quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NOTÍCIAS - OBSERVADOR - 360º - 19/11 - 20 de Novembro de 2014


360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormiaCoreia do Norte ameaçou fazer um novo teste nuclear em resposta à aprovação de uma resolução da ONU que apela ao Tribunal Penal Internacional que julgue o país por “crimes contra a humanidade”. O regime de Kim Jong-un fala de um “ato de agressão dos Estados Unidos”, que pretende "derrubar o Estado socialista”.

Duas pessoas morreram na Universidade da Florida, levando as autoridades a pedir aos alunos que ficassem nos quartos enquanto a "situação perigosa" não estivesse sob controlo. Não há ainda mais detalhes sobre o que aconteceu.

Em Nova Iorque, pelo menos sete pessoas morreram já com a tempestade de neve que se abateu sobre o estado. O dia de hoje não se prevê mais fácil.

A jihadista de 19 anos que foi resgatada pela mãe, de que lhe falei aqui ontem, foi detida quando chegou ao aeroporto de Schipol, na Holanda. A jovem tinha-se juntado à organização terrorista em fevereiro deste ano, depois de se apaixonar pelo jihadista Omar Yilmaz, um dos milhares de combatentes a servir o EI na Síria e no Iraque.

Informação relevanteComeçam a perceber-se melhor (nalguns casos) os dias que antecederam a separação do BES em dois. A documentação que chegou à comissão de inquérito, a que o Observador teve ontem acesso, mostram que Carlos Costa esteve convencido de que a situação no banco era "robusta" quase até ao fim.
Ontem, na audição, a ministra Maria Luís Albuquerque atirou para o BCE e para o governador a responsabilidade única pela solução encontrada. Reconheceu, porém, que Vítor Bento lhe "perguntou" se seria possível uma recapitalização com fundos públicos na semana da queda do banco - o que até agora não tinha sido dito.
Pela documentação entregue, sabe-se também que a CMVM pediu ao Governo uma lista e todas as pessoas envolvidas na resolução, para investigar uma possível fuga de informação (desvalorizada pela ministra das Finanças).
A CPI faz hoje uma pausa nas audições, que são retomadas na próxima semana.

Agora, as polémicas com dinheiros públicos. A TVI acusa a RTP de ter oferecido 18 milhões de euros pela transmissão dos jogos da Liga dos Campeões nos próximos três anos - 40% acima da proposta da própria TVI. A estação pública diz que é menos, o Governo não quer ser envolvido e o novo Conselho Geral Independente não se pronuncia.
A par disto, foram ontem revelados os salários de Paolo Pinamonti, consultor artístico do São Carlos, e à maestrina Joana Carneiro, da direção do teatro nacional: 32 mil euros anuais e 36 mil, respetivamente. O PS não contesta os valores, mas contesta a situação contratual de Pinamonti.

Um salto à Operação Labirinto, para lhe dar conta da manchete do DN: a PJ escutou durante quase um ano conversas do ex-diretor do SEF, Manuel Palos, tendo ouvido vários pedidos (de políticos, magistrados, altos quadros do Estado) para que agilizasse a emissão de vistos Gold ou a renovação de passaportes. Diz o jornal que Palos respondia "à portuguesa", isto é, agilizava. Sem contrapartidas.
A SIC acrescenta que as suspeitas se alargam a vistos concedidos a cidadãos líbios e chineses e o JN que o esquema de fraude detetado pela PJ envolvia também a Casa da Moeda (link ainda não disponível).
Hoje Paulo Portas vai ao Parlamento defender a sua dama, os vistos Gold, aparentemente munido de comparações com outros modelos europeus em vigor. Vital Moreira, até maio eurodeputado socialista, defende que seja constituída uma comissão independente para avaliar estes vistos, mas acha que a reflexão deve ser feita a nível europeu. E não é o único a pedi-lo, diz o Público.

A discussão pública continua também à volta do braço de ferro entre o Governo e a Galp (também a REN), sobre a taxa aplicada à energia. O Observador está a acabar um texto que lhe explica o porquê deste conflito, que já há muito se prolonga. Segundo o Negócios, o caso pode prolongar-se uns seis anos em tribunal.

Há outra queixa a caminho, mas contra as taxas aeroportuárias cobradas em Lisboa. As companhias aéreas querem travar a subida prevista para 2015, prevista desde o acordo de privatização da ANA para quando existir aumento de tráfego.

Notícias surpreendentesOs rituais secretos de iniciação da máfia italiana foram filmados pela polícia italiana e mostram novos membros a prestarem um juramento de fidelidade: “De agora em diante não serão os outros homens a julgar-vos, serão vocês a julgar-se a vocês próprios”. Ontem foram detidos 40 suspeitos - o mundo já não é seguro nem para eles.

Falando em vigilância, proponho um olhar para a Google. É sabido que a gigante das telecomunicações consegue localizar o nosso mais ínfimo movimento, mas nem todos saberão que nóstambém podemos conhecer em detalhe o que a Google sabe de nós. Vigilância a mais? Olhando para o lado positivo, pode ser também uma garantia de que ninguém está a usar a nossa conta indevidamente, como aqui pode perceber.

Um alerta para fãs de sms ou de chats via telefone: escrever mensagens pode ser tóxico para a sua coluna. Um perigo ou boa publicidade ao Google Glass?

Hoje fico-me por aqui.
Desejo-lhe um dia feliz, sempre que quiser na nossa companhia. Basta clicar aqui, em observador.pt

Até já!




 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2014 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue