sábado, 14 de outubro de 2017

EXPRESSO DIÁRIO Nº 1001

Publicidade
1001
14 OUT 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

Sócrates e o 31 em que está metido; Orçamento e o jogo-do-sobe-e-desce de impostos, impostinhos, taxas e taxinhas; Santana, Rio e os passos para a sucessão de Passos no PSD; Puigdemont, Rajoy e a independência da Catalunha: foram estes os quatro grandes temas que dominaram a semana noticiosa.

Sobre o primeiro assunto, a respeito do qual já correram rios de informação, se quiser ter um bom resumo do caso sugiro a (re)leitura do artigo que publicámos na edição de quarta-feira do Expresso Diário no qual a Isabel Leiria e a Joana Pereira Bastos contavam em 12 perguntas e respostas o maior caso judicial da democracia portuguesa. Pode aceder a ele clicando na entrada respetiva no fim desta newsletter.

Mas se tem mesmo muita curiosidade por saber tudo sobre a Operação Marquês, então veja AQUIquanto embolsou Sócrates, segundo o Ministério Público, AQUI o que Sócrates fez em prol do Grupo Lena, a máquina registadora por onde transitava o dinheiro, AQUI ( o que disse um dos arguidos sobre aquele que era conhecido como o Dono Disto Tudo, Ricardo Salgado (e o que disse mostra que era mesmo o Dono Disto Tudo) e AQUI o que acha de tudo isto o mais mediático primo de Salgado, que elogia o trabalho “gigantesco” dos procuradores. Tudo isto foi publicado ao longo da semana no Expresso Diário. E, se quiser saber ainda mais, tem muito mais e boa informação na edição deste sábado do semanário.

Sobre o segundo assunto – Orçamento -, como só foi apresentado oficialmente ao fim da noite de ontem, como é habitual, e andou a levar ajustamentos e retoques até ao fim, como também é habitual, remeto diretamente para a edição do semanário, no qual as linhas com quem iremos coser-nos (o Estado e os portugueses) em 2018 são analisadas ao pormenor em várias páginas.

Sobre os passos da sucessão de Passos, Rui Rio apresentou-se formalmente como candidato na quarta-feira, dia em que publicámos no Expresso Diário um perfil político do ex-presidente da Câmara Municipal do Porto escrito pelo Valdemar Cruz.

Catalunha. O Governo de Madrid deu um prazo até segunda-feira ao presidente do governo catalão para esclarecer de uma vez por todas se o que fez foi mesmo declarar a independência. E, se foi, deu-lhe novo prazo – até quinta-feira - para se desdizer. Um dos motivos que podem fazer pensar melhor o líder catalão é aquele de que a Anabela Campos falava na edição de segunda-feira – o êxodo de um número crescente de bancos e empresas, que decidiram mudar as suas sedes para fora da Catalunha.

Além destes quatro grandes assuntos, outra notícia da semana foi o adeus do ministro das Finanças alemão ao cargo que ocupava. Na segunda-feira despediu-se do Eurogrupo – e até disse bem de Portugal, como relatou a Susana Frexes. Se o assunto lhe interessa, sugiro que revisite a edição do Expresso Diário de segunda-feira, para (re)ler o artigo da Susana e a descodificação dos recados que Schauble deixou sobre a economia europeia feita pelo Jorge Nascimento Rodrigues.

Um relatório publicado na terça-feira, dia da saúde mental, dá que pensar: mais de 1/5 dos adolescentes com 18 e 19 anos são tratados com psicofármacos. Uma proporção que leva os próprios responsáveis pelo Programa Nacional para a Saúde Mental a não esconder a preocupação com o recurso a medicação para tratar adolescentes, como contava a Vera Lúcia Arreigoso na edição de terça-feira.

Terça-feira que foi, também, o Dia Mundial da Dislexia. A Mafalda Ganhão falou com um médico especialista, que explica tudo sobre esta afeção. Uma (re)leitura muito útil para quem tenha alguém próximo com esta patologia.

Já pensou em pagar a renda da casa com moedas digitais? Se a resposta à pergunta lhe interessa – ou se é curioso e gostaria de saber… -, reveja, porque é mesmo de rever que se trata, o artigo de jornalismo de dados desta quarta-feira da série 2:59 Para Explicar o Mundo, da responsabilidade da Anabela Campos e do João Ramos. O assunto pode parecer apenas uma curiosidade, mas não é.

Termino as sugestões de (re)leitura(s) deste fim de semana com uma entrevista que também pode parecer uma curiosidade mas também não o é: o entrevistado é o inventor do telemóvel, o norte-americano Martin Cooper, que veio a Portugal participar numa conferência. Além de falar sobre o aparelhómetro que criou e em que circunstâncias é que isso aconteceu, pronuncia-se sobre o admirável mundo novo em que vivemos e vamos viver. E, depois de uma afirmação – “não gosto de robôs” -, deixa um aviso: “Se não tivermos cuidado, em breve os robôs seremos nós”. Deixo-o, caro leitor, com esta reflexão do senhor que nos pôs a “falar sozinhos”.

Boas leituras e um excelente fim de semana, de preferência sem psicofármacos nem a falar sozinho

(e de preferência com a edição semanal do Expresso, que além do noticiário que lhe faz chegar – e esta semana temos várias páginas em que explicamos tudo sobre Sócrates e a Operação Marquês e outras tantas em que descascamos o Orçamento tintim-por-tintim – e do código que lhe permitirá ler o Expresso Diário durante toda a próxima semana lhe oferece ainda o primeiro volume da Coleção Clássicos de Sempre, a obra de Eça de Queirós “Alves & Companhia”, com prefácio de Maria Filomena Mónica)
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Operação Marquês12 perguntas e respostas sobre o maior caso judicial da democracia portuguesa
TEXTO Isabel Leiria e Joana Pereira Bastos
Rui RioEis o homem
TEXTO Valdemar Cruz
EspanhaCatalunha. Empresas temem desastre económico e batem em retirada
TEXTO Anabela Campos
Ministro alemão das FinançasSchäuble despede-se do Eurogrupo a falar bem de Portugal
TEXTO Susana Frexes
SaúdeMais de 1/5 dos adolescentes tratados com psicofármacos. Responsáveis da Saúde Mental contra prescrição
TEXTO Vera Lúcia Arreigoso
SaúdeAprender as sí-la-bas e a deixar de torcar os ‘pês’ pelos ‘tês’. Ou como ultrapassar a dislexia
ENTREVISTA Mafalda Ganhão
2:59 Para Explicar o MundoJá pensou em pagar a renda da casa com moedas digitais?
GUIÃO DE Elisabete Tavares e João Ramos
Martin Cooper, inventor do telemóvel“Não gosto de robôs. Se não tivermos cuidado, em breve os robôs seremos nós”
ENTREVISTA Isabel Paulo

S O L .....

Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!

Se o planeta Terra é a nossa casa, é o Sol quem torna a vida nesta casa possível, seja no verão ou inverno. Ele nos fornece luz, calor e a energia de que necessitamos para crescer e viver. Além de nos dar vida, o astro-rei também nos proporciona paisagens espetaculares, como as que você verá na sequência. Não perca esta maravilhosa homenagem ao nosso belo sol!
 
A apresentação é acompanhada por música; recomendamos que ligue suas caixas de som. Para iniciar, clique no botão de play.
"Na infância... Bastava sol lá fora e o resto se resolvia."
Fabrício Carpinejar
 
"Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás."
Sabedoria Oriental
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
 
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade."
Buda
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
 
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"Não há nada de novo sob o sol."
Eclesiastes
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"A alegria é a vida vista atrás de um raio de sol."
Carmen Sylva
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"Por uma só fresta
entra toda a vida
que o sol empresta."

Alice Ruiz
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras."
S. Francisco de Assis
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
"Sol: Quem tira a roupa da manhã e acende o mar."
Manoel de Barros
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
Um Momento Para Celebrar a Beleza do Sol!
 

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 13 Oct 2017 05:20 AM PDT
Se não aconteceu, podia ter acontecido. Em formato podcast. Esta semana, a acusação da Operação Marquês mostrou que o autor do livro de José Sócrates também lhe andava a preencher a papelada para o subsídio de desemprego. Com a participação de Paulo Pena, Jornalista. O podcast do Inimigo Público também está disponível no iTunes e […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

OBSERVADOR

4507a292-64f5-49fe-8511-4ca0536339f6.gifadServer.bs?cn=display&c=19&mc=imp&pli=22790097&PluID=0&ord=%%CACHEBUSTER%%&rtu=-1
Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Mário Centeno fez ginástica orçamental para agradar aos partidos à esquerda e não se desviar muito do plano original. O resultado é uma fatura de quase mil milhões de euros em 2019.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
A descida do IRS para 1,6 milhões de famílias é a medida que marca o Orçamento do Estado para 2018. As más notícias vem das taxas sobre os produtos "nocivos" -- bebidas açucaradas, sal e álcool.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
A versão final do Orçamento do Estado que será entregue hoje no Parlamento justifica a atualização extraordinária com a necessidade de "aumentar os pensionistas com pensões mais baixas".
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Governo chegou a estudar a hipótese de duplicar o limite de isenção de IVA para recibos verdes para 20 mil euros. No entanto, a medida acabou por cair e não constará na versão final do Orçamento.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
O ex-primeiro-ministro irritou-se com as perguntas sobre como paga as suas despesas atuais e nega que tenha praticado qualquer um dos 31 crimes de que lhe são imputados pelo Ministério Público.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
As muitas notas que circulavam entre arguidos da Operação Marquês tinham que ser guardadas em cofres, a maior parte geridos por Carlos Santos Silva. O dinheiro também serviria para "pedidos urgentes".
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Em 2005, Campos e Cunha demitiu-se das Finanças por "pressão sistemática" para demitir administração da CGD e abrir caminho a Armando Vara. Sócrates guardou original da carta — e não podia.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
A detenção, as visitas VIP, o hino de apoio, as paródias das rádios, a libertação, a pizza, a entrevista, a caricatura de Ricardo Araújo Pereira e a defesa no YouTube. O minidocumentário do Observador
JEAN-CLAUDE JUNCKER 
O presidente da comissão europeia afirmou mais uma vez esta sexta-feira que não apoia a independência da Catalunha. O órgão que lidera só mediará a situação por pedido expresso do Governo espanhol.
BENFICA 
Benfica emitiu comunicado sobre decisão do caso dos emails tomada por Tribunal Judicial da Comarca do Porto e avançará com recurso. "Há uma conduta que beneficia o 'deixa andar'", diz Luís Bernardo.

Comer/Ver/Fazer

COMER/VER/FAZER 
A exposição "Num Jardim Feito de Tinta", no Museu Gulbenkian, em Lisboa, faz a ponte entre o Barroco e a obra da portuguesa que nos deu a conhecer um tempo já esquecido, reinventando-o.

CRÍTICA DE RESTAURANTES 
Sebastião Carolino foi ao Tapisco e jantou numa mesa de 4. Não se arrependeu mas também não saiu encantado. Descobriu uma bomba que não explode, um toucinho vindo dos céus e deu-lhe 3 estrelas.

VIDEOJOGOS 
"Cuphead" era um dos jogos indie mais esperados desta década. O resultado é uma homenagem mais fiel e exímia ao cinema de animação dos anos 1930.

ARTE 
O primeiro-ministro anunciou que a residência oficial, em Lisboa, vai acolher anualmente, "em regime de rotatividade", exibições de obras provenientes de "coleções privadas de fora de Lisboa".

BARES 
O Lisbon Beer District acaba de ganhar mais um ponto a seu favor: na nova Fábrica Musa há 12 variedades de cerveja artesanal à escolha, música, inovação e bairrismo.

CULTURA 
O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral.

CUIDADO: ESTÁ QUENTE 
O pato à Pequim - prato chinês que, muito provavelmente, mais adeptos deverá ter - é tratado como realeza neste novo restaurante no Parque das Nações, em Lisboa.

MODA LISBOA 
Uma tarde de conferências, 18 marcas num mercado ao ar livre, 8 desfiles abertos ao público e um novo poiso. A ModaLisboa arranca na quinta-feira sob o tema "Luz" e há muito para fazer sem convite.

CINEMA 
O realizador norte-americano Peter Friedman vai estar na cidade do Porto e a sua obra está em grande destaque nesta edição do Queer Porto. A organização garante que estão garantidos mais três anos.



Opinião

Rui Ramos
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?

José Manuel Fernandes
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.

Diana Soller
O referendo deixou de ser um instrumento muito esporádico para se tornar numa arma de arremesso e/ou de sobrevivência política. O que é, em si só, uma mudança profundamente antidemocrática.

João Muñoz de Oliveira
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.

Helena Garrido
Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:

EXPRESSO DIARIO

publicidade
Publicidade
Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Martim Silva
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
 
Orçamento, Sócrates, PSD, Pedrógão, Seca. E Pêpê Rapazote (os meus destaques da semana)
14 de Outubro de 2017
FacebookTwitter
 
 
PAG001_2346_v3-1111.jpg
Bom dia,
Ele há semanas e semanas. Nesta última que passou, tivémos um conjunto de acontecimentos que cada um, por si só, daria para encher várias edições de jornal. Mas foi nestes dias que foi entregue a proposta de lei de Orçamento do Estado para 2018 (esta foi mesmo há poucas horas), foi nestes dias que foi conhecida a acusação na Operação Marquês, o maior processo judicial envolvendo políticos e gestores e empresários de que há memória, foi nestes dias que avançaram dois candidatos à liderança do PSD, foi nestes dias que foi apresentado o relatório da comissão independente que avaliou uma das maiores catástrofes já sucedidas no país, o incêndio de Pedrógão.

Está tudo condensado, explicado, esmiuçado, analisado nesta edição semanal do Expresso. Saiu-nos do pêlo. Agora é a sua vez de desfrutar. Eis os meus destaques:

Em cima da entrega do Orçamento do Estado no Parlamento, já perto da meia-noite, entrevistámos o ministro Mário Centeno, o homem forte das Finanças que agora entra no seu terceiro exercício orçamental. "Austeridade não está no nosso léxico", é o título da conversa, em que o ministro jura a pés juntos que este OE não é eleitoralista.

O documento é o mais expansionista de todos os orçamentos deste governo. Ao todo, e pelas contas do Expresso, o conjunto de medidas positivas apresentadas soma mais de 931 milhões de euros.

Ao mesmo tempo, o documento é "o orçamento de todas as cedências ao BE e ao PCP". As exigências dos partidos da esquerda levam Governo a ultrapassar linhas vermelhas que tinha traçado em áreas como IRS, carreiras e pensões.

Olhando para o que vai acontecer no IRS, este é "um bom ano para todos... menos para os recibos verdes". E na Função Pública, vamos ter "progressão de carreiras mais rápida".

No famoso capítulo das cativações, que tanto irritou a esquerda ao longo do último ano, estas vão continuar, como explicamos aqui, mas agora os deputados vão passar a ter maior papel de fiscalização e controlo.

Finalmente, e se quiser perceber ainda mais e melhor tudo sobre o OE, tem de seguir o liveblog que temos para si no site do Expresso.


OPERAÇÃO MARQUÊS
Quase três anos depois da detenção do ex-primeiro-ministro no aeroporto de Lisboa fecha-se o primeiro capítulo da Operação Marquês. Nas 4083 páginas da acusação redigida a sete mãos é descrito como Salgado criou uma offshore só para pagar subornos a Sócrates, como Carlos Santos Silva planeou lucrar com a conquista do poder pelo melhor amigo e como um investimento suspeito passou facilmente pelo sistema de supervisão do banco público português e rendeu dois milhões de euros ao ex-primeiro-ministro e a Armando Vara.
 
2346 economia
SANTANA VS RIO
Tema forte desta semana, e seguramente tema forte dos próximos meses, pelo menos até à eleição direta do novo líder pelos militantes, é tudo o que se passa no PSD. Esta semana foi a vez de formalmente Santana Lopes e Rui Rio terem dito que são candidatos à sucessão de Passos (embora Santana só para a semana é que faça o lançamento formal). Nós fomos olhar à lupa para o que cada um anda a fazer e qual a estratégia para roubar votos ao adversário. Além disso, apresentamos um excelente trabalho gráfico que lhe permite perceber facilmente quais são as figuras do partido que estão com um e com outro.

CATALUNHA
Sobre a situação na Catalunha, também temos muito para ler. Uma grande análise económica aos riscos da divisão de Espanha, e que também olha para a forma como Portugal se relaciona com o país vizinho e com a região da Catalunha. Uma entrevista ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e um olhar aos últimos desenvolvimento do que por lá se passa.

SECA
Bem sei que nos próximos dias deve regressar a chuva pelo menos a parte do território nacional. Mas, acredite, o mal está feito em matéria de seca. Na última semana andámos de norte a sul do país, no interior, e apresentamos esta reportagem.
 
Revista 2346
PEDRÓGÃO
Com a apresentação do muito aguardado relatório independente sobre a tragédia dos incêndios de Pedrógão, fomos entrevistar João Guerreiro, o homem que liderou o trabalho. Na entrevista, percebe-se que, tal como o relatório afirma, as críticas para o sistema de Proteção Civil e a forma como os bombeiros atuaram são muito incisivas.
Mas nem assim António Costa parece disposto a ver-se livre da sua ministra da Administração Interna.

ACCIONISTA DA OI ACUSA GESTORES DA PT DE DESVIO DE MILHÕES
Otávio de Azevedo disse à justiça brasileira que executivos da Portugal Telecom, na operação de fusão com a Oi, teriam desviado 897 milhões, referindo-se ao investimento na Rioforte. O Expresso teve acesso à sua delação premiada e revela tudo nesta edição.

ENTREVISTA A LUÍS CASTRO HENRIQUES
Fomos falar com o presidente da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. "Estamos a analisar 1,5 mil milhões de novos investimentos" é o título da conversa.

PÊPÊ RAPAZOTE
A série de televisão Narcos (transmitida na Netflix e que se passa nos cartéis de droga colombianos) deu-lhe o estatuto que há muito perseguia. Agora, o ator português que brilhou como um dos quatro líderes do Cartel de Cali na terceira temporada da série, prepara-se para fazer um filme para a MGM, uma das maiores produtoras de Hollywood.

Na Revista desta semana destaco ainda o texto sobre Graydon Carter e a saída do poderoso diretor da Vanity Fair ao fim de vinte e cinco anos. A entrevista a Mega Ferreira. E o trabalho sobre os 100 anos da Revolução Russa.
 
Gostou do Expresso Curto de hoje?

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue