Enquanto dormia
França, Alemanha e EUA reagiram aos ataques russos na Síria, contra o ISIS - ontem lançados sem pré-aviso e atingindo alguns civis. E reagiram assim: EUA apoia ataques russos desde que visem jihadistas. Mas relembra que Assad tem que sair. A Alemanha pede esclarecimentos russos e MNE francês revela que ataques podem não ter atingido o "Daesh".
Mahmoud Abbas foi à ONU pedir o reconhecimento total à Palestina enquanto Estado. No dia em que a bandeira do país foi pela primeira vez içada na sede da organização, o discurso do líder palestiniano ameaçou deixar de respeitar os acordos com Israel - caso o Estado judaico mantenha a construção de novos colonatos na Cisjordânia ocupada.
Os benfiquistas agradeceram ao jovem Gonçalo e à referência Gaitán a
primeira vitória em Espanha desde há 33 anos. O 2-1 ao Atlético de
Madrid não foi só uma boa surpresa - foi deu também aos encarnados a
liderança na Champions. O Diogo Pombo tem uns pormenores para lhe contar.
Quem fez história esta noite foi Ronaldo, que virou o jogador com mais golos da história do Real Madrid. A pergunta (e a recolha do melhor desses golos) é também do Diogo Pombo: "E agora Ronaldo, o que te falta?" A campanha
Eleições. Oito cenários para o dia seguinte (alguns são o caos). Eis
um guia para se preparar para a noite eleitoral. Feitas as contas, são
oito os cenários pós-eleitorais com que temos de contar, com várias
subdivisões. E algumas saídas surpreendentes pelo meio - algumas com
registo histórico passado. Para apimentar a leitura, deixei-lhe o grau de risco e de probabilidade de cada cenário.França, Alemanha e EUA reagiram aos ataques russos na Síria, contra o ISIS - ontem lançados sem pré-aviso e atingindo alguns civis. E reagiram assim: EUA apoia ataques russos desde que visem jihadistas. Mas relembra que Assad tem que sair. A Alemanha pede esclarecimentos russos e MNE francês revela que ataques podem não ter atingido o "Daesh".
Mahmoud Abbas foi à ONU pedir o reconhecimento total à Palestina enquanto Estado. No dia em que a bandeira do país foi pela primeira vez içada na sede da organização, o discurso do líder palestiniano ameaçou deixar de respeitar os acordos com Israel - caso o Estado judaico mantenha a construção de novos colonatos na Cisjordânia ocupada.
Quem fez história esta noite foi Ronaldo, que virou o jogador com mais golos da história do Real Madrid. A pergunta (e a recolha do melhor desses golos) é também do Diogo Pombo: "E agora Ronaldo, o que te falta?" A campanha
No registo das 15 perguntas eleitorais, a Catarina Falcão falou com alguns investidores internacionais e com empresários portugueses, questionando se "Precisamos mesmo de uma maioria absoluta para evitar nova instabilidade?". As respostas indicam que não - mas mostram duas grandes preocupações de quem olha para o país antes de investir.
Cruzando com isto tudo, vale a pena conhecer as últimas sondagens: até aqui, a coligação terá uma vantagem (algures entre 5 e 12 pontos face ao PS). Falando delas, temos uma polémica sobre sondagens, levantado por uma candidata do Livre que recebeu um telefonema precisamente para um inquérito. Ora veja o que ela conta.
O que lembra uma notícia da noite: Isto é tudo muito bonito mas... o Ricardo Araújo Pereira apoia o Livre.
Agora uma reportagem: O que esperam os amigos do Syriza nestas legislativas? Um tornou-se amigo (mas manteve as distâncias). O outro anda desiludido. Há, no entanto, quem se tenha mantido fiel. No caminho para as legislativas, como andam os amigos do Syriza em Portugal? O Miguel Santos andou pelas ruas com Catarina Martins, Rui Tavares e Joana Amaral Dias e conta-lhe o que ouviu.
O dia de ontem fechou com Passos a dizer que não fará “birra” e com Costa a negar o “caos” (se o PS vencer sem maioria), sem repetir o 'não' a um orçamento da direita maioritária (o filme do dia está aqui, com a síntese em pontos).
E hoje? O jornal i cita Francisco Assis dizendo que "não, não" será candidato à liderança do PS - num cenário de derrota, claro, que já começa a agitar o partido. E é com essa história que abrimos o liveblog do dia de hoje.
Já com um olho nas presidenciais, veja o que disse ontem Rui Rio (que visitou Passos e Portas); e o que Sérgio Sousa Pinto, do PS, disse sobre Sampaio da Nóvoa (aviso: estas declarações podem ferir suscetibilidades dos apoiantes dos ex-reitor).
Fecho este bloco voltando a uma notícia de que lhe falei ontem, o acordo com os 11 mil enfermeiros - que vão ter, confirmámos já, um aumento de 180 euros/mês. Chegados aqui, o Miguel Santos escreveu este texto que vale a pena ler: #governobom? 13 problemas antigos resolvidos antes das eleições.
Outras histórias do dia
Mantenha atenção ao que se passa no BPI: o conselho de administração do banco aprovou uma solução para a filial do banco português em Angola, o BFA, de forma responder às exigências do Banco Central Europeu - e a afastar as incertezas que têm penalizado o banco. A ideia é destacar negócio em bolsa ou ceder a maioria, como explicam aqui o Edgar Caetano e a Ana Suspiro. Mas ceder a quem? A Isabel dos Santos, que esta manhã se mostra disponível para reforçar no Económico e DN. Na bolsa, o banco está a reagir bem.
Ontem, três bancos portugueses viram o seu rating cortado por uma agência de rating. Um deles é o Novo Banco.
Viro a página para a Saúde, devido a um estudo apresentado ontem com uma conclusão curiosa: diz que as barreiras de acesso ao SNS não aumentaram durante a crise - e que a maior dificuldade dos portugueses continua a ser no acesso a medicamentos.
Na Educação, atenção a um ranking simpático (mas com um pequeno erro): O Times Higher Education coloca sete universidades portuguesas entre as melhores do mundo. Mas esquece que o Técnico já está integrado na maior Universidade de Lisboa (e coloca-o acima desta).
Retenha também esta notícia do DN: um estudo anota que as cantinas escolares não cumprem as recomendações sobre alimentação que são sugeridas pelo próprio Estado. Têm bolos e doces a mais, fruta a menos. Nota: o estudo foi feito no Grande Porto.
Na polémica da Volkswagen, o Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o caso. O JN acrescenta que os governos francês e espanhol vão pedir a devolução de descontos fiscais feitos às marcas envolvidas - mas que o Governo português não deu semelhante passo. Hoje o tema vai a discussão em Bruxelas.
Os nossos Especiais
Taxas próximas de zero. Descubra os produtos de baixo risco mais generosos. Enquanto não é lançado o novo produto de aforro para particulares, prometido pelo Governo, o David Almas foi descobrir os melhores produtos de poupança de baixo risco para o seu dinheiro - com as contas bem feitas.
As regras da pensão de alimentos mudam hoje. Mas mudam em quê? Os pais que pagam uma pensão de alimentos aos filhos menores estão obrigados, agora, a cumprir esse pagamento por mais sete anos. Mas em que casos se aplica a alteração à lei? Explicador na hora certa, pela Maria Catarina Nunes.
Oliver Stone reescreve a História – outra vez. Uma visão inovadora sobre a política americana ou uma sucessão de teorias da conspiração? O Observador pré-publica um capítulo do polémico "A História não contada dos Estados Unidos", de Oliver Stone, contando a sua versão dos factos do 11 de setembro. Na entrada, contamos-lhe como o livro foi recebido nos EUA - como aquele título do New York Times que começa assim: "Oh não!". Notícias surpreendentes
Coisas úteis: conhece o truque para evitar que o fio do carregador se estrague? Aqui está um que descobrimos ontem.
Novidades no Facebook: não tarda nada vai poder trocar a sua foto de perfil por um... vídeo. Vai arriscar?
Para pais (e filhos também): quando começa a escola voltam os... piolhos. Deixe lá, são coisas inevitáveis. Serão mesmo?
E mais este: sabe que espasmos são aqueles antes de adormecer? Aqui está a explicação.
Para eles, sobretudo para eles, descobrimos o ranking das mulheres mais sexy do ano (lindas, em várias categorias).
Para elas (mas com interesse deles), a Ana Dias Ferreira preparou um guia para as novidades de beleza, de maquilhagem a perfumes, passando por cremes "fita-cola".
Para todos: estreia hoje o novo filme de Ridley Scott. Chama-se "Perdido em Marte" e vem mesmo a bater certo com a atualidade. Um regresso pela porta grande, segundo o nosso Eurico.
Hoje foi assim, amanhã há mais. Até lá nós estaremos sempre por aqui, para lhe contar tudo sobre a reta final das legislativas - mas mais, muito mais do que isso.
Tenha um dia feliz, produtivo. E uma noite descansada, com boas leituras.
até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook
no Twitter
por e-mail
Leia as últimas
======================
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário