quinta-feira, 28 de abril de 2016

RTP - O ESSENCIAL - 28 DE ABRIL DE 2016



12:21

Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Mostrar esta mensagem...


De: RTP - O Essencial (oessencial@newsletter.rtp.pt)
Enviada: quinta-feira, 28 de Abril de 2016 12:21:28
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Mais de dez mil milhões saíram de Portugal para offshores; CaixaBank não negoceia sobre BPI, apenas sobre risco de Angola; Taxa de desemprego cai para 12,1% em março
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 28 Abril, 2016 
Partilhar . Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

Fixe este número. 10 mil milhões de euros. Dinheiro que deixou Portugal e estará por estes dias em paraísos fiscais.


Os milhões que fogem de Portugal para offshores


Os milhões que fogem de Portugal para offshores

Em cinco anos apenas, de 2010 a 2014, particulares e empresas transferiram mais de 10 mil milhões de euros para offshores em paraísos fiscais. Em 2011, ano em que a Troika esteve em Portugal, voaram mais de 4000 milhões de euros. São números da Autoridade Tributária e Aduaneira a que o jornal Público teve acesso. E para onde vai esse dinheiro? No topo das transferências para paraísos fiscais estão Hong Kong, Ilhas Caimão, Emirados Árabes Unidos, Bahamas e Andorra. A Sandra Salvado falou com o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro para tentar perceber o que leva a esta fuga de capital?

CaixaBank já não negoceia sobre BPI, apenas sobre o risco de Angola


CaixaBank já não negoceia sobre BPI, apenas sobre o risco de Angola

Porta fechada. Já não há negociação possível sobre a estrutura de capital do BPI com outros acionistas uma vez que está em curso uma OPA apresentada pelo CaixaBank. “Quando se apresenta uma OPA, os outros acionistas têm de ver se lhes interessa ou não, aceitar ou não”, afirmou esta manhã o administrador-delegado do banco espanhol, Gonzalo Gortázar. Diálogo, nesta altura, apenas para “solucionar o problema de Angola”, acrescentou. Declarações acompanhadas pela correspondente da RTP em Espanha, Daniela Santiago, no dia em que o CaixaBank apresentou resultados do primeiro trimestre do ano. Lucros de 273 milhões de euros, menos 27, 2% do que no mesmo período do ano passado.

Taxa de desemprego baixa para 12,1% em março


O desemprego caiu 0,1 pontos percentuais em março, face a fevereiro, e está agora nos 12,1 por cento, revelou esta manhã o Instituto Nacional de Estatística. A estimativa provisória do INE indica ainda que em março havia 615,2 mil pessoas sem emprego.

Pacto estratégico para o país


Pacto estratégico para o país

Em entrevista a Maria Flor Pedroso, na Antena 1, Ramalho Eanes revela que dois dias antes do 25 de Abril propôs um pacto estratégico para o país. “Não será difícil pormo-nos de acordo sobre o essencial”, disse o antigo Presidente da República, até porque, acrescenta, há áreas de consenso adquirido. Quais? Política externa, europeia e financeira, Saúde, Segurança Social, Educação e Justiça. “Este pacto é para dez, 20 anos. Em democracia quem está no poder hoje não está amanhã. É para ser discutido agora e para se implementar quando houver condições políticas para isso”. Nesta entrevista, Ramalho Eanes faz ainda um balanço positivo das primeiras semanas de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa e elogia o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, que, diz, revelou coragem quando apoiou uma solução de governo do PS. Veja aqui toda a entrevista.

Ministro das Finanças na RTP: "Plano de contigência está estudado e analisado"


Ministro das Finanças na RTP:

Pouco depois do debate do Programa de Estabilidade, no Parlamento, Mário Centeno, em entrevista à RTP, no Telejornal, admitiu que há um plano de contingência mas que não é algo “que se anuncie ou preanuncie”. O ministro das Finanças afirmou ainda que, perante a imprevisibilidade da economia, não pode garantir que não haverá aumento de impostos ou orçamentos retificativos. Mas mantém a confiança: “O plano B do Governo é executar o plano A de forma muito rigorosa”. Uma entrevista que pode ver aqui. Já na Grande Entrevista, na RTP 3, Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas, avisou que Bruxelas vai ser exigente com Portugal e reafirmou que as previsões económicas do Governo são otimistas.

Jogos Olímpicos à espreita. Polícia em força nas favelas do Rio


Jogos Olímpicos à espreita. Polícia em força nas favelas do Rio

Muitas criticas à actuação das forças de segurança no Brasil a alguns meses do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A Aministia Internacional denuncia que onze pessoas morreram desde o início de Abril, resultado da “abordagem de linha dura contra os protestos de rua”. Os números apresentados pela AI – no ano passado 307 pessoas foram mortas pela polícia no Rio de Janeiro – servem de alerta para o que consideram um clima de terror que se vive por estes dias nas favelas do Rio de Janeiro, uma cidade fortemente armada, como escreve aqui o Jorge Almeida.



A não perder
Onde está o homem escondido nesta fotografia?

Onde está o homem escondido nesta fotografia?

Procure bem. Olhe bem. Ele está lá. E quem é ele? Liu Bolin, um artista chinês mundialmente conhecido por pintar o corpo, de tal forma, que a sua forma desaparece no meio ambiente. Um trabalho notável. Veja aqui outras fotografias como esta. Partilhe o essencial e desafie os seus amigos. Onde está o homem?









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    

 
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue