quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NOTÍCIAS DA AGÊNCIA FIDES - 5 de Novembro de 2014

Logo Agenzia Fides
FIDES NEWS 
05-11-2014
Todo o material publicado é enviado sob licença Creative Commons e pode ser utilizado livremente na condição de que seja citada a Agência Fides como fonte.
NewsAg?ncia Internacional FIDES
ÁFRICA/GANA - Bispos pedem para “adiar a Copa da África por causa do risco Ebola”
Acra (Agência Fides) - Os Bispos de Gana pediram à Confederation of African Football (CAF) que adie o torneio da Copa das Nações Africanas 2015 (African Cup of Nations- AFCON 2015), que se deveria realizar no próximo outono, em Marrocos, por causa da pandemia de Ebola, que atinge alguns países do oeste da África. 
“Como membros da Conferência Episcopal de Gana, acompanhamos com muito interesse e atenção os debates em relação ao possível adiamento da AFCON 2015 em função da ameaça de difusão do vírus Ebola na África ocidental e em outros lugares, e chegamos à conclusão de que não seria prudente realizar a competição bienal no próximo ano”. É o que afirma em uma carta Dom Joseph Osei-Bonsu, Bispo de Konongo-Mapong e Presidente da Catholic Bishops’ Conference, dirigida à CAF, responsável pela organização do evento, e cuja cópia foi recebida pela Agência Fides.
Gana, junto com a África do Sul, foi indicada como uma alternativa possível a Marrocos, país onde em janeiro deveria se realizar o evento esportivo, mas pediu para adiá-lo devido à questão Ebola. A CAF, no entanto, respondeu que não vai adiar a African Cup of Nations e deu prazo até o dia 8 de novembro às autoridades marroquinas para que confirmem ou não a sua disponibilidade de promover o torneio em seu território. A África do Sul já disse que não está disponível a hospedar o evento, ao contrário de Gana, cujo Ministro do Esporte afirmou que seu país está pronto para sediar a AFRCON 2015.
Os Bispos, porém, recordam que “faltam só dois meses e meio para o início da competição e francamente pensamos que, à parte as preocupações de saúde, não poderemos realizar todas as providências logísticas e infra-estruturais necessárias para seu início”.
A carta se encerra lembrando que a Organização Mundial da Saúde afirmou que Gana e outros 14 países são “prováveis destinos da doença” e, portanto, o eventual campeonato aumentaria o risco de contágio por causa do afluxo de visitantes estrangeiros e aglomerações de massa. (L.M.) (Agência Fides 4/11/2014)
ÁFRICA/QUÊNIA - O conforto da Igreja às vítimas do atentado na área do lago Turkana
Nairóbi (Agência Fides) – 22 pessoas morreram no atentado contra um contingente da polícia perpetrado por um grupo armado nas primeiras horas da manhã de 1° de novembro em Kapedo, na área do lago Turkana, norte do Quênia. Dentre as vítimas, 20 são policiais e 2 são civis. O sacrifício dos policiais foi recordado em 2 de novembro por Dom Salesius Mugambi, Bispo de Meru e Capelão das forças da Polícia do Quênia, durante a Missa para os agentes de segurança, que se realiza anualmente no início de novembro.
“Rezemos pelas almas dos agentes da polícia mortos enquanto faziam o seu dever” disse Dom Mugambi, segundo informa a Catholic News Agency for Africa. O Bispo exortou os quenianos a viver em paz, superando as divisões tribais e políticas, porque “cada um de nós foi criado à imagem de Deus”.
O Vice-Presidente William Ruto agradeceu Dom Mugambi pelo conforto espiritual oferecido às famílias e colegas dos oficiais mortos e declarou que o governo fará tudo o que puder para deter as violências. 
A área do lago Turkana está há anos no centro de tensões e violências entre grupos de pastores Samburu e Turkana, com roubos e furtos de gado. A tensão aumentou ainda com o tráfico de armas clandestinas que provêm dos Estados confinantes. Em 2012, cerca de quarenta policiais perderam a vida em um atentado semelhante ao de sábado passado (veja Fides 13/11/2012). (L.M.) (Agência Fides 4/11/2014)
ÁSIA/PAQUISTÃO - Dois cristãos queimados vivos em uma fornalha, acusados de blasfêmia
Lahore (Agência Fides) – Um casal de cristãos, Shahzad, de 26 anos, e Shama, 24, foi queimado vivo por um grupo de muçulmanos provenientes de cinco aldeias no Sul de Lahore (província de Punjab), que acusavam os dois de cometer blasfêmia por ter queimado páginas do Alcorão. É o que comunica à Agência Fides o advogado cristão Sardar Mushtaq Gill, defensor dos direitos humanos, que foi chamado por outros cristãos e se dirigiu ao local do trágico evento, a aldeia “Chak 59”, nas redondezas da cidade de Kot Radha Kishan, no sul de Lahore. Os dois, que trabalhavam em uma fábrica de argila, foram sequestrados e retidos durante dois dias, a partir de 2 de novembro, dentro da fábrica. Esta manhã, às 7h, foram empurrados para dentro da fornalha na qual os tijolos são cozidos. 
Como explicou à Fides o advogado Gill, o episódio incriminado, ou seja, a presumível blasfêmia, refere-se à recente morte do pai de Shahzad. Dois dias atrás, Shama, limpando a casa do homem, pegou alguns objetos pessoais, papeis e documentos que julgava inúteis, e os queimou. Segundo um muçulmano que assistiu ao episódio, a fogueira continha páginas do Alcorão. O homem espalhou a notícia nas aldeias vizinhas e uma multidão de mais de 100 pessoas levou os dois jovens como reféns. Esta manhã, o caso teve o trágico epílogo. A polícia, avisada por outros cristãos, interveio constatando a morte e prendendo, no primeiro interrogatório, 35 pessoas. O advogado Gill diz à Fides: “É uma verdadeira tragédia; é um ato bárbaro e desumano. O mundo inteiro deve condenar firmemente este episódio, que demonstra como aumentou a insegurança para os cristãos no Paquistão. É suficiente uma acusação para ser vítima de uma execução. Veremos se alguém será punido por este homicídio”. (PA (Agência Fi des 4/11/2014)
ÁSIA/PAQUISTÃO – O cristão Sawan Masih, condenado à morte por blasfêmia, reza e continua confiante
Lahore (Agência Fides) – Sawan Masih, cristão condenado à morte injustamente por blasfêmia, que desde abril de 2014 aguarda a sentença de morte no cárcere de Faisalabad, permanece confiante em sua libertação e salvação. É o que diz, em nota enviada à Agência Fides, o cristão Joseph Francis, líder da ONG CLAAS (Centre for Legal Aid Assistance & Settlement) que acompanha os casos de cristãos discriminados e perseguidos no Paquistão. Francis encontrou Masih na prisão: o homem reiterou a sua inocência, se disse desiludido com o andamento da justiça até agora e expressou preocupação por sua esposa e filhos. 
“Infelizmente os extremistas estão se tornando poderosos. Por vezes até os tribunais e a polícia ficam impotentes, como recentemente aconteceu no caso de Asia Bibi”, comentou à Fides Joseph Francis. Masih transcorre a maior parte do seu tempo rezando: reza todas as manhãs por seus advogados e por todas as vítimas da blasfêmia. Como refere Francis, “Masih recorda também os juízes na sua oração diária, para que Deus infunda neles coragem, e possam aplicar a verdadeira justiça em suas decisões”. No entanto, o homem expressou plena confiança, “justiça será feita e ele poderá abraçar novamente a sua família”.
“Agradeço a todos os que estão rezando por mim e pela minha família e peço a todos que continuem rezando por mim. Deus me conhece, sabe que sou inocente e me dará a liberdade”, disse Masih.
Sawan Masih foi acusado de blasfêmia em março de 2013. Depois do seu caso, mais de 178 casas do bairro cristão Joseph Colony em Lahore foram incendiadas por uma multidão de muçulmanos. Na primavera passada, ele foi condenado à morte por blasfêmia (veja Fides 4/4/2014), enquanto nenhum muçulmano ainda foi punido pela devastação. (PA) (Agência Fides 4/11/2014)
ÁSIA/ÍNDIA - Os Bispos: “Com o silêncio, o governo se torna cúmplice dos ataques às minorias”
Nova Délhi (Agência Fides) – “O novo governo do líder nacionalista Narendra Modi não é abertamente contras as minorias, mas estamos tristes e preocupados com o que está acontecendo na Índia: o governo não diz e não faz nada para deter os grupos religiosos da direita nacionalista que atacam as minorias. Deste modo, se torna cúmplice”: é o que afirma num colóquio com a Agência Fides pe. Charles Irudayam, Secretário executivo da Comissão “Justiça, paz e desenvolvimento” da Conferência Episcopal da Índia, expressando a visão dos Bispos indianos.
“No Estado de Chattisga
ÁSIA/IRAQUE - A igreja de Santo Efrém em Mossul pode ser transformada em breve em mesquita
Mossul (Agência Fides) – Na cidade norte-iraquiana de Mossul, desde junho passado sob controle dos jihadistas do Estado Islâmico (IS), a igreja sírio-ortodoxa dedicada a Santo Efrém foi esvaziada de sua decoração interna e vozes insistentes que circulam na rede via internet afirmam que o local de culto cristão poderia ser transformado em mesquita. Imagens fotográficas, divulgadas online também através do site www.ankawa.com, mostram os bancos e outros móveis retirados da igreja e colocados à venda como mercadoria na área diante do local sagrado.
Segundo algumas informações nas redes sociais, a retirada da decoração seria a prova de que os milicianos do Estado Islâmico se preparam para transformar a igreja em mesquita. Outras fontes contatadas pela Agência Fides interpretam o saque de Santo Efrém de modo diferente: os jihadistas do IS, sentindo como iminente uma ofensiva militar para libertar Mossul, estariam intensificando seus roubos nos edifícios públicos e privados antes de predispor a resistência. 
Em julho, os milicianos do Califado escolheram a igreja de Santo Efrém como sede do Conselho de estado dos mujahidin. A cruz em cima da cúpula foi retirada. Em 9 de setembro passado, os ataques aéreos realizados para atingir o reduto dos jihadistas do Califado Islâmico danificaram gravemente alguns edifícios adjacentes à igreja de Santo Efrém e à igreja sírio-católica dedicada a São Paulo, também ela situada no chamado “bairro da polícia”. (GV) (Agência Fides 4/11/2014).
ÁSIA/TURQUIA – Aumentam as escolas cristãs subsidiadas pelo Estado
Ankara (Agência Fides) – São 55 as escolas pertencentes a fundações e instituições ligadas às comunidades cristãs presentes na Turquia já autorizadas a receber apoio financeiro do Estado. Destas, 36 pertencem à comunidade armênia, 18 à comunidade grega e um jardim de infância pertencente à comunidade sírio-ortodoxa. Às escolas ligadas às comunidades cristãs se adicionam 5 instituições de ensino pertencentes à comunidade judaica. O dado foi divulgado pelos responsáveis da Direção da Educação Nacional e foi lançado por fontes locais, com o intuito de conscientizar as autoridades turcas para os direitos das minorias religiosas. 
Em setembro de 2013, um dossiê editado pela Fundação Social e Econômica da Turquia (Tarih Vakfi) contava apenas 22 escolas pertencentes a minorias religiosas em todo o país (veja Fides 24/9/2013). Na Turquia, 1.894 escolas pertencentes às comunidades minoritárias eram 6.437. O número caiu drasticamente para 138 nos primeiros anos após a fundação da República da Turquia, quando a política nacionalista do Comitê de União e Progresso, que tem como objetivo construir e impor o modelo único do «cidadão turco», começou a apoiar a política de expulsão dos grupos minoritários. A mentalidade nacionalista também via as escolas de minorias como fatores que dificultam o processo de homologação. (GV) (Agência Fides 4/11/2014).
AMÉRICA/ARGENTINA - Dois mil professores de escolas secundárias reunidos para o XII Fórum de Educação
Buenos Aires (Agência Fides) - Haverá cerca de 2 mil entre diretores e professores de escolas secundárias que se reunirão em 5 de novembro para participar do XII Fórum de Educação, cujo tema será "Educação: uma paixão que se renova". Os trabalhos serão abertos com a palestra do Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Mario Aurelio Poli. A seguir, os pronunciamentos do Presidente da Academia Nacional de Educação, Pedro Luis Barcia, e do Diretor do Centro de Estudos de Políticas Públicas, Gustavo Iais. Serão realizadas conferências simultâneas sobre onze temas atuais na educação. 
Organizado pela Arquidiocese de Buenos Aires através da "Vicaría de Educación", o Fórum prevê a participação de professores de diferentes disciplinas do ensino secundário: matemática, língua e literatura, ciências sociais e naturais, educação física, educação artística, línguas, informática, formação religiosa, física, psicologia e comunicação. O Fórum se tornou um evento tradicional que oferece, livre e gratuitamente, formação e atualização aos professores. (SL) (Agência Fides 04/11/2014)
ÁFRICA/UGANDA – Renúncia do Bispo de Lugazi e nomeação do sucessor
Cidade do Vaticano (Agência Fides) – O Santo Padre Francisco, em 4 de novembro de 2014, aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Lugazi (Uganda) apresentada por Dom Matthias Ssekamanya, conforme o cânone 401 § 1 do Código de Direito Canônico. O Papa nomeou Bispo de Lugazi (Uganda), Dom Christopher Kakooza, até agora Bispo titular de Case di Numidia e Auxiliar da Arquidiocese de Campala. (SL) (Agência Fides 4/11/2014)
Mais informa?es: http://www.fides.org
Logo Agenzia Fides


******************************************


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue