sexta-feira, 20 de outubro de 2017

EXPRESSO DIÁRIO

1006
20 OUT 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
48% dos portugueses não confiam na Proteção Civil. O que diz o documento que os ministros terão este sábado na mesa
Boa tarde,

A maioria dos portugueses que responderam esta semana a um inquérito de opinião da Eurosondagem para o Expresso e a SIC dizem não confiar na Proteção Civil. A Mariana Lima Cunha dá os resultados da sondagem e faz o respetivo enquadramento.

Este sábado há Conselho de Ministros extraordinário, dedicado exclusivamente à questão das florestas. Neste Expresso Diário, a Carla Tomás e a Christiana Martins contam o que diz um dos principais documentos que os ministros terão em cima da mesa.

A primeira remessa do novo veículo produzido na fábrica da Autoeuropa de Palmela, o T-Roc, já seguiu para a Alemanha. São 1.800 veículos, embarcados em Setúbal, de onde partirá a partir de agora um navio por semana com T-Roc. O João Palma Ferreira dá os pormenores e indica que os carros exportados pela fábrica da Volkswagen estão prestes a atingir a marca dos 2 milhões.

Um dos maiores pianistas mundiais do momento é o britânico Benjamin Grosvenor. Foi o mais novo da história a apresentar-se nos BBC Proms e é o primeiro pianista britânico que a Decca contrata em seis décadas. Tem 25 anos – e já tem história. Inicia este sábado uma série de espetáculos em Portugal – e a Luciana Leiderbarf entrevistou-o.

O Prémio Leya 2017, o maior prémio literário português para um romance inédito, foi revelado esta sexta-feira. O vencedor é João Pinto Coelho, de 50 anos, arquiteto, que vive numa aldeia dos confins de Trás-os-Montes. O livro intitula-se “Os Loucos da Rua Mazur”, e é o segundo que escreve. A Ana Soromenho entrevistou-o.

Na opinião, o Nicolau Santos elabora sobre “A semana terrível de António Costa“ e o Henrique Monteiro sobre Monteiro “A demagogia dos independentistas catalães”, enquanto o Daniel Oliveira afirma que “Cristas, a única que ajudou Costa“ e o Henrique Raposo considera que “Obsceno é o silêncio do Bloco de Esquerda“.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, com confiança, sem obscenidades

Amanhã terá nas bancas mais uma edição do semanário, com muita e boa informação (e a oferta do segundo volume da Coleção Clássicos de Sempre, a obra de Camilo Castelo Branco “Coração, cabeça e estômago”)
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SONDAGEM
Maior parte dos portugueses não confia na Proteção Civil
Face à resposta do Estado no combate aos fogos, 48% dos inquiridos não confiam na Proteção Civil, indica sondagem feita na semana em que a ministra da Administração Interna e o presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil se demitiram
Aos 25 anos, ele é um pianista com história. O Expresso entrevistou-o
ENTREVISTA Benjamin Grosvenor é um dos melhores pianistas da sua geração. Foi o mais novo da história a apresentar-se nos BBC Proms e é o primeiro pianista britânico que a Decca contrata em seis décadas. Agora vem tocar a Portugal
O que diz o principal documento que ocupa a mesa do Conselho de Ministros deste sábado
O que diz o principal documento que ocupa a mesa do Conselho de Ministros deste sábado
Nicolau Santos
A semana terrível de António Costa
 
Daniel Oliveira
Cristas, a única que ajudou Costa
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
Henrique Monteiro
A demagogia dos independentistas catalães
 
AUTOMÓVEIS
Primeiros T-Roc fabricados em Palmela já seguiram para a Alemanha
LITERATURA
João Pinto Coelho, Prémio Leya. “Gosto de me divertir quando escrevo. Se não torna-se muito duro”
ARQUIVOS EXPRESSO
Cavaco Silva: “Iniciei um novo ciclo político”
#HASHTAG
#tecnologia. 7 dicas para vencer a dependência do telemóvel
ALGO ESTRANHO ACONTECE
Cidade descontinuada
CULTURA E LAZER
O fim de semana está servido: “Double or Nothing” e “On the Rocks”

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
INCÊNDIOS 
O Observador passou um dia com o Presidente da República a visitar algumas das zonas mais afetadas pelos incêndios. "Quero dar um abraço onde as pessoas sentem que ele é justo e solidário", disse.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Ordem dos Engenheiro diz que tem recebido muitas interpelações e garante: José Sócrates "não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros".
INCÊNDIOS 
O El País comparou os fogos na Galiza e em Portugal. O investimento feito na prevenção, as políticas e a profissionalização dos bombeiros são algumas das diferenças destacadas pelo jornal espanhol.
INCÊNDIOS 
A informação foi revelada pela irmã de Ronaldo no Facebook. 370 vítimas dos incêndios deste domingo tiveram os tratamentos médicos pagos pelo jogador. "E é isto. Boa noite", escreveu Katia Aveiro.
INCÊNDIOS 
Há fotos de Marcelo com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se tem emocionado é notícia. E é, sobretudo, imagem.
PRESIDENTE MARCELO 
A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais têm reagido às muitas imagens do Presidente da República.
ASTRONOMIA 
O cometa Halley vai acenar-nos ao longe. A chuva de meteoros oriónidas vai ocorrer na noite de sexta-feira para sábado e chega de madrugada ao pico máximo. O tempo não vai ajudar. Mas há alternativa.
PRESIDENTE TRUMP 
Há duas versões do quadro de Renoir. Uma está na Instituto de Arte de Chicago. A outra está na Trump Tower, em Nova Iorque. Qual delas é a verdadeira? Trump acredita que é a dele.
EXÉRCITO 
O Exército reconhece que, no Campo de Santa Margarida, há "pedaços de metal soltos" que são furtados durante a noite por "sucateiros". Só a área edificada está "fechada, vigiada e segura".
FUTEBOL 
Em 2012/13, na terceira passagem pelo Bayern, ganhou tudo e deu o lugar a Pep Guardiola. Saiu pela porta grande e prometeu fechá-la de vez. Aos 72 anos, voltou aos bávaros e já mexeu em seis regras.
FUTEBOL 
Hernán Barcos chegou ao Sporting com 31 anos, fez oito jogos incompletos e não marcou em 120 minutos. Foi dispensado e cedido. Agora, no Equador, é uma máquina de golos para todos os gostos.
Opinião

Rui Ramos
Houve quem tivesse notado que nenhum outro presidente da república fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao presidente.

Helena Garrido
António Costa é responsável por políticas que queremos e por isso a tragédia dos incêndios é também um peso para a nossa consciência. Fomos nós que escolhemos abandonar aquelas pessoas.

Diana Soller
Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.

Cristina Soutinho
Agora que se discute o orçamento de Estado, fica o apelo ao governo, aos partidos políticos e ao setor privado e empresarial para que apoiem as políticas nacionais direcionadas para a infância.

Paulo Tunhas
Há uma explicação para o grotesco. Costa ocupa simultaneamente dois cargos. Primeiro, é sócio-gerente da empresa Geringonça. Depois, é primeiro-ministro de Portugal. A ordem aqui não é arbitrária.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

Dose Extra de Fofura: 20 Lindos e Adoráveis Gatinhos!

Ah, gatos e gatinhos... quem não se encanta com esses peludos adoráveis? Eles podem ser corajosos e intimidadores, como mostra esse vídeo muito divertido, mas de fato são criaturas muito dóceis e amáveis. Essa compilação reúne 20 gatinhos tão lindos que você vai querer tê-los espalhados em todos os cômodos da sua casa. Prepare-se: trata-se de muita doçura e fofura reunida!
 
1. Este lindo gatinho está na hora do banho, limpando as patinhas!
2. E o olhar deste aqui? Que lindo!
 
3. Este aqui tem patinhas de tigre!
4. Posando para a foto mais fofa e perfeita de todas!
5. Um gatinho pronto para saltar!
6. Este bebezinho aqui adora o seu ursinho de pelúcia.
20 gatinhos fofos
7. Este gatinho sabe muito bem se camuflar com o que está ao redor.
20 gatinhos fofos
 
8. Uma adorável bola de pelos
20 gatinhos fofos
9. Este gatinho parece ter o melhor de todos os sonhos.
20 gatinhos fofos
10. Este gatinho pode ser pequeno, mas é 'malvado'
20 gatinhos fofos
11. Este pequeno felino adora ver tudo de ponta-cabeça!
20 gatinhos fofos
12. A melhor fantasia de Dia das Bruxas!
20 gatinhos fofos
13. Entre as bolhas
20 gatinhos fofos
14. 'O que é isso?'
20 gatinhos fofos
15. Este lindinho aqui parece estar preocupado...
20 gatinhos fofos
16. Chegamos?
20 gatinhos fofos
17. Dose dupla de fofura
20 gatinhos fofos
18. Como resistir?
20 gatinhos fofos
19. Escondido nas botas!
20 gatinhos fofos
20. Que vontade de apertar!
20 gatinhos fofos

VDZ

Chave do Milhão 20 Outubro de 2017 – Resultado Milhão


Posted: 20 Oct 2017 04:23 AM PDT
Veja o resultado do Milhão de hoje dia 20 de Outubro de 2017. Pronto para [Leia Mais]
O post Chave do Milhão 20 Outubro de 2017 – Resultado Milhãoaparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 20 Oct 2017 01:47 AM PDT
Há 4 meses atrás escrevia para a Agnes, hoje escrevo para as várias Agnes disfarçados [Leia Mais]
O post Não Culpem Os Bombeiros – «Carta escrita por um bombeiro»aparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 19 Oct 2017 12:50 PM PDT
O dono de um talho foi surpreendido pela entrada de um cão dentro da loja. [Leia Mais]
O post Cão inteligente aparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 19 Oct 2017 05:35 AM PDT
Um casal divulgou um vídeo nas redes sociais, onde é possível ver um objeto em [Leia Mais]
O post Ataque incendiário foi apanhado em flagrante em Pedrógão Pequeno! É preocupante como o fazem! aparece primeiro no Vai Dar Zebra.

VDZ

Chave do Milhão 20 Outubro de 2017 – Resultado Milhão


Posted: 20 Oct 2017 04:23 AM PDT
Veja o resultado do Milhão de hoje dia 20 de Outubro de 2017. Pronto para [Leia Mais]
O post Chave do Milhão 20 Outubro de 2017 – Resultado Milhãoaparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 20 Oct 2017 01:47 AM PDT
Há 4 meses atrás escrevia para a Agnes, hoje escrevo para as várias Agnes disfarçados [Leia Mais]
O post Não Culpem Os Bombeiros – «Carta escrita por um bombeiro»aparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 19 Oct 2017 12:50 PM PDT
O dono de um talho foi surpreendido pela entrada de um cão dentro da loja. [Leia Mais]
O post Cão inteligente aparece primeiro no Vai Dar Zebra.
Posted: 19 Oct 2017 05:35 AM PDT
Um casal divulgou um vídeo nas redes sociais, onde é possível ver um objeto em [Leia Mais]
O post Ataque incendiário foi apanhado em flagrante em Pedrógão Pequeno! É preocupante como o fazem! aparece primeiro no Vai Dar Zebra.

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue