Caros Amigos:
Porventura, alguém neste País, com responsabilidades governamentais, ter-se-á recordado desta data?
Duvido.
Pelo menos até este momento em que estou a escrever (10/8/2015) ainda não vi, nem ouvi falar desta efeméride, quiçá, uma das mais importantes para os Portugueses.
Se ainda fosse vivo, talvez o Prof JOSÉ HERMANO SARAIVA, já tivesse falado na TV nacional (de serviço público...) e recordado esta efeméride de 630 anos.
Infelizmente, estamos num País em que os Governantes e candidatos, estão mais preocupados com as eleições legislativas e para a Presidência da República; com "tricas" e "cartazes", "politiquices" e "insultos"; com "futebois"; com "festivais", etc., etc., e a TV (de serviço público) se preocupa mais em apresentar todos os dias após o Telejornal, os casos importantíssimos do PREC (que só interessam a meia dúzia de sobreviventes do 25 de Abril - pois a maioria esmagadora dos seus intervenientes já morreu ou está mais para lá do que para cá -), passados 42 anos.
Bem, adiante ... que atrás vem gente.
Eu (e tenho a certeza, que muitos portugueses) preferimos lembrar-nos destas efemérides que consideramos muito mais importantes do que as revoluções - que podem ter o seu interesse momentâneo quando se efectivam, para algumas pessoas (não para a maioria do povo, seja em que país for...) e, apenas durante algum tempo, conforme se comprova pela História.
Assim, dado que 630 é um número significativo de anos (e além disso, o mais certo é não poder vir a celebrar os 650 anos) resolvi colocar aqui umas fotos de quadros que foram publicadas na História de Portugal - (Col. ALFA) compilada por JOSÉ HERMANO SARAIVA, e, ainda de um desenho de Nun'Álvares Pereira (Santo NUNO DE SANTA MARIA).
É uma pequena homenagem que presto aqui no meu blog.
Estas fotos não têm grande qualidade, mas foi o que pude arranjar. Desculpem-me e Obrigado pela vossa atenção.
ANTÓNIO FONSECA
Nota: Este texto é para ser publicado no dia 14 de Agosto
Sem comentários:
Enviar um comentário