sexta-feira, 4 de março de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 4 DE MARÇO DE 2016


Lula da Silva apanhado no Lava Jato. PS puxa patrões de Maria Luís para o inquérito ao Banif. E futebol e tascas

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
512
04 MAR 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Lula da Silva apanhado no Lava Jato. PS puxa patrões de Maria Luís para o inquérito ao Banif. E futebol e tascas
Boa tarde,

A sempre polémica questão das relações perigosas entre políticos e empresas tem no fim desta semana dois grandes casos, um nacional e outro internacional, com os quais abrimos o Expresso Diário de hoje.

Por cá, quem está na ribalta é a anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerquecontratada pela Arrow, uma empresa britânica que comprou outra empresa que teve negócios com o Banif quando Maria Luís era ministra. Por entre discussões e acusações sobre legalidade e de ética - ou falta dela -, o PS puxa agora os novos patrões de Maria Luís para o inquérito ao Banif, requerendo à comissão de inquérito que sejam ouvidos os gestores da empresa britânica, como conta o Filipe Santos Costa.

No estrangeiro, o caso do dia é a detenção do antigo Presidente Lula da Silva, devido aos fortes indícios de que recebeu dinheiro do esquema de corrupção da estatal brasileira de petróleos Petrobras, o caso Lava Jato. A Cristina Pombo conta o que se passou e como a detenção de Lulaameaça agora, como nunca o tinha feito antes, os próprios alicerces do Partido dos Trabalhadores, de Lula e da atual Presidente, Dilma Rousseff

Sabe quem é a figura pública de primeiro plano que diz que sente “a mesma frustração de um polícia que chega atrasado ao local do homicídio”? A resposta está na revista E de amanhã, cujo tema de capa é uma entrevista ao autor da frase, ogovernador do Banco de Portugal, Carlos Costa. NoDiário de hoje fazemos uma antecipação da entrevistado João Vieira Pereira, Pedro Santos Guerreiro e Ricardo Costa,com outras declarações do governador. "É importante um consenso nacional sobre a sustentabilidade da dívida", diz, nomeadamente.

E sabe quem é a figura pública que diz que entre si e Rui Moreira “ não há mercearia eleitoralista”? É Manuel Pizarro, vereador do executivo liderado por Rui Moreira, que se apresenta amanhã como candidato único à maior Federação Distrital do PS, a do Porto. A Isabel Paulo conta o que se passa e o que não vai passar-se em 2017: Pizarro já anunciou que não se recandidata às próximas autárquicas e que o PS/Porto poderá mesmo apoiar Moreira.

Já que estamos em maré de frases e de citações, mais uma: sabe quem diz que “hoje temos na televisão pessoas obcecadas, cegas, acéfalas e mal educadas”? O autor é uma das figuras que mais nos tem aparecido na televisão nos últimos 12 anos: o comentador desportivo mais amado/criticado do país, Rui Santos, que lança o livro “Mentira$ Futebol Clube” e com quem a Mariana Cabral falou.

No Diário de hoje publicamos ainda uma análise das recentes eleições no Irão, que representaram um ponto de viragem... com algumas reticências, como diz a Margarida Mota. Nestas 10ª eleições legislativas da era revolucionária no Irão há pela primeira vez uma perda de influência dos conservadores e um reforço dos moderados e reformistas, mas…

Na opinião, o Nicolau Santos, o Henrique Monteiro e oDaniel Oliveira escrevem sobre o caso Maria Luís-Swaps-novo emprego e o Henrique Raposo explica porque é que “O Reino Unido precisa de nós, nós precisamos do Reino Unido”.

Temos ainda as habituais propostas culturais e de lazer das sextas-feiras, com as Sugestões de Cultura e o Log Out. E, hoje, falamos-lhe também de um livro sobre as 50 melhores tascas de Lisboa, com cujo autor a Katya Delimbeuf falou.

Amanhã há semanário nas bancas (e na capa da revista E está o código que lhe permite ler gratuitamente o Diário durante toda a próxima semana), as Escolhas do Editor do melhor que foi publicado esta semana no Expresso Diário e, claro, o Expresso Online, sempre em atualização.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, que pode ser numa tasca, a ver o Sporting-Benfica e os comentários do Rui Santos
LER O EXPRESSO DIÁRIO
POLÉMICA
PS puxa patrões de Maria Luís para o inquérito ao Banif
PARLAMENTO Socialistas apresentaram esta tarde novo requerimento na comissão de inquérito para que sejam ouvidos os gestores da Whitestar Asset Solutions, a empresa que teve negócios com o Banif e foi comprada pela Arrow, o novo empregador da ministra
Lava Jato atingiu Lula mas ondas de choque podem chegar a Dilma
DETIDO O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva foi detido, devido a fortes indícios de que recebeu dinheiro desviado da Petrobras. O caso de corrupção conhecido por Lava Jato ameaça agora os alicerces do Partido dos Trabalhadores, de Lula e da atual Presidente, Dilma Rousseff
"É importante um consenso nacional sobre a sustentabilidade da dívida"
"É importante um consenso nacional sobre a sustentabilidade da dívida"
Caso Maria Luís
Nicolau Santos, Henrique Monteiro e Daniel Oliveira escrevem sobre a polémica
PORTO
Pizarro: "Entre mim e Rui Moreira não há mercearia eleitoralista"
RUI SANTOS
"Temos na TV pessoas obcecadas, cegas e acéfalas"
LAZER
Rali das tascas em versão maratona
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue