sexta-feira, 20 de julho de 2018

CALOUSTE GULBEKIAN - Morte em 1955 - 20 DE JULHO DE 2018

Calouste Gulbenkian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)

Calouste Gulbenkian
Գալուստ Սարգիս Կիւլպէնկեան
Calouste Gulbenkian
Nascimento23 de março de 1869
Turquia Üsküdar[1]
Morte20 de julho de 1955 (86 anos)
Portugal Lisboa
OcupaçãoEngenheiro e empresário
Calouste Sarkis Gulbenkian, em arménioԳալուստ Սարգիս ԿիւլպէնկեանGCC (Üsküdar23 de março de 1869 — Lisboa20 de julho de 1955), foi um engenheiro e empresário arménio otomano naturalizado britânico (1902), activo no sector do petróleo e um dos pioneiros no desenvolvimento desse sector no Médio Oriente.[2][3] Foi também um mecenas, tendo dado um grande contributo para o fomento da cultura em Portugal. A sua herança esteve na origem da constituição da Fundação Calouste Gulbenkian.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu numa família de abastados comerciantes arménios de Istambul. O seu pai importava querosene da Rússia.
Estudou em Marselha e em Londres, no King's College, onde obteve o diploma de Engenharia (1887).
Fez uma viagem à Transcaucásia em 1891, visitando os campos petrolíferos de Baku. Aos 22 anos de idade, publicou o livro La Transcaucasie et la Péninsule d'Apchéron - Souvernirs de Voyage, do qual alguns capítulos foram publicados numa revista que chegou às mãos do ministro das Minas do governo otomano.[4] Gulbenkian foi por este encarregado de elaborar um relatório sobre os campos de petróleo do Império Otomano, em especial na Mesopotâmia.
Negociador hábil e esclarecido, perito financeiro de grande categoria, Gulbenkian negociou contratos de exploração petrolífera com os grandes financistas internacionais e as autoridades otomanas, fomentando a exploração racional e organizada desta fonte de energia emergente. A indústria internacional dos petróleos começava a tomar forma no fim do século XIX. Gulbenkian organizou o grupo Royal Dutch, serviu de ligação entre as indústrias americanas e russas e deu o primeiro impulso à indústria na região do Golfo Pérsico.
Durante a Primeira Guerra Mundial sugeriu em França a criação de um gabinete para controlo do petróleo, o Comité Générale du Pétrole, chefiado por Henri Bérenger.[5] Ao serviço deste comité, obteve êxito para um seu plano: pelo Tratado de San Remo (1920), a França ganhou à Grã-Bretanha o direito a administrar os interesses do Deutsche Bank na companhia de petróleo turca (os ingleses faziam-no desde 1915).
Em 1928, desempenhou papel fulcral nas negociações multipartidas entre grandes empresas internacionais para a divisão da então Turkish Petroleum Co., Ltd. (hoje a Iraq Petroleum Co., Ltd.) entre a Anglo-Persian Oil Co. (hoje a BP), a Royal Dutch Shell Group, a Companhia Francesa de Petróleos e a Near East Development Corp. (metade da Standard Oil e metade da Socony Mobil Oil). A cada uma coube 23,75% do capital e, a Calouste Gulbenkian, 5%. Este facto originou que Gulbenkian ficasse conhecido na indústria do petróleo como "o Senhor Cinco por Cento". A riqueza que acumulou permitiu-lhe satisfazer a paixão pelas obras de arte.
A 28 de Fevereiro de 1950 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.[6]

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

Em 1892 desposa em Londres Nevarte Essayan, tal como ele natural de Cesareia e descendente de família arménia nobre e abastada. Do casamento nascem dois filhos Nubar Sarkis (1896-1972) e Rita Sirvarte (1900-1977).
O filho de Rita Sirvarte, Mikhael Essayan (1927-2012), foi Presidente honorário da Fundação, e o seu filho Martin Essayan – bisneto de Calouste Gulbenkian – é, actualmente, administrador da Fundação, responsável pelas actividades na Grã-Bretanha e na República da Irlanda, e também pelo Serviço das Comunidades arménias.

Coleccionador de arte[editar | editar código-fonte]

Calouste Gulbenkian foi um amante de arte e homem de raro e sensível gosto, além de reunir uma extraordinária colecção de arte, principalmente europeia e asiática, de mais de seis milhares de peças.
Na arte europeia, reuniu obras que vão desde os mestres primitivos à pintura impressionista. Uma parte desta colecção esteve exposta por empréstimo, entre 1930 e 1950, na National Gallery (Londres) em Londres, e à Galeria Nacional de Arte em Washington, DC.[7] Figuram na colecção obras de CarpaccioRubensVan DyckRembrandtGainsboroughRomneyLawrenceFragonardCorotRenoirBoucherManetDegasMonet e muitos outros.
Além da pintura, reuniu um importante espólio de escultura do antigo Egiptocerâmicas orientais, manuscritos, encadernações e livros antigos, artigos de vidro da Síriamobiliário francês, tapeçarias, têxteis, peças de joalharia de René Laliquemoedas gregas, medalhas italianas do Renascimento, etc. Quando de sua morte, em 1955, a sua coleção de obras de arte estava avaliada em mais de 15 milhões de dólares.
Foi desejo de Gulbenkian que a colecção que reuniu ao longo da vida ficasse exposta num mesmo local. Assim é, em Lisboa, desde Junho de 1960. Em 1969 foi inaugurado o edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian (que acolhe os serviços centrais da Fundação, 2 auditórios, salas de conferências e 2 espaços expositivos) e o Museu, onde se encontra esta colecção permanente. Em 1983 foi inaugurado o Centro de Arte Moderna, no mesmo parque junto à Praça de Espanha onde se localizam todos esses edifícios.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Tal como soube reunir uma enorme fortuna ao longo da vida, Gulbenkian soube distribuí-la em testamento com generosidade. Na caridade, deixou verbas para especial protecção das comunidades arménias, que à altura não tinham asseguradas as necessidades básicas pelas organizações internacionais. Foi benfeitor do Patriarcado Arménio de Jerusalém. Como era devoto da Igreja Arménia, fez construir em Londres a Igreja de São Sarkis, dedicado à memória dos seus pais e onde se encontram as suas cinzas.
Em Abril de 1942, entrou em Portugal pela primeira vez, convidado pelo embaixador de Portugal em França. Inicialmente, Lisboa seria apenas uma escala numa viagem a Nova Iorque, mas o empresário adoeceu e acaba ficando mais tempo do que planeara, agradado com a paz que em Portugal se vivia durante o conflito que devastava o resto da Europa. Sentindo-se bem acolhido, estabeleceu residência permanente em Lisboa, no Hotel Aviz. Acabou por se instalar definitivamente até à sua morte em 1955.
O testamento, datado de 18 de Junho de 1953, criou a fundação com o seu nome que ficou herdeira do remanescente da sua fortuna, e que tem fins caritativos, artísticos, educativos e científicos, elegendo Portugal para a sua fixação - agradecendo, postumamente, o acolhimento que teve num momento crítico da história da Europa e sabendo o respeito que em Portugal haveria pelo escrupuloso cumprir da sua vontade.

Recolha através da WIKIPÉDIA  

por  

ANTÓNIO FONSECA

DIA DO AMIGO - 20 DE JULHO DE 2018

Dia do Amigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No BrasilUruguai ,Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.[1][2]

Origem[editar | editar código-fonte]

Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.
A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto PinascoParaguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".[3]

Resolução das Nações Unidas[editar | editar código-fonte]

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade.[1] A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, apesar de não ser instituído por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril.[4] No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados[5][6] e municípios.[7][8].

Referências

PAREDES - FERIADO MUNICIPAL - 20 DE JULHO DE 2018

Paredes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paredes (desambiguação).
Paredes
Brasão de ParedesBandeira de Paredes
Paredes, estação do caminho de ferro. 1930.jpg
Paredes, estação do caminho de ferro. 1930
Localização de Paredes
GentílicoParedense
Área156,76 km²
População86 854 hab. (2011)
Densidade populacional554,1  hab./km²
N.º de freguesias18
Presidente da
câmara municipal
André José dos Reis Duarte Serra (PS)
Fundação do município
(ou foral)
1836
Região (NUTS II)Norte
Sub-região (NUTS III)Área Metropolitana do Porto
DistritoPorto
ProvínciaDouro Litoral
OragoDivino Salvador
Feriado municipalSegunda-feira após o 3º Domingo de Julho - Divino Salvador
Código postal4580-130 Paredes
Sítio oficialwww.cm-paredes.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg
Paredes é um concelho da região norte de Portugal, que em 2013 passou a integrar a Área Metropolitana do Porto. Em 2011 residiam no concelho 86.854 pessoas, e é um dos concelhos mais jovens do país. A sede do concelho é a cidade de Paredes.

História[editar | editar código-fonte]

O actual concelho de Paredes assenta no antigo concelho de Aguiar de Sousa, que data dos primórdios da Monarquia. O concelho de Aguiar de Sousa surgiu num pacto de povoamento de Vale do Sousa, tendo sido criado pelos meados do século XII. De facto, consta nas inquirições de 1258 mandadas fazer por D. Afonso III, conforme consta no fascículo II, Vol.I, do Corpus Codicum Latinorum. Aqui são referidas, também, algumas das actuais freguesias do concelho de Paredes, pertencentes ao então julgado de Aguiar de Sousa: Estremir, Crestelo, Vilela, Bendoma, Ceti, Gondalães, Veiri e Gandera. Aguiar de Sousa recebeu foral em 1269, confirmado em 1411 por D. João I e reiterado por D. Manuel I em 1513. Sensivelmente na mesma altura, Baltar recebia também a categoria de concelho. Baltar foi elevada a categoria de vila, passando assim a ter enormes direitos, só comparáveis às maiores povoações do reino. D. João V, a 6 de Março de 1723, confirmou esses privilégios.
Desde o Século XVI que Paredes se tornou na capital do concelho de Aguiar de Sousa, assumindo deste modo uma posição de destaque em relação à povoação de Aguiar de Sousa. Toda a importância então adquirida vai permitir a formação do concelho de Paredes quando da reorganização da divisão administrativa promovida por Passos Manuel, em 1836, em que foram extintos 498 concelhos, entre os quais constavam os de Baltar, Louredo e Sobrosa e criado o Concelho de Paredes. Este não manteve as 48 freguesias do extinto Concelho de Aguiar de Sousa, pois 25 foram distribuídas pelos Concelhos de Gondomar, Lousada, Valongo e Paços de Ferreira, ficando o Concelho de Paredes constituído por 23 das 24 freguesias atuais. Pois, em 1855, criou-se a freguesia de Recarei, a partir de vários lugares da freguesia da Sobreira.
Com esta configuração, Paredes passou a vila em 7 de Fevereiro de 1844, data do Alvará Régio de D. Maria II que elevava Paredes a essa categoria, com os correspondentes direitos e deveres por "a mesma povoação possuir os necessários elementos para sustentar com dignidade a categoria de vila".
O concelho de Paredes possui uma grande tradição na indústria do mobiliário, assegurando cerca de 30% da produção de mobiliário nacional.[1] Esta tradição de transformação da madeira começou em meados do século XIX, muito associada ao facto de existir uma floresta com diferentes espécies que forneciam a matéria-prima para o desenvolvimento desta atividade. É graças a isto que foram surgindo no século XIX os engenhos hidráulicos de serração, instalando-se ao longo dos cursos de água, um pouco por todo o concelho, ajudando desta forma na transformação dos toros de madeira em tábuas. Sendo no século XX que começam a desaparecer, dando lugar às serrações com caldeiras a vapor e posteriormente com o aparecimento da energia elétrica começam a surgir várias serrações por todo o concelho, sobretudo a norte.
A partir daqui a marcenaria assume-se cada vez mais como uma atividade predominante, passando de geração em geração. Uma das caraterísticas principais desta indústria é o facto de ser familiar, visto que todos trabalhavam nas pequenas oficinas que normalmente se localizavam no rés-do-chão das habitações. Os homens trabalhavam na oficina e as mulheres ajudavam na distribuição dos trabalhos pelos clientes. Desta realidade resultou a figura da carreteira/cadeireira que carregava à cabeça e às costas e a pé as peças de mobiliário para a estação de caminho-de-ferro e grandes centros como Porto, Valongo…
O contributo de capitais, graças ao regresso dos brasileiros de torna-viagem, nos finais do século XIX e início do século XX, permitiu o desenvolvimento desta indústria, desde logo pelo investimento direto (construção da 1º fábrica no concelho “A Boa Nova” em Vilela), a encomenda de mobiliário aos produtores locais e certamente pela influência que terão causado com os móveis e madeiras vindos do Brasil tornando-se numa fonte de inspiração para os nossos marceneiros.
Por tudo isto o Município de Paredes vê na indústria do mobiliário um eixo estratégico para a promoção e dinamização do concelho, tendo desenvolvido toda uma estratégia de marketing consolidada no evento internacional Art On Chairs, através do qual procurar dar conhecer esta tradição de saber-fazer aliada aos mais elevados padrões de design e inovação patentes nos produtos criados pelos nossos industriais.
A partir de 20 de Junho de 1991, Paredes ascendeu à categoria de cidade. A 26 de Agosto de 2003, foram elevadas a cidade as freguesias de Lordelo e RebordosaGandra também se tornou cidade com estatuto especial, em virtude de nela se situar um importante pólo universitário. O concelho de Paredes contém, deste modo, quatro cidades, sendo o concelho português com maior número de cidades.
Câmara Municipal de Paredes
 A 30 de Setembro de 2013 o concelho foi integrado na Área Metropolitana do Porto.

Educação[editar | editar código-fonte]

Com uma comunidade educativa que ronda os 14500 alunos, o município de Paredes enfrenta grandes desafios na sua política educativa, no âmbito das competências que têm vindo a ser transferidas da administração central para a administração local.
O ensino em Paredes encontra-se distribuído por 6 Agrupamentos (Daniel Faria Baltar, Cristelo, Lordelo, Paredes, Sobreira e Vilela), a escola secundária de Paredes, uma instituição de ensino superior (CESPU) e Centro de Formação Profissional das Indústrias da madeira e do mobiliário (CFPIMM).
Desde 2013 o Município de Paredes estabeleceu um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico do Porto e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras que se materializa numa cooperação estreita no sentido de criar as condições para disponibilizar no concelho de Paredes oferta formativa de nível superior na área da indústria do mobiliário, a licenciatura em Tecnologias da Madeira.

Recolha através da WIKIPÉDIA  

por  

ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue