quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

OBSERVADOR - NOTÍCIAS - 10 de Dezembro de 2014

360º‏

360º

Observador (newsletters@observador.pt)
 
 
09-12-2014
 
 Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com



360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormiaO Eurogrupo decidiu prolongar por mais dois meses o programa de resgate da Grécia. A troika considera que o orçamento de 2015 tem um buraco de mais de dois milhões de euros.
No que respeita a Portugal, mantiveram-se as perspetivas diferentes sobre o orçamento do Governo: a Comissão Europeia e os ministros das Finanças do euro céticos, Maria Luís Albuquerque firme no entendimento de que as medidas chegam para cumprir os objetivos.

Ainda na Europa, nota para o acordo sobre o próximoorçamento comunitárioapós meses de negociação entre os eurodeputados, a Comissão e o Conselho.

Uma nota extracomunitária para lhe dizer que o furacão Hagupit, que desde sábado atravessa as Filipinas, causou já 27 mortos. É provável, segundo a Cruz Vermelha, que este número suba nos próximos dias, à medida que as operações de rescaldo cheguem aos locais mais atingidos.

Já agora, um registo com valor histórico: o FBI desconfia que uma sua antiga funcionária, do escritório de Nova Iorque, estava envolvida num plano preparado pelo IRA para matar a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher durante uma deslocação à América.

Informação relevantePor esta hora está a começar a audição de Ricardo Salgado na comissão de inquérito ao caso BES. O banqueiro não quis falar com a porta fechada, pelo que o Observador está a seguir tudo ao minuto neste liveblog.
Antes, já tínhamos preparado este guião com as 13 perguntas essenciais a que o banqueiro deve responder;
tínhamos também lembrado o Código de Conduta do BES, que proibia prendas a colaboradores acima de 250 euros;
publicámos ainda o célebre Protocolo Ricciardi, o documento de novembro de 2013 com que José Maria Ricciardi tentou destituir Salgado.
Hoje, dia em que também ele vai à Comissão, DN e TSF dão conta de uma outra carta, de maio último, em que Ricciardi reporta ao Banco de Portugal o envolvimento de Ricardo Salgado num processo de falsificação de contas na ESI desde 2008.
O dia, como vê, promete ser muito quente.

No caso Sócrates, uma novidade via Público: João Perna, o motorista do ex-primeiro-ministro, está aparentemente disponível para novo interrogatório, depois de se ter sabido que se recusou a prestar esclarecimentos quando foi detido. João Perna estará já separado de Carlos Santos Silva, com quem partilhou a cela por dois dias, garante o Correio da Manhã.

No dia em que assinala a luta contra a corrupção, o DN e o Público dão conta de um abaixo-assinado, assinado por 90 dos 110 investigadores e quadros de chefia da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, falando de uma "dramática" falta de meios materiais e humanos para a investigação deste crime. A boa notícia do dia, neste particular, é a iniciativa de uma associação que criou um site para que as denúncias possam ser feitas na maior discrição.

Num país cada vez mais cheio de casos em investigação, deve destacar-se o trabalho do Público que nos dá o outro lado de um caso polémico, o dos vistos Gold. O jornal foi ver os casos em que efetivamente este instrumento serviu para criar emprego, tendo descoberto três casos destes - um dos quais em Paredes, um concelho com elevada taxa de desemprego.

Esta manhã há ecos ainda de um aviso de greve, vindo do sindicato dos pilotos da TAP, contra a privatização em curso da companhia aérea; também de um alerta da CIP, contra o aumento previsto para janeiro do pagamento por horas extra;
e ainda de uma hesitação do Presidente da República em promulgar o diploma que revê os suplementos salariais na função públicaque estará a ser negociado entre São Bento e o Palácio de Belém, segundo conta o Jornal de Negócios. Matérias, claro, em que teremos de nos manter atentos.

Os nossos especiaisSuerte entre dos. Stanley Ho, um dos homens mais ricos do mundo; Manuel dos Santos, um dos toureiros mais marcantes que o mundo conheceu. Entre eles estava uma mulher: Clementina Ângela, “Tininha”, era a mulher que dava sorte, conta-nos a Hena Matos.

Chegou ao fim, 12 anos depois. Não será de todo uma história de amor, a da missão portuguesa no Afeganistão, ao serviço da NATO. Mas ficaram muitas histórias de amizade e, talvez, de uma certa "genética militar portuguesa". E isso será o quê? Foi essa a missão da Rita Dinis, que nos entregou esta reportagem.

Notícias surpreendentesUm homem roubou uma estátua avaliada em 500 mil euros enquanto visitava o museu italiano Galleria Nazionale d'Arte Moderna - aparentemente saindo com ela debaixo do casaco. A obra roubada é uma escultura que data no fim séc. XIX, vista como uma peça-chave do fim do impressionismo.

Impressionismo? E se lhe dissesse que a Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa quer introduzir, a partir de 2015,os matraquilhos no desporto escolar e universitário? Parece que os primeiros contactos começaram a ser feitos em todo o país junto das câmaras municipais - com certeza tendo o apoio das associações de estudantes.

Para fechar, que tal uma lista de sites que podem mudar a sua vida? O Observador andou a navegar pela net e encontrou estes exemplos que podem pelo menos ajudar a variar. A lista inclui um extra: e que tal não fazer nada por dois minutos?

Por aqui me despeço, com os habituais desejos de um dia bom, produtivo e de sorriso aberto.
Nós por aqui estaremos, a seguir a atualidade a par e passo - sobretudo isto.
Até já!


 





Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2014 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue