Hora de Fecho: A Alemanha, 25 anos depois do Muro
De "paciente europeu" a "motor" da Europa, a Alemanha ultrapassou os problemas criados pela reunificação e tornou-se a mais importante economia comunitária.
Tomando Berlim Leste e a RDA como ponto de partida, António Araújo preparou uma bibliografia indispensável que vai muito além da Ostalgie. Até ficamos a saber o que pensava Saramago deste "socialismo"
Eurico de Barros escolheu dez filmes que mantêm viva a memória de como era Berlim dividida e a antiga RDA comunista. O mais antigo é de 1963, o mais recente de 2012. Uma cinematografia indispensável.
Quem visitar Berlim para conhecer a memória da RDA não precisa de andar apenas por museus - pode também comer num restaurante e dormir num hotel que simulam a realidade do tempo do comunismo.
No editorial do Avante!, o PCP considera que o fim do Muro representou a destruição das "realizações económicas, sociais e culturais de mais de 40 anos de poder dos trabalhadores" na ex-RDA.
Antigo líder da URSS disse este sábado em Berlim que a Europa arrisca ter uma posição enfraquecida e que o Ocidente se aproveitou de forma errada do enfraquecimento da Rússia.
A chanceler alemã tinha 35 anos quando se deu a queda do Muro de Berlim e, ao contrário do habitual, decidiu contar como viveu o acontecimento na Alemanha de Leste, onde morava.
Até às 15h00 de domingo há registo de 180 infetados. Francisco George disse que estão a ser recolhidas amostras para análise em diversos locais. Já morreram quatro pessoas de Legionella.
João Pires está internado em Vila Franca de Xira desde quarta-feira. Vive na Póvoa de Santa Iria e desconhece como foi infetado. Equipa da Direção Geral de Saúde está em campo.
Opinião
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
©2014 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Observador (newsletters@observador.pt)
***************************************
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário