|
|
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
|
|
|
Rui Moreira não pede desculpa ao alcaide de Vigo. Cada vez mais cancros tratados no privado. Museus e preservativos |
|
|
Boa tarde,
No Expresso Diário desta sexta-feira a Isabel Paulo conta como está a troca de galhardetes entre os presidentes da câmara do Porto, Rui Moreira, e de Vigo, Abel Caballero, por causa dos voos da TAP para aquelas duas cidades. O edil galego cortou relações e exigiu um pedido de desculpa a Moreira, por aquilo que considera “declarações miseráveis” do autarca português. Rui Moreiradiz que não vai pedir desculpa e que não reage à decisão de Caballero.
Outro dos temas com mais destaque nesta edição está o trabalho da Vera Lúcia Arreigoso sobre o cancro. Fique a saber que há cada vez mais portugueses com cancro tratados só nos hospitais privados (só nos de Lisboa são tratados em média 3 mil doentes oncológicos por ano). O trabalho explica porquê.
Por causa do vírus zika, o Papa Francisco voltou a falar no uso do preservativo. E o que acontece sempre que um Papa o faz é que… é notícia de primeira página e dá polémica. Mas, como conta a Rosa Pedroso Lima, isso nunca mudou uma vírgula na doutrina da Igreja Católica.
Em destaque ainda, no Diário desta sexta-feira<.
- um artigo da Alexandra Carita no qual explica porque é queos dois museus da Gulbenkian vão fundir-se e porque é que isso é importante para a arte moderna e contemporânea (e não só) em Portugal ;
- outro artigo, da Alexandra Simões de Abreu, sobre os mais recentes desenvolvimentos do julgamento dos 15 ativistas angolanos acusados de atentar contra o Estado, que oTribunal Provincial decidiu hoje manter em prisão domiciliária
- o resultado de uma conversa da Ana Soromenho com Mário Cruz, o fotógrafo português que acaba de ser premiado no World Press Photo, de quem publicamos quatro das fotografias do trabalho premiado (cujo objetivo é, segundo o autor, “mudar as coisas no Senegal”) e otestemunho do autor sobre cada uma delas
- e a análise da Elisabete Tavares ao que se passou desde ontem no caso dos lesados do BES-Banco de Portugal. O Governo decidiu intervir e houve hoje uma reunião técnica entre o Banco de Portugal, o Governo e CMVM. Mas asolução para resolver o problema dos lesados do BES está nas mãos do Governador Carlos Costa, cada vez mais pressionado a demitir-se.
- na véspera das primárias republicanas na Carolina do Sul, o Luís M. Faria faz o ponto da situação da corrida às presidenciais e faz o perfil do candidato democrata Bernie Sanders, perguntando: “Depois do primeiro negro, o primeiro judeu? (Ou a primeira mulher?)”
- Na opinião temos o Nicolau Santos a explicar “Porque é que Carlos Costa deve demitir-se”; o Henrique Monteiro a escrever sobre “Rui Moreira, a TAL, a TAP e o Porto” (se não sabe o que é a TAL o melhor é ler…); o Henrique Raposo a perguntar “Porque é que não falamos das FP-25 de Abril?” e oDaniel Oliveira a falar de “Eutanásia: recuperar a incerteza da morte”.
Por hoje é tudo. Não se esqueça que amanhã há semanário nas bancas, com mais e boas notícias (e a revista E, em cuja capa está o código que lhe permitirá ler gratuitamente o Expresso Diário durante toda a próxima semana), as Escolhas do Editor, com os melhores trabalhos que fomos publicando ao longo desta semana no Diário, e o Expresso Online, em atualização permanente.
Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, quer vá para o Porto quer para Vigo ou para outra qualquer paragem.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário