|
|
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
|
|
|
Bom dia, Depois de uma semana em que a crise política parece ter finalmente serenado um pouco, com a posse do novo Governo liderado por António Costa e o trocar de "casacos" entre oposição e situação, vale a pena espreitar o texto da Cristina Figueiredo sobreo 13º primeiro-ministro dos últimos 40 anos em Portugal. António Costa tem um longo percurso de cargos políticos e públicos mas este texto ajuda a perceber um pouco melhor quem é, como pensa e atua o homem que nos vai governar nos próximos tempos.
De atualidade política nacional ficamos por aqui nesta seleção do Expresso Diário (se for à edição semanal do Expresso deste sábado garanto-lhe que fica de barriga cheia neste aspeto: a solução que a esquerda está a estudar para a devolução da sobretaxa; como Cavaco estudou todos os cenários pós-eleitorais, menos o que aconteceu; a entrevista de Jerónimo em que o líder do PCP dá luz verde à aprovação do OE 2016 e em que abre a porta à sua saída do partido.
Esta foi uma semana em que aproveitámos várias efemérides e datas redondas para textos sobre acontecimentos e figuras marcantes: -Lembrámos os 40 anos do 25 de Novembro, com a ajuda da historiadora Maria Inácia Rezola; - A teoria da relatividade geral de Albert Einstein faz cem anos e o Virgílio Azevedo escreve sobre um "Einstein Superstar"; -A revolução da Praça Maidan mudou o rosto da Ucrânia e foi precisamente há dois anos que começaram os protestos;
Fomos ainda saber como Portugal está a ajudar a combater o Estado Islâmico, formando militares iraquianos. Olhamos para as memórias do escritor Luandino Vieira e analisamos areviravolta política na Argentina.
Finalmente, dois temas de sociedade: a moda dos alojamentos locais, cuja nova lei surgiu há um ano, e que já levou ao registo de 21 mil casas. Portugal é aliás hoje em dia dos países em maior destaque no Airbnb. E odesperdício zero, uma organização não governamental que já conseguiu recuperar de organismos públicos, restaurantes e hotéis mais de dois milhões de refeições, que dessa forma serviram para ajudar os mais necessitados.
1. QUEM É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO? António Costa, o homem que se recusa a acreditar nos impossíveis. “Sou teimoso e persistente. Não desisto com facilidade”, costuma dizer de si próprio. Aos 54 anos, António Luís Santos da Costa chega ao lugar que já foi de Mário Soares, António Guterres e José Sócrates.
2. 25 DE NOVEMBRO DE 1975 O dia que ficou conhecido por ter sido marcado por um golpe militar da esquerda radical, travado a tempo e horas pelos oficiais moderados, não pode ser entendido como um acontecimento isolado. A historiadora Maria Inácia Rezola faz a sua contextualização à luz dos meses que se seguiram à Revolução de Abril e aqueles que antecederam a aprovação da Constituição.
3. LUANDINO POLÉMICO O escritor angolano Luandino Vieira lançou na Gulbenkian os seus “Papéis da Prisão”, um volume de quase 1100 páginas e que inclui um diário no Tarrafal. O diário de José Luandino Vieira, dos seus mais de onze anos de prisão, reúne, para além do diário, inúmeros apontamentos e diversa correspondência trocada com familiares e amigos. Foram escritos na cadeia da PIDE em Luanda e no campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, em cadernos sempre com o mesmo título: “Ontem, Hoje, Amanhã”, uma forma de manter viva a chama da esperança no futuro e na liberdade.
4. GUERRA AO TERRORISMO Como está Portugal a combater o Estado Islâmico? Sempre acima dos 40 graus, 30 militares portugueses apoiaram (e continuam a apoiar) a formação de centenas de soldados iraquianos no campo de treino de Besmayah, Bagdade. E daqui vão combater o autoproclamado Estado Islâmico. A comandar o primeiro destacamento de seis meses, entretanto rendido, esteve o major de infantaria Paulo Lourenço. Em entrevista concedida ao Expresso já no Centro de Tropas Comandos, na Carregueira, passou em revista a missão.
5. TURISMO. A NOVA MODA DO ALOJAMENTO LOCAL A nova lei fez esta semana um ano e continua a merecer críticas do setor hoteleiro. Associação do alojamento local saúda o diploma, mas considera que há ainda "arestas a limar". Este sábado, na revista E, leia a reportagem sobre o Airbnb, o site que pôs milhões de pessoas em todo o mundo a dormir em casa de estranhos
6. ALIMENTAÇÃO Desde a criação do movimento Zero Desperdício, em 2010, foram recuperadas 2,2 milhões de refeições que iriam parar ao lixo. Com a iniciativa, o Estado poupou 5,5 milhões de euros. Tudo começou com uma petição, lançada em 2010, para alterar a lei que proibia a doação de refeições. Hoje, cerca de 2,2 milhões de refeições são recuperadas de restaurantes, instituições, supermercados, hotéis e empresas, e distribuídas por 1616 famílias, alimentando cerca de oito mil pessoas.
7. EINSTEIN SUPERSTAR Esta semana celebraram-se os 100 anos da apresentação pública da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que aconteceu na Academia Prussiana das Ciências, em Berlim, a 25 de novembro de 1915. A famosa teoria mantém-se atual e cientistas de todo o mundo, incluindo de Portugal, continuam a basear–se nela para investigarem os segredos do cosmos.
8. ARGENTINA: QUEM É O EMPRESÁRIO QUE DERROTOU KIRCHNER Mauricio Macri é o novo Presidente da Argentina e o terceiro não peronista a conquistar o poder desde o fim da ditadura militar, em 1983. A sua não foi uma vitória fácil: tendo ganho as eleições com uma vantagem de apenas quatro pontos, não conta com a maioria de deputados e senadores que lhe permitiriam prescindir da negociação. Esta será a chave do seu mandato num país descontente e dividido.
9. UCRÂNIA, DOIS ANOS DEPOIS Esta semana assinalam-se dois anos desde o início da revolução na Ucrânia, que alterou por completo o país. A nova ordem que os ucranianos queriam contra a corrupção não chegou, como conta ao Expresso uma das manifestantes da Maidan. Mas a guerra no leste do país e a tentativa de aproximação ao Ocidente vão mantendo este Presidente e o Governo de pé
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário