sobre política geral”, assim está escrito na página da AR, onde estarão certamente, como escreve aqui a Sandra Salvado, alguns dos temas fracturantes destes dias: sanções de Bruxelas, défice e sistema financeiro português. Um debate para acompanhar em direto na Rádio e Televisão de Portugal.

Acontece uma vez de quatro em quatro anos. E este ano é de Portugal!


Acontece uma vez de quatro em quatro anos. E este ano é de Portugal!

Portugal está na final do Europeu de futebol. A última vez que isso aconteceu foi em 2004, em Lisboa. Mas vamos esquecer esse dia que não correu bem. E pensar, acreditar, que é desta. Seja lá qual for o resultado, a Seleção Nacional já ganhou. Só duas equipas chegam lá. A outra, só hoje saberemos qual é. França ou Alemanha? Um jogo que pode acompanhar em direto na Rádio e Televisão de Portugal e no site da RTP.

O jogo, as emoções, os desabafos e a final


O jogo, as emoções, os desabafos e a final

Começo pelo jogo. Logo a seguir, n´O Essencial, proponho uma ligação vídeo para o resumo. Mas antes disso dois momentos que continuam a marcar as partilhas na Internet. O relato da Antena 1 dos golos. O primeiro, de Cristiano Ronaldo. O segundo, de Nani. Vale a pena ouvir. As emoções. Do capitão, que disse à RTP que o sonho de vencer um Europeu “está mais perto e acredito que vamos ganhar”. Mais controlado, disse o selecionador nacional: “Não fico muito eufórico com estas coisas”. Os desabafos. Fica registado o de Quaresma para quem criticou a equipa: “É convidá-los a vir à final”. Que vai ser em Paris. Portugal vai lá estar. No campo, mas também nas bancadas. Foi assim no jogo de ontem. Veja aqui uma fotogaleria que preparámos com os melhores momentos. 



A não perder
Lá em cima....

Lá em cima....

Escrevi ontem no meu Facebook que um jogador como Cristiano Ronaldo pode falhar uma, duas, ou até três vezes, mas depois marca e faz a diferença. E não é ser adivinho. É estatística. Claro que o futebol por vezes quebra estas contas dos números, mas tinha total confiança de que Portugal iria chegar à final. E chegou. Ronaldo marcou o primeiro. Bem lá em cima, onde poucos chegam. Nani fechou a conta. A Seleção Nacional venceu o País de Gales por 2-0. Foram 90 minutos de emoção e muitos nervos. Agora, bem mais calmo, veja aqui em 5 minutos o resumo do jogo que levou Portugal à final do Europeu. 









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    

 


Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA DO ASSOCIATIVISMO JOVEM - 30 DE ABRIL DE 2024

  Associação 40 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Se procura o...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue