|
|
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
|
|
|
Bom dia,
O Governo tomou ontem posse, embora tenha prazo de vida curto e morte já previamente decretada. Passos coelho e restantes 16 ministros e 36 secretários de Estado vão apresentar o seu programa daqui a nove dias no Parlamento mas este deverá ser chumbado pela esquerda unida. Assim haja, como tudo indica, o tal acordo de esquerda estável e para uma legislatura. Nos próximos dias vamos ter seguramente muitas notícias, muitas análise e opiniões. Deixo-lhe uma sugestão diferente. Um artigo em que pode ficar a saber quais foram os governos que mais e menos duraram na democracia, quais os primeiros-ministros mais tempo no cargo, quais os ministros e secretários de Estado que mais tempo estiveram em funções, ou ainda quais dos atuais governantes têm mais experiência governativa e quais são os caloiros.
Fora da política, não esquecemos a polémia em torno de Luaty Beirão e outros ativistas políticos detidos em Luanda. A crise dos refugiados. Ou o alerta vermelho que a OMS lançou sobre os riscos para a saúde de carnes processadas e carnes vermelhas.
Falamos ainda do caso Sócrates, do percurso de Ricardo Mealha, de casos de homens que optam por ficar em casa para as mulheres seguirem as suas carreiras. E fomos falar com a Mayra Andrade.
Aqui ficam nove textos publicados ao longo dos últimos cinco dias no Expresso Diário e que hoje pode ler, ou reler.
Quem foi ministro mais tempo? E quais os governos que duraram menos? Ao longo de 40 anos de democracia, mais de 900 pessoas já passaram pelos governos, seja como ministros seja como secretários de Estado. Na semana em que tomou posse d XX Governo Constitucional, que se arrisca a ser o mais curto de sempre, olhamos para números e curiosidades à volta dos executivos.
Despacho acusa ativistas de quererem criar Governo de Salvação Nacional O despacho de pronúncia do Tribunal Provincial de Luanda, a que o Expresso teve acesso, acusa os 15 ativistas angolanos em prisão preventiva de quererem criar um governo de salvação nacional, no qual Luaty Beirão seria Procurador-Geral da República. Um texto que vale a pena ler na semana em que o luso-angolano abandonou a greve de fome que durava há mais de um mês.
Sócrates apanhado em escutas antes de haver Operação Marquês O empresário Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, estava a ser investigado no caso Monte Branco quando foram interceptadas conversas com o ex-primeiro-ministro sobre o apartamento que este ocupou em Paris quando deixou o governo.
Em busca de (nova) vida As vagas de refugiados e migrantes são cíclicas desde o início dos tempos, por todo o mundo. Contamos as primeiras perseguições e migrações em grande escala na Europa, que começaram logo com o antissemitismo do século XIII.
O longo e mortífero século XX Se o refugiado do século XIX tinha uma origem distinta do do século XXI, o desespero e o sonho de uma vida melhor são os mesmos. A História demonstra que as fronteiras nunca foram portas encerradas, e o século XXI não será diferente.
Dieta mediterrânica para combater os riscos da carne Frutas, legumes e cereais são a base de uma alimentação saudável. A dieta mediterrânica, classificada como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, é a resposta da Direção Geral de Saúde e dos nutricionistas ao alerta feito pela OMS de que as carnes processadas e as carnes vermelhas são potencialmente cancerígenas.
Os homens também têm os seus pequenos segredos. Limpinhos Há uma semana contámos a história de Andrew e Anne. Ela saiu de casa para ficar famosa, ele ficou com os filhos e segurou as pontas do lar. A experiência foi dura, mas eles viveram para a partilhar. Em Portugal, depois de ler este pequeno conto sem fadas, houve quem se identificasse e generosamente aceitasse revelar as dificuldades do quotidiano nas trincheiras familiares.
Ricardo Mealha: Um espírito livre e apaixonado Foi um artista gráfico que conquistou um lugar de topo nacional ao criar uma linguagem nova, glamorosa, sofisticada. Ricardo Mealha morreu na última semana, com 47 anos. Cúmplices de vida e de trabalho recordam-no.
Mayra Andrade: “A tradição tem um peso” Mayra Andrade mudou-se de armas e bagagens para Lisboa no momento em que já pensa num novo álbum. É um dos nomes do Misty Fest 2015. Nós fomos entrevistá-la.
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário