sexta-feira, 13 de maio de 2016

RTP - O ESSENCIAL - 13 DE MAIO DE 2016

u 0,1 por cento

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 13 Maio, 2016 
Partilhar . Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

É a economia que está no centro do debate quinzenal, esta manhã, na Assembleia da República. Com pano de fundo os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.


Menos exportações e mais consumo privado


Menos exportações e mais consumo privado

A economia portuguesa cresceu 0,1 por cento no primeiro trimestre deste ano face ao último trimestre de 2015 e avançou 0,8 por cento em termos homólogos. Dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística. Olhando para os números ao pormenor é possível concluir que se verificou uma desaceleração da economia, explicado pela quebra nas exportações e no investimento.

António Costa diz que o problema foi a China e Angola


António Costa diz que o problema foi a China e Angola

Debate quinzenal no Parlamento, com Pedro Passos Coelho a interpelar o primeiro-ministro na Assembleia da República pela primeira vez desde o Congresso do PSD. E confrontou António Costa com os números revelados pelo INE em relação à economia. “Os dados divulgados pelo INE são muito claros”, disse. “Se hoje formos particularmente otimistas para o crescimento nos trimestres seguintes, ainda assim ficaremos consideravelmente longe daquilo que era a meta proposta pelo Governo“. Em resposta, o primeiro ministro afirmou que não há um problema de “produção nacional”. O que condicionou “foi a China e Angola, não foi um problema interno”.

Temer e os seus 23 ministros


Temer e os seus 23 ministros

Michel Temer já assumiu a presidência do Brasil, depois da saída do Planalto de Dilma Rousseff. E logo apresentou o seu governo, composto por 23 ministros. Todos homens. Menos nove ministros do que o executivo de Dilma Rousseff. No primeiro discurso oficial, Temer afirmou que é urgente “pacificar a nação e unificar o país” e declarou o “absoluto respeito institucional à senhora Presidente Dilma Rousseff”. A política no Brasil está bem ativa. Siga aqui.

Paris, 6 meses depois


Paris, 6 meses depois

Foi uma noite trágica e ainda hoje bem viva na memória dos europeus. A 13 de novembro de 2015 membros do auto-proclamado estado islâmico – soubemos depois – atacaram várias zonas da cidade de Paris. Mais de uma centena de mortos. A maior parte das vítimas assistia a um concerto na sala de espetáculos Bataclan. Seis meses depois a repórter da Antena 1 Raquel Morão Lopes percorreu as zonas de impacto dos atentados terroristas.

Investigação Sexta às 9


Investigação Sexta às 9

O juiz Carlos Alexandre recebeu um empréstimo de 4 mil euros do Cofre da Previdência dos Funcionários do Estado à revelia das regras desta instituição de utilidade pública. O Sexta as 9 teve acesso a um documento que revela que o presidente do Cofre, Tomé Jardim, avocou o processo e deliberou a atribuição do empréstimo em apenas 72 horas, passando à frente dos inúmeros processos que se encontravam pendentes na secretaria. O magistrado e o presidente da instituição recusaram explicar o sucedido. O Ministério Público confirma que Tomé Jardim é arguido num inquérito que averigua suspeitas de burla, participação económica em negócio e abuso de poder. Para ver esta noite, logo a seguir ao Telejornal.

Conhece a Didi Chuxing?


Conhece a Didi Chuxing?

Imagino que não. Confesso que eu também nunca tinha ouvido falar… até agora. Simplificando, a Didi Chuxing é a versão chinesa da Uber. Ou seja, uma aplicação de transporte. Qual é a novidade? A Apple anunciou um investimento de mil milhões de dólares na empresa, considerada uma das  “start-ups” mais bem sucedidas desta década, como conta aqui a Ana Sofia Rodrigues. É muito dinheiro. Mas o mercado chinês é gigante.

 
A não perder
Fotografias inéditas da Europa após a II Guerra Mundial

Fotografias inéditas da Europa após a II Guerra Mundial

A imagem que está a ver mostra uma mulher na praia de Omaha, na costa da Normandia, local do desembarque de tropas aliadas no combate às forças alemãs. É uma de várias fotografias a cores tiradas pelo fotógrafo polaco David Seymour em 1947 e agora reveladas. Esta e outras imagens, que pode ver aqui, levam-nos pelos caminhos percorridos pelos militares até Berlim. 

 

 



 
    Facebook .Twitter .Google .Email    

 


Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue