sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 11 DE SETEMBRO DE 2015


publicidade


358



11 Set 2015

José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
A chegada de 40 sírios ao "sonho alemão" e Governo continua a reunir-se durante a campanha

Boa tarde,

A campanha começa, mas o Governo não para. Ao contrário do que aconteceu noutras campanhas eleitorais, mantêm-se os habituais conselhos de ministros das quintas-feiras. Serão mais curtos, mas há sempre coisas “a despachar”, diz o Governo. A Ângela Silva conta os quês e porquês e diz que não deverá haver grandes novidades mas próximas três quintas-feiras, mas relembra casos do passado (como o dos sobreiros de Benavente) em que as coisas não foram bem assim.

”De onde vim não existe vida”, “Só quero viver em paz o tempo que me restar desta vida”, disseram dois sírios de Aleppo ao nosso enviado à Europa Central, João Duarte Santos, que acompanhou a última etapa do caminho de mais de um mês de um grupo de 40 sírios até à Alemanha, aonde sonhavam chegar e onde sonham poder viver.

A pizza entregue na casa de Sócrates que foi uma brincadeira mas valeu 2,3 milhões, como conta o Adriano Nobre, e a explicação dos cortes do ministério da Educação que vão deixar de fora pelo menos 2.500 alunos de música, pela Luciana Leiderfarb, são outros dois temas nacionais do Diário de hoje.

No noticiário internacional, a Cristina Peres e a Ana França contam como a eleição de um novo líder (cujo nome será conhecido amanhã) poderá mudar o futuro político dos trabalhistas britânicos e o Pedro Cordeiro relembra o atentado (11 de setembro) que milhões viram em direto e que tornou o mundo muito mais perigoso.

Na opinião, os temas de hoje são bem diversificados, todavia bem atuais. O José Gomes Ferreira escreve sobre “a esmagadora herança de José Sócrates”, o Daniel Oliveira diz que “os taxistas têm razão” e o Henrique Raposo analisa “o mal europeu: islamitas versus nacionalistas”. Publicamos, ainda, um artigo do secretário executivo da Comissão Económica para África da ONU, Carlos Lopes, sobre os “migrantes africanos: o volte-face?”.

Como sempre às sextas-feiras, lembro que amanhã é dia de semanário - e portanto de revista E, em cuja capa tem o código que permitirá ler o Diário durante toda a semana. No site, além do noticiário fresquinho, terá as escolhas do editor de oito dos melhores temas que o Diário publicou esta semana. E não se esqueça que agora também pode acompanhar a atualidade no Whatsapp e no Snapchat do Expresso.

Boas leituras, bom resto de dia e um excelente fim de semana


Ler o EXPRESSO DIÁRIO


publicidade
Publicidade

GOVERNO

Campanha eleitoral não trava Conselhos de Ministros das quintas-feiras

NADA NA MANGA, DIZ O GOVERNO Durante as três semanas em que Passos e Portas andarão a percorrer o país, poderão ser presididas por um ou por outro. Reuniões serão “mais curtas”, mas há sempre coisas para “despachar”


A chegada de 40 sírios ao ““sonho alemão”

REPORTAGEM MULTIMÉDIA A Alemanha é o destino final para milhares de migrantes e refugiados que procuram uma vida melhor na Europa. O Expresso acompanhou um grupo de 40 sírios na última etapa de um caminho que começou há mais de um mês


Uma pizza que valeu 2,3 milhões

Uma pizza que valeu 2,3 milhões

José Gomes Ferreira

A esmagadora herança de José Sócrates
 
Henrique Raposo

O mal europeu: islamitas versus nacionalistas
 
Daniel Oliveira

Os taxistas têm razão
 
REINO UNIDO

Amanhã há novo líder trabalhista. E o futuro político do Labour pode mudar

EDUCAÇÃO

Concurso polémico deixa de fora pelo menos 2500 alunos de música

11 DE SETEMBRO

O atentado que milhões viram em direto (e que tornou o mundo mais perigoso)

ENTREVISTA

Mohsen Makhmalbaf: “Queria mudar o mundo pelas armas. Agora, quero mudá-lo com a câmara”

FESTIVAL DE VENEZA

Quem vai ganhar o Leão de Ouro? 

====ANTÓNIO FONSECA====

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue