segunda-feira, 23 de maio de 2016

QUINTA DA PRELADA - PORTO - 23 DE MAIO DE 2016

Caros Amigos:
 
Ontem, pela primeira vez na minha vida (parece impossível, mas é verdade) resolvi ir fazer uma rápida visita à Quinta da Prelada, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que durante muitos anos manteve ali um Parque de Campismo.
 
A visita foi provocada pelo facto de ali se ter realizado o "N-DAY" uma actividade promovida pela juventude da paróquia da Senhora do Porto e da Comunidade de São Paulo do Viso e, embora já fosse um pouco tarde para me integrar na referida actividade, decidi dar apenas uma vista de olhos e tirar algumas fotos.
 
As impressões recolhidas pelos breves instantes da minha permanência ali foram díspares:

  • 1º Achei alguns aspectos interessantes, como a torre no lago e algumas esculturas e a extensão do parque; no entanto a maior parte do que vi, deixou-me triste porque verifiquei um grande abandono no tratamento da mata, na limpeza do lago, e, em praticamente todo o terreno: tudo muito sujo, com muita erva daninha e uma grande área de terreno completamente desbastado dando a ideia de que se vai construir ali algo que não condiz muito bem com a majestade do parque.
  •  
  • 2º À saída verifiquei que aquela parte que eu vi desbastada e com máquinas, parece ser uma empreitada do Sport Clube do Porto para implementar um parque hípico...
  •  
  • 3º Não vi nada que me fizesse crer que tencionam melhorar o resto do parque e também não vi ninguém que me pudesse informar sobre o que se pretende fazer. 

Por tudo isto fiquei bastante triste.

Porém, hoje resolvi consultar o site da Santa Casa da Misericórdia e no que se refere à Quinta ou ao Parque, consegui encontrar o texto abaixo, que transcrevo.
 
Faço votos para que rapidamente se dinamize a Quinta da Prelada, para eu, porventura, eu ainda o possa vir a visitar.

Ah !!! E já estou menos triste.
 
 
 
Quinta da Prelada
 
A Misericórdia do Porto deu início a uma nova era na dinamização do Parque da Prelada que abrirá ao público em breve.
Neste espaço cheio de memórias, sobretudo para as gerações que frequentaram o antigo Parque de Campismo, encerrado desde 2006, está prevista a realização de vários eventos, como concertos, que serão protagonizados por bandas e orquestras de renome.
Além da mata e do Jardim do "Castelo", o Parque da Prelada vai integrar a Casa Nobre, com o Arquivo Histórico da Misericórdia, os jardins envolventes à casa, inaugurados em Julho de 2011, e o futuro "Jardim das Quatro Estações".
Um túnel já existente, sob a Via de Cintura Interna, vai fazer a ligação dos espaços, permitindo, assim, a circulação entre eles. Localizado na freguesia de Ramalde, entre o Carvalhido e a Estrada da Circunvalação, o Parque tem uma área aproximada de 60 mil metros quadrados.
Esta propriedade respeita à antiga Quinta da Prelada, concebida pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, tendo sido doada à Misericórdia do Porto em 1903 pelo benfeitor D. Francisco de Noronha e Menezes.
O Sport Clube do Porto passará a gerir um espaço onde possam ser desenvolvidas atividades equestres, como o hipismo e a hipoterapia.



A seguir, algumas fotos da Quinta da Prelada 



















Por agora é tudo, oxalá este assunto seja resolvido em breve.


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue