quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AO PARTIDO SOCIALISTA: O POVO PORTUGUÊS ESPERA UMA RESPOSTA - 13 de Novembro de 2013

 

 

 

Qual é a moral do PS para apregoar transparência e verdade ao PSD e ao CDS,

se afinal assinou também a Lei nº 64/2013, de 27 de Agosto deste ano

para poder manter os privilégios concedidos aos políticos.

 

Agradecia que o Senhor AJS (António José Seguro) responda com frontalidade a isto,

se tiver coragem e VERGONHA na cara.

 

 

O segredo dos privilégios dos políticos já é lei.<br /><br />Já tem a forma de Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto, o sigilo dos privilégios dos políticos e foi hoje publicado no Diário da República.<br />Portanto, por proteção da lei agora aprovada pela Assembleia da República, com os votos favoráveis do PSD, CDS/PP e do PS, passaram a ser secretos os privilégios dos políticos.<br />Vejam-se, neste caso e segundo esta lei, por exemplo, as chamadas pensões de luxo atribuídas aos ex-políticos (ex-deputados, ex-Presidentes da República, ex-ministros e ex-primeiros-ministros, ex-governadores de Macau, ex-ministros da República das Regiões Autónomas e ex-membros do Conselho de Estado) e os ex-juízes do tribunal constitucional, passaram a ser escondidas do povo português.<br />A partir de agora e na vigência desta lei, os portugueses e contribuintes ficam a desconhecer quem são e quanto recebem financeiramente do erário público e do orçamento geral de estado os ex-políticos e governantes.<br />O que é o mesmo que dizer que os políticos e governantes passam a poder decidir secretamente entre eles a atribuição a si mesmos dos benefícios, regalias, subsídios ou outras mordomias, sem que os portugueses, o povo português portanto, ou até mesmo os tribunais, tenham direito a saber o que os políticos fazem com o dinheiro que é de todos nós.<br />De facto e de lei, passou a haver uma qualidade superior de sujeitos, ao caso os políticos, governantes e juízes do tribunal Constitucional, que estão isentos do escrutínio público, não se encontram mais obrigados a revelar as fontes, as origens e a natureza dos seus rendimentos de proveniência pública, ou seja, que fazem com o dinheiro público o que muito bem entendem e não estão obrigados a prestar contas públicas do que fazem.<br />Lida esta nova lei tive de socorrer-me do Código Penal, onde fui encontrar semelhantes comportamentos e condutas nos dos artigos 308º e 375º do Código Penal, respetivamente o crime de "Traição á Pátria" por abuso de órgão de soberania e o crime de "Peculato".<br />Triste república esta em que vivemos, a dlinquência já tem proteção de lei!<br /><br />Fonte:<br />http://euacuso.blogs.sapo.pt/179686.html?view=27110<br /><br />Lei publicada aqui:<br />http://dre.pt/pdf1sdip/2013/08/16400/0517005172.pdf

 

O segredo dos privilégios dos políticos já é lei.
Já tem a forma de Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto, o sigilo dos privilégios dos políticos e foi hoje publicado no Diário da República.
Portanto, por proteção da lei agora aprovada pela Assembleia da República, com os votos favoráveis do PSD, CDS/PP e do PS, passaram a ser secretos os privilégios dos políticos.
Vejam-se, neste caso e segundo esta lei, por exemplo, as chamadas pensões de luxo atribuídas aos ex-políticos (ex-deputados, ex-Presidentes da República, ex-ministros e ex-primeiros-ministros, ex-governadores de Macau, ex-ministros da República das Regiões Autónomas e ex-membros do Conselho de Estado) e os ex-juízes do tribunal constitucional, passaram a ser escondidas do povo português.
A partir de agora e na vigência desta lei, os portugueses e contribuintes ficam a desconhecer quem são e quanto recebem financeiramente do erário público e do orçamento geral de estado os ex-políticos e governantes.
O que é o mesmo que dizer que os políticos e governantes passam a poder decidir secretamente entre eles a atribuição a si mesmos dos benefícios, regalias, subsídios ou outras mordomias, sem que os portugueses, o povo português portanto, ou até mesmo os tribunais, tenham direito a saber o que os políticos fazem com o dinheiro que é de todos nós.
De facto e de lei, passou a haver uma qualidade superior de sujeitos, ao caso os políticos, governantes e juízes do tribunal Constitucional, que estão isentos do escrutínio público, não se encontram mais obrigados a revelar as fontes, as origens e a natureza dos seus rendimentos de proveniência pública, ou seja, que fazem com o dinheiro público o que muito bem entendem e não estão obrigados a prestar contas públicas do que fazem.
Lida esta nova lei tive de socorrer-me do Código Penal, onde fui encontrar semelhantes comportamentos e condutas nos dos artigos 308º e 375º do Código Penal, respetivamente o crime de "Traição á Pátria" por abuso de órgão de soberania e o crime de "Peculato".
Triste república esta em que vivemos, a dlinquência já tem proteção de lei!
Fonte:
http://euacuso.blogs.sapo.pt/179686.html?view=27110
Lei publicada aqui:
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/08/16400/0517005172.pdf

-----------------------------

 

O POVO PORTUGUÊS ESPERA UMA RESPOSTA

 

_____________________

 

Post colocado em 13-11-13

ANTÓNIO FONSECA

SUPERTUFÃO NAS FILIPINAS COMPARADO COM O TSUNAMI NO JAPÃO - 13 de Novembro de 2013


Como o supertufão filipino Haiyan pode se comparar ao tsunami de 2004


Por em 12.11.2013 as 15:00

2013-11-10t084453z_20678439

O supertufão Haiyan devastou a região central das Filipinas na última sexta-feira (8), afetando milhões de pessoas e desalojando centenas de milhares.
O ciclone tropical (termo geral para furacões e tufões) embalou ventos de até 305 km/h nas horas antes de atingir a costa, e provavelmente foi uma das cinco tempestades mais fortes dos últimos 50 anos, embora as estimativas de sua força variem.
Segundo Brian McNoldy, especialista em tempestade tropical na Universidade de Miami (EUA), explica que as estimativas variam porque não havia aviões na área para soltar instrumentos de registo na tempestade, a maneira típica de fazer tais medições. No entanto, Jeff Weber, pesquisador da Corporação Universitária para Pesquisa Atmosférica em Boulder, Colorado (EUA), coloca Haiyan entre as três tempestades mais fortes da história, medida pela velocidade do vento em terra firme.
Algumas imagens do desastre compararam a devastação da tempestade ao caos causado pelo tsunami do Oceano Índico de 2004 que resultou de um terremoto de magnitude 9,1 a partir do oeste da ilha de Sumatra.
alaga

“A última vez que vi algo desta escala foi no tsunami no Oceano Índico”, disse Sebastian Rhodes Stampa, chefe de uma equipe de avaliação de desastre das Nações Unidas que visitou a área no sábado. “É destruição em uma escala maciça”.

thumb-1056121111-samar-resized

Em particular, cenas de paredes de água que atravessam aldeias costeiras parece ligar os dois eventos na mente das pessoas. “De certa forma, eles são semelhantes porque a água subiu rapidamente a alturas incríveis e inundou áreas baixas atingidas pela pobreza”, explicou McNoldy. “É claro que são causados por coisas muito diferentes, e um tufão também vem com ventos destrutivos, enquanto um tsunami é feito apenas do componente água”.
O tufão, furacão ou ciclone tropical é um fenômeno meteorológico que costuma ocorrer devido a variações de temperatura e direção dos ventos. Existe uma diferenciação básica entre os três termos, embora descrevam o mesmo tipo de fenômeno.
O ciclone caracteriza-se por ser uma tempestade violenta em regiões tropicais ou subtropicais quando ventos superam 50 km/h. O furacão já possui uma velocidade maior que 199km/h e é comum no mar do Caribe ou nos EUA. O tufão é o nome dado aos ciclones no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, tendo as mesmas características de um furacão.
Os tufões se iniciam em regiões oceânicas onde a temperatura ultrapassa os 27° C. A água dos oceanos começa a evaporar e se acumular em forma de nuvens. Isso cria uma camada de baixa pressão atmosférica, fazendo com que o ar quente suba, e o ar frio da camada superior desça. Em seguida, ventos em sentido contrário fazem com que a tempestade comece a girar.

thumb-1024111159-nuvens-do-tufao-resized

À medida que o tufão se movimenta sobre o mar, mais água evapora, alimentando-o. Quando o tufão atinge o continente, que é mais frio e seco, se dissipa – mas não sem antes deixar um rastro devastador.
Confira, abaixo, imagens do Haiyan feitas da Estação Espacial Internacional.

thumb-67104121147-filipinas-resized
thumb-66080111157-haiyan-resized
thumb-640111113-haiyan-resized
thumb-1056111149-tufao-visto-da-iss-resized


Tsunami x supertufão


Confira algumas medidas dos dois desastres:

Mortes

Tsunami do Oceano Índico: no total, o terremoto e subsequente tsunami mataram cerca de 230 mil pessoas e desalojaram 1,7 milhões de pessoas em 14 países no sul da Ásia e leste da África.
Supertufão Haiyan: estimativas locais indicam que o número de mortos pode ser de 10 mil em apenas uma cidade das Filipinas, com mais mortes no Vietnã após Haiyan aparecer por lá. O número total deverá aumentar à medida que os trabalhadores humanitários chegarem às comunidades mais afetadas e contarem as tragédias. A tempestade deslocou mais de 660.000 pessoas, segundo as Nações Unidas.

Altura de ondas

Tsunami do Oceano Índico: o tsunami produziu apenas pequenas ondas no mar aberto, mas elas viajaram centenas de quilômetros por hora e empurraram grandes massas de água inundando áreas mais baixas. Em algumas regiões, essas massas de água chegaram a 30 metros de altura acima do nível do mar. Como as ondas sacudiram todo o Oceano Índico, alguns locais, principalmente na Indonésia, foram atingidos com múltiplas ondas.
Supertufão Haiyan: a parede de água empurrada para a terra pelos fortes ventos do tufão não causou o mesmo nível de inundação que o tsunami de 2004. Mas a onda de Haiyan ainda era impressionante (e mortal), atingindo até 6 metros em partes da região central das Filipinas.

Tempo de aviso

Tsunami do Oceano Índico: a maioria das pessoas afetadas pelo tsunami de 2004 não teve praticamente nenhum aviso, graças à velocidade das ondas do tsunami. Especialistas em Honolulu (Havaí) nem sabiam que o terremoto tinha desencadeado uma onda gigante até que ouviram relatos de um tsunami que havia atingido o Sri Lanka.
Supertufão Haiyan: as autoridades filipinas deram a moradores vários dias de aviso sobre o Haiyan. De fato, cerca de 800 mil pessoas foram transferidas para abrigos de tempestade. Mas ninguém esperava ou se preparou para a onda de 6 metros; ela apanhou muita gente de surpresa, em alguns casos inundando os abrigos.

Impacto econômico

Tsunami do Oceano Índico: o tsunami causou mais US$ 10 bilhões (cerca de R$ 20 mi) em danos, de acordo com várias estimativas.
Supertufão Haiyan: é muito cedo para colocar um número em Haiyan, mas Jonathan Adams, analista sênior da Bloomberg Industries, disse que o impacto da tempestade pode chegar a US$ 14 bilhões (cerca de R$ 28 mi).

Área impactada

Tsunami do Oceano Índico: o tsunami de 2004 atingiu áreas baixas em 14 países, tão distantes quanto Austrália e Quênia.
Supertufão Haiyan: o Haiyan afetou principalmente a região central das Filipinas, mas causou danos mesmo em altitudes mais elevadas e distantes da costa, devido aos fortes ventos. [LiveScience, InfoEscola, Info]

thumb-99840121119-tufao-yolanda-resized


********************


Transcrição através de 

por 

ANTÓNIO FONSECA

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ILUSÕES DE ÓPTICA - 12 de Novembro de 2013

O universo em um clique




Ilusões de óptica 

Por  em 24.12.2012 as 20:38
Parece uma gif animada, mas não é. É uma imagem completamente estática. No seu cérebro a coisa é diferente.
Aqui senti dor no fundo dos olhos e um pouco de náusea olhando apenas por poucos minutos. Será que dá para usar isto como arma?
O que você está vendo? [Beau Deeley]
__________________________________________
Por  em 26.03.2012 as 11:32
Olhei esta ilusão de óptica bizarra por cerca de um minuto e meu estômago começou a revirar como se eu estivesse em um bote inflável, no mar, durante uma tormenta. Minha cabeça ainda está meio zureta enquanto escrevo estas palavras. Seria uma excelente ferramenta de tortura.
O mais estranho é que mostrei para um guri de cinco anos e ele não percebeu a imagem se movendo. Outra criança de quatro anos disse que estava se mexendo já de cara.
A imagem não é uma gif animada, pode clicar para conferir. Caso não tenha virado suas entranhas do avesso compartilhe no Facebook e pergunte o que seus amigos sentiram.[BuzzFeed via Gizmodo]
______________________________________________
Por  em 20.06.2013 as 12:29
Apesar de todo esforço cognitivo para designar os braços e pernas corretos para cada pessoa é complicado de compreender em tempo real o que acontece nesta ilusão. Nosso sistema visual insiste em agrupar as partes do corpo adjacentes por cor e movimentos.
Mesmo entendendo o que está acontecendo consciente a mente insiste em “enganar” a si mesma. Você pode tentar o quanto quiser, mas ainda vai se confundir sobre quem é dono de cada perna durante o vídeo. [io9SciAm]
___________________________________________
Yarpp

____________________________

ANTÓNIO FONSECA
Recolha através do site 
O universo em um clique

Os melhores vídeos e imagens da semana - 12 de Novembro de 2013

 

De:  Logo

 

 

Os melhores vídeos e imagens da semana

Por Natasha Romanzoti em 9.11.2013 as 11:00

Pintura corporal anatômica, vencedores do concurso de microfotografia da Nikon, bola de fogo viajando por fio elétrico… Reveja os melhores vídeos e as melhores imagens da semana de 04/11/13:

Descubra qual dos gêmeos é fumante

1

Antes de fumar pela próxima vez, pense nisso: a pele dos fumantes parece mais velha antes do tempo. Veja fotos de gêmeos, um fumante e o outro não, que deixam claro esse envelhecimento precoce.

Artista usa pintura corporal para trazer estruturas anatômicas à vida

2
Danny Quirk é um artista com um objetivo: fazer com que as pessoas não tenham medo de quem elas são. Como ele faz isso? Desenhando aspectos anatômicos de todos os seres humanos em indivíduos vivos.

20 imagens que misturam ciência e arte

3
Há quase 40 anos, a Nikon Small World Photomicrography Competition desafia fotógrafos e/ou cientistas a produzir microfotografias que unam arte e ciência. Na edição de 2013, o fotógrafo irlandês Wim van Egmond foi o primeiro colocado, com uma imagem tridimensional do plâncton Chaetoceros debilis.

Macro ou micro: você sabe dizer se essas imagens são de satélite ou de microscópio?

4
Estas imagens são de satélite ou de microscópio? Essa é a pergunta feita pela exibição de arte “Macro ou Micro?”, uma coleção criada por dois cientistas com focos de pesquisa completamente diferentes.

Fenômeno incrível: bola de fogo viajando em fios elétricos

http://youtu.be/34r6RGF2JLA

 

O vídeo acima mostra um fenômeno incrível: uma bola de fogo viajando pelos fios de uma rede elétrica. Mas uma coisa destas é possível?

Na Finlândia, urso e loba engatam amizade improvável e dividem jantar

6
Ambos são feitos para serem caçadores isolados que metem medo em todos que encontram. Mas este urso e esta loba claramente veem o lado mais bonzinho um do outro e dividem a comida.

Por que este crânio recém-descoberto tem um formato tão estranho?

7
Normalmente, crânios alongados ou achatados intencionalmente estão associados a culturas mesoamericanas antigas. Recentemente, um desses crânios ovais foi encontrado em um continente fora da América, numa escavação na Alsácia, França.

Foto: Nebulosa do Véu, ou Nebulosa Vassoura de Bruxa

8
Dez mil anos atrás, antes da aurora da história humana, uma nova luz teria de repente aparecido no céu, e desaparecido depois de algumas semanas. Hoje, sabemos que esta luz era de uma supernova, a explosão de uma estrela, e até já registramos “seus restos”: a Nebulosa do Véu, ou Nebulosa Vassoura de Bruxa.

Veja uma muralha com 5km de extensão criada por um terremoto

9
Este estranho muro de terra e pedras com quase 3 metros de altura não é obra humana, esim o resultado de uma das maiores forças da natureza: um terremoto.

_________________________________

 

Post em 12-11-13

 

ANTÓNIO FONSECA

Pré-publicação: “A lista de Bergoglio” - 12 de Novembro de 2013

Pré-publicação: “A lista de Bergoglio”
Eu tinha as horas contadas. Estava desesperado.» O guarda do edifício avisara-o: «Te matarán» (Vão matar-te). Mas, para não acabar assassinado, só lhe restava uma via, percorrer um caminho que, para alguém como ele, estava cheia de armadilhas: pedir ajuda aos padres. Ajudar dissidentes a fugir era não somente uma operação cheia de riscos, mas também a possibilidade concreta de acabar diretamente nas garras dos açougueiros. Por isso e para isso, o padre Jorge construiu uma rede de apoio no Brasil, de maneira a favorecer o sucesso das fugas. Na verdade, nenhum dos membros do «sistema Bergoglio» sabia que fazia parte dele. Cada um fazia um único favor concreto ao provincial argentino: um providenciava uma cama para uma noite, outro um transporte de carro, outro metia uma «cunha» aos funcionários consulares europeus, outro tratava dos bilhetes de avião. O livro “A lista de Bergoglio – Os que foram salvos por Francisco durante a ditadura”, resulta da investigação de Nello Scavo, e conta com prefácio do argentino Adolfo Pérez Esquivel, prémio Nobel da Paz.


----------------- 

pOST  12-11-13

ANTÓNIO FONSECA

Blog de Santo Afonso: Storm de Vivaldi! - Tempestade do Vivaldi!

Blog de Santo Afonso: Storm de Vivaldi! - Tempestade do Vivaldi!: Antonio Vivaldi - Storm www.youtube.com Antonio Lucio Vivaldi - Storm, From the book "The Four Seasons" (Tormenta,...

Storm de Vivaldi! - Tempestade do Vivaldi!


Antonio Vivaldi - Storm
Antonio Lucio Vivaldi - Storm, From the book "The Four Seasons" (Tormenta, De la obra "Las cuatro estaciones") Antonio Lucio Vivaldi (Venecia, 4 de marzo de ...
Deseja ver mais Antonio Vivaldi?


---------------------

Post   12-11-13  -
ANTÓNIO FONSECA

COMO OS INIMIGOS DE DEUS, REAGIRAM DIANTE DA MORTE? - 12 de Novembro de 2013

Com a devida vénia transcrevi o texto (e fotos) adiante, directamente do

Blog do Beckman.™

 

E SEM COMENTÁRIOS…


Como os inimigos de Deus reagiram diante da morte?

Posted: 08 Nov 2013 09:16 AM PST

  Enfrentar Deus enquanto se tem saúde, enquanto se é humanamente pleno (no sentindo de ser um homem completo e saudável intelectual e fisicamente), é fácil. Mas são poucos os que, na avançada velhice ou no limiar da morte, conseguem sustentar sua arrogância e prepotência, seguir lutando contra o Criador, que não somente Se revela na natureza derredor, mas incutiu no homem o "gene divino" e o senso moral - aspectos contra os quais pouquíssimos conseguem resistir quando não há mais volta. "Você está falando coisas sem base nenhuma", alguns podem pensar - e é sempre bom questionar afirmações que não venham acompanhadas de fontes. Por esse motivo é que apresentarei frases derradeiras de grandes representantes do ateísmo, comunismo e demais formas de anticristianismo - tire as suas próprias conclusões.

- Engels, principal propagandista do ateísmo, voltou a reconhecer Deus:

"A vida tem que ser devolvida Àquele que morreu na cruz por todos os homens" (Atheismus - ein Weg. p. 70).

- Lênin, ao final da sua vida pediu perdão por todos os seus erros a Deus, ao mundo:

"Cometi um grande erro. A sensação de viver perdido num oceano de sangue derramado por inumeráveis vítimas, persegue-me. Mas já não podemos voltar atrás. Para salvar a Rússia tínhamos precisado de homens como São Francisco de Assis. Dez homens como ele e ter-la-íamos salvo" (Prof. Möbius. Bildpost und Pilger).

- Sinoviev, presidente da Internacional Comunista e colaborador de Lênin, exclamou antes da morte:

"Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus" (R. Wurmbrand, Antwort auf Moskaus Bibel. Seewis, 1984. p. 47).

- Hans Frank, ministro do Governo nacional-socialista de Hitler, disse antes de ser executado:

"Aceito a morte como expiação pela grave injustiça cometida por nós. Mas espero que a misericórdia divina ainda nos possa salvar" (Prof. Möbius. Bildpost und Pilger).

- J. V. Ribbentrop, ministro alemão dos Negócios Estrangeiros do Governo nacional-socialista, disse antes da morte:

"Espero poder ainda ser salvo e obter misericórdia graças ao Sangue redentor de Cristo" (H. Weesling. Was seid ihr traurig).

- Heinrich Heine (1797-1856), o grande blasfemo, conhecido de Marx e Moses Hess, reconhece honestamente antes de sua morte:

"A velha lira despedaçou-se na rocha que se chama Cristo! Esta lira, dominada por um espírito maligno, celebrou festas maliciosas. A lira, que apelou à revolta, que cantou a dúvida, a blasfêmia, a queda. Oh Senhor, oh Senhor, eu ajoelho-me, perdoa, perdoa-me as minhas canções."

- Karl Marx, segundo a sua empregada (sim, Marx tinha empregados), depois de sua morte:

"Era um homem temente a Deus. Quando esteve gravemente doente, rezava sozinho no seu quarto, à luz de muitas velas e punha uma espécie de fita em volta da testa" (S. M. Rii, Karl Marx Master of Fraud, Nova Iorque, 1962. p. 2).

- O próprio Marx disse:

"Tenho certeza que perdi o céu por culpa própria. A minha alma que antes pertencia a Deus, está destinada ao inferno. Ah, a eternidade é o nosso tormento, o nosso martírio eterno." (D. blasse Maid, Seg. ME. Vol I-1. p. 55-57).

- Mao Tsé-Tung, dirigente comunista da China, declarou em 1971 a um jornalista britânico:

"Em breve vou comparecer diante de Deus."

Em 1936 Mao adoeceu gravemente e como Membro do Comitê do Partido Comunista "pediu para ser batizado. Foi uma freira católica que o batizou" (Antw.auf Mosk. Bibel N. 35. p. 47).

- Jaroslavski, presidente do Movimento Ateu Internacional pediu, já no seu leito de morte, a Stalin:

"Queimem todos os meus livros!". "Olhem, vejam os Santos! Ele já está há muito tempo à minha espera. Ele está aqui! Queimem os meus livros!" (Antw.auf Mosk.Bibel (N. 35) p. 47).

- L. Pachmann, marxista, secretário do Sindicado Central, detido em 1969:

"Durante os poucos dias que passei na prisão entre a vida e a morte, recebi de Deus a fé." (D. Weg u.d. Wahrheit u.d. Leben, ed. pelo Inf. zentr. Ber.der. Kirche. p.11).

Fonte geral: Ciência e Fé em Harmonia, Prof. Felipe Aquino, Cléofas, 2012, pgs 142-143.

- É possível entrar em contato com o autor do livro através dessas duas páginas no facebook.com: Prof. Felipe Aquino e Professor Felipe Aquino.

Fiquei arrepiado com algumas das declarações. Só de pensar em quantas pessoas que a humanidade condenou ao Inferno, na verdade estão no Céu com Cristo, me curvo em humildade. Quantos genocidas monstruosos se arrependeram no limiar da morte e foram alegremente aceitos por Deus no Paraíso? Quantos militantes ferrenhos do ateísmo e do comunismo ainda irão se converter no leito de morte? Deus, definitivamente, tem bom humor. Deus, de fato, é maravilhosamente surpreendente.

Natanael Pedro Castoldi

---

Fonte: Entre o Malho e a Bigorna

 

===================================

 

Post colocado em 12-11-13  -  15:30 horas

por

ANTÓNIO FONSECA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A LENDA DE S. MARTINHO DE VALE LONGO (VALONGO) - 11 de Novembro de 2013




São Martinho







por João Alves Dias


"Texto publicado na Voz Portucalense, de 6 de Novembro de 2013, na rúbrica ESPECIAL - pág. 7. Chamo a v/atenção para o facto de ter dividido esta prosa em capítulos e assinalado a negrito algumas palavras e frases - apenas para acentuar o seu significado - e NÃO DESVIRTUAR o sentido que João Alves Dias lhe quis dar, ao qual endereço as minhas saudações e pedido de desculpa. Obrigado. ANTÓNIO FONSECA".

__________________________


«Na sequência do texto "Foi na década de cinquenta", apresento um excerto do inquérito realizado no concelho de Valongo. Em honra de S. Martinho cuja festa se aproxima:

"A Pia, que deu nome a toda a serra, é uma cisterna natural, aberta na rocha, no cimo do monte. A tradição diverge acerca da sua origem. Uns dizem que foi S. Martinho que passou por aqueles sítios. Ao chegar ao alto, o cavalo sentiu sede. Então S. Martinho bateu com o bordão naquele penedo e imediatamente se formou uma cavidade na fraga da qual brotou água que a encheu totalmente. Outros dizem que não foi S. Martinho, mas o seu cavalo que abriu a pia com uma patada, por isso, lá estão as duas ferraduras: uma no fundo, da pata que bateu, e outra fora, da pata pousada. Segundo outros, não se tratava de S. Martinho, mas dos mensageiros que tinham ido a Tours buscar relíquias do Santo para a igreja de Cedofeita. No regresso, ao passar pelo lugar onde hoje existe a Pia, sentiram sede. E a tradição agora diverge: alguns dizem que foi nesta ocasião que miraculosamente abriram a Pia para se saciar bem como aos cavalos; segundo outros, a pia, já existente, por matar a sede a tão santos mensageiros, recebeu dons especiais. Sempre que havia uma longa seca, o povo de S. Martinho, com o seu pároco à frente, partir da igreja, em procissão de penitência, para a "serra da Pia". Chegados lá, escoavam a cisterna que o senhor abade limpava com uma toalha de seda. Quando a procissão regressava a meio da encosta, já a chuva caia abundantemente.

Saciados, os mensageiros descansam na planura que lhe fica junto, o chamado "campo de S. Martinho". E desdobram os seus olhares pelo longo vale que se estendia a seus pés. Uma exclamação de prazer brota da sua alma cansada de tantos dias pelos caminhos das montanhas: "Que vale longo!...". Descem a serra e começam a pregar. Ao partir, gratos pelos dons recebidos, deixam como padroeiro o glorioso S. Martinho. Ordenam que se levante uma igreja à qual legam reliquias do Santo. E "baptizam" aquela terra tão acolhedora: "Para o fututo chamar-se-á S. Martinho do Vale Longo".

À guisa de comentário... Ainda na minha infância, no tempo do Pde Nogueira, subimos à serra em procissão a rezar para que chovesse. E minha mãe dizia-me: "vento à Pia à chuva assobia".

Já em 897, um documento falava de "S. Martinho de Vallongo". Em 1651, aparece como "S. Martinho do Campo de Luriz". As "Memórias Paroquiais", de 1758, referem "Sam Martinho do Campo". Depois, roubnaram-lhe o S. Martinho e ficou apenas Campo, mas os seus naturais continuaram a ser "Sãomartinhenses". 

Este ano, o Estado, contra a vontade poopular e ao arrepio da história, criou a espúria "União de Freguesias de Campo e Sobrado"!... 

Quanta ignorância e quão intolerável prepotência!...

»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««

Transcrito com a devida vénia, do 
Semanário Diocesano VOZ PORTUCALENSE

por

ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue