Hora de Fecho: Expropriação de bens para travar a corrupção
Hora de Fecho: Expropriação de bens para travar a corrupção
Conselho Superior do Ministério Público elogia propostas da maioria, do PCP e do BE sobre o crime de enriquecimento ilícito, mas sugere soluções cíveis para que o processo seja mais rápido.
Ministro da Defesa da Grécia lança um alerta: "Se eles [os líderes europeus] nos atacarem, iremos atacá-los também a eles". Como? "Uma onda humana vai migrar para Berlim", diz Panos Kammenos.
O consórcio ENI/Galp vai investir mais de 100 milhões de dólares no primeiro poço de pesquisa em águas profundas em Portugal, ao largo de Sines. Hipótese de sucesso é inferior a 20%.
Apesar da nova contribuição estar aprovada, o presidente da Galp diz que "ninguém acredita que isso pode acontecer". A empresa cumpre as leis do país, mas também as usa para defender os seus direitos.
Uma queixa apresentada por vinte fundos de investimento e de pensões, com o objetivo de obter a anulação da resolução aplicada ao BES, foi recusada pela justiça da União Europeia.
Portugal d eixa assim de ser o único país da Europa ocidental com valores de incidência de tuberculose superiores aos 20 novos casos por 100 mil habitantes.
Stephanie Sigman nasceu no México em 1987 e é a nova Bond Girl em "SPECTR E", o 24º filme do espião inglês, que tem Daniel Craig como protagonista. O Observador lembra outras nove.
Atenas tem de amortizar dívida ao FMI este mês e refinanciar dívida de curto prazo no merc ado e está a ficar sem dinheiro. Mais de 500 milhões foram pagos pela banca grega em comissões ao Estado.
Entre os 20 eurodeputados que apelam à conferência sobre reestrutura� �ão das dívidas soberanas, estão três portugueses do PS, PCP e Bloco de Esquerda.
Dos nove encontros da jornada, cinco conseguiram fazer sair o cartão vermelho do bolso dos homens do apito. No total foram nove as exp ulsões, um recorde até agora neste campeonato.
Opinião
José Manuel Fernandes
O problema de Passos não é moral: cometeu erros, corrigiu-os, falta pedir desculpa. O problema é político: perdeu autoridade. Mas não se confunda a gravidade do caso com os escândalos que nos rodeiam.
Rui Ramos
O problema de Costa é que, cada vez mais, parece o candidato da instabilidade e da incerteza. Quem quer arriscar o emprego, a pensão e as poupanças para assistir à aventura de um governo de Costa?
Mário Amorim Lopes
Se existe uma lição a retirar tanto da análise de Vítor Bento, como do paralelo entre Seia e Gouveia, é que nenhum artifício monetário ou fiscal consegue resolver problemas da economia real.
António Carrapatoso
Será Costa capaz de mudar o rumo às coisas, saberá reconhecer e assumir os erros do passado - de Sócrates, seus, do partido -, terá uma visão para o país e a persistência e a coragem para a defender?
Paulo de Almeida Sande
E se a saída da Grécia for do interesse de todos, se contar com o beneplácito dos restantes governos europeus e até (o que seria bizarro) das instituições europeias?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
==============
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário