sábado, 23 de dezembro de 2017

O JOGO

DN

DN
Newsletter
SÁBADO, 23 DE DEZEMBRO | 17:01
Todos podemos ajudar
Em vésperas de Natal, parece que o tempo não chega para coisa nenhuma. Perdidos entre as compras para a ceia e os cozinhados e fritos do dia, ocupados com os presentes que falta comprar e as missões guardadas...
Opinião, Joana Petiz
 
DN Desporto Uma goleada e mais 14 pontos que o Real Madrid. Eis a prenda de Natal do Barcelona
 
DN Vinhos ASAE apreende garrafas de 'Barca Velha' e 'Pêra Manca' falsificadas
 
DN Supermercados Greve com "impacto residual" ou "grande adesão"?
 
DN N-TV Luciana Abreu internada de urgência. "As gémeas correm risco de vida"
 
 
Médio Oriente Síria: derrota do Estado Islâmico é uma oportunidade para a diplomacia
 
Lisboa EMEL vai ter equipas rápidas para multar quem estacionar na faixa BUS e em 2.ª fila
 
 
PUB
 
 
DN Liga espanhola O duelo do meio-dia que pode afastar o Real do título
 
DN Televisão As vozes masculinas de "NCIS: Los Angeles"
 
 
Galeria Tragédia nas Filipinas
 
Diário de Notícias Não se esqueça de atualizar os seus alertas DN. Receba as notícias em primeira mão
 
 
PUB
 
 
DN Reino Unido Kate McCann ainda compra presentes de Natal para Maddie
 
DN Galeria Ronaldo e Messi, a foto que está a correr mundo
 
DN Anitta Esta canção fez história no Spotify (em Português). E o videoclipe está a causar polémica
 
 
OPINIÃO
João Céu e Silva
DN
Dois volumes para continuar uma biblioteca portuguesa de teatro
 
 
Ana Sousa Dias
DN
Um filme para pensar em tempo de Natal. Com 'post scriptum'
 
Kemal Dervis*
DN
Aproxima-se outra crise da dívida?
 
 
Inês Teotónio Pereira
DN
A bolha do Natal
 
João César das Neves
DN
Conto de Natal
 
 
Leonídio Paulo Ferreira
DN
Com ceviche e quinoa se conquista Portugal
 
 
 
Facebook Twitter Google Plus Email
 
DN Partilhe esta newsletter

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
AMBIENTE 
Precisávamos de uma tempestade como a Ana todas as semanas durante dois meses para podermos encher as albufeiras e sair da situação de seca extrema em que se encontra o país. O que fazer entretanto?
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Assunção Cristas afirmou que partilha das preocupações que o Presidente da República deixou ao promulgar o Orçamento do Estado para 2018.
BES 
Ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados.
COMÉRCIO 
A greve dos trabalhadores de lojas, super e hipermercados "está a ter uma forte adesão", segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.
LISBOA 
A cidade de Lisboa vai ter equipas de fiscalização especificas para quem estacionar nas faixas BUS ou em segunda fila. A fiscalização da EMEL em zonas residenciais também será reforçada á noite.
ARABIA SAUDITA 
Se Alwaleed bin Talal quiser sair da prisão terá de pagar 6 mil milhões de dólares. É dos homens mais ricos do Médio Oriente e foi detido numa investigação anticorrupção em novembro.
FUTEBOL 
Após uma primeira parte com mais Real e uma bola ao poste de Benzema, Barcelona atropelou campeão (3-0) com o génio de Messi à solta: catalães passam a liderar com mais 14 pontos do que os merengues.
FUTEBOL 
Benfica considera que abertura de processos pelo Ministério Público a eventuais ameaças, contactos diretos e pressões do FC Porto e do Sporting a árbitros "se revestem de enorme gravidade".
SPORTING 
Bruno de Carvalho fez a sua própria eleição da frase, do caso, da piada e das figuras (tristes) de 2017, no dia em que o Sporting negou uma alegada agressão de Alan Ruíz a André Geraldes.
CULTURA 
Há pessoas para quem ter um santo Natal significa ficar sossegado no sofá, com o comando na mão, a abrir todos os presentes que a programação televisiva tem para oferecer. Sugerimos várias hipóteses.
Opinião

Alberto Gonçalves
Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Natal, na sua versão comercial, é uma história muito sentimental, cheia de paz, de amor e de anjinhos rechonchudos, tocando harpa e cantando hossanas. Mas não foi assim há 2017 anos…

Ruth Manus
O natal acabou por virar uma data muito mais de organização e de planejamento do que de afeto. Sim, é bom estar com a família. Mas prefiro fazer isso num domingo normal, sem prazos nem presentes.

Rui Ramos
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.

Helena Garrido
Foi um ano que nos fez subir a pique e descer ao fundo dos mais fundos. O sucesso na economia e finanças e a tragédia dos incêndios são os acontecimentos que nos dão a imagem do país dual que somos.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

EXPRESSO

23 DEZ 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

Um dos assuntos da semana foi o das eleições na Catalunha. Uma das surpresas – já esperada mesmo antes da ida às urnas – foi a ascensão de uma jovem política catalã que veio baralhar os resultados. Chama-se Inés Arrimadas e a Ana França traçou-lhe o perfil na edição de segunda-feira. É a primeira recomendação de (re)leitura das Escolhas do Editor para este sábado.

Depois dos números do crédito à habitação, que batem recordes este ano, o da venda de casasnunca foram vendidas tantas (nem tão caras) desde que há registos em Portugal. No Expresso Diário de quarta-feira publicámos um artigo com todos os números: de casas vendidas, de quantas são vendidas por dia, de quantos milhões de euros se trata, qual o preço médio de venda no Porto e em Lisboa.

Outro artigo interessante, por nos permitir medir o estado das (in)justiças do nosso estado, é o que publicámos na terça-feira, dia em que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou pela primeira vez Portugal por violação do direito à vida, num caso que é contado pela Marta Gonçalves.

Assuntos da semana foi – ainda –, no campo doméstico, o do caso Raríssimas, nomeadamente a propósito de queixas a que o Governo teria feito orelhas moucas. Se quiser sabes que queixas foram essas, quantas foram, desde quando, apresentadas por quem e a que propósito(re)visite o artigo da Rosa Pedroso Lima publicado na edição de terça-feira.

Uma investigadora da Universidade de Harvard, Jieun Baek, falou com mais de uma centena de desertores norte-coreanos para escrever um livro sobre o país. A Marta Gonçalves falou com ela. O relato é de partir o coração.

Na segunda-feira retomámos a série “Em Pequeno Número”, que o Expresso começou a publicar há dois anos e na qual relatamos a vida de portugueses que vivem em países onde quase não os há.São histórias interessantes, das vidas deles e dos autóctones que os rodeiam. Recomeçámos a série na segunda-feira, com o caso de um português que vive na Guiné Conacri, que pode (re)ler clicando na chamada respetiva ao fundo desta newsletter. Mas poderá (re)ler mais quatro se revisitar os Expressos Diário dos outros dias da semana.

Um artigo que pode parecer mais “ligeiro” mas que nos diz muito sobre o mundo da política e dos políticos – e de como a imagem que emanam tem uma importância desmesurada – é o que publicámos na quarta-feira, no qual a Ana França analisa a transformação do muitas vezes informalíssimo líder trabalhista e candidato a primeiro-ministro britânico, Jeremy Corbyn, que aparece todo aperaltado na capa de uma revista sobre temas mais “mundanos”.

Termino as sugestões de (re)leitura de alguns dos principais temas que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário com um artigo que publicámos há quatro anos mas que, em vésperas de Natal, reganha atualidade: quem foi afinal Jesus? O artigo que reproduzimos nos Arquivos Expresso desta quinta-feira analisava sete aspetos polémicos da vida do Jesus que é retratato pela História.

Boas leituras e Boas Festas
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO

Veja Agora Qual o Significado da Árvore de Natal

Todos os anos, fazemos as nossas decorações de Natal, e é claro que a árvore é a principal estrela. No entanto, você sabe qual o simbolismo e o significado por trás de todos esses enfeites? Vamos mostrar isso para você agora.
 
A História e a árvore de Natal
A lenda diz que, no século 8, o monge beneditino São Bonifácio viajou para o norte da Alemanha para converter as tribos francas pagãs ao cristianismo. Diz-se que o santo usou a forma triangular de um abeto (um tipo de árvore com esse formato) para explicar o conceito da Santíssima Trindade, que é o conceito cristão do Pai, do Filho e do Espírito Santo sendo uma entidade unificada. No entanto, há poucas evidências factuais para apoiar essa hipótese.
 
O que sabemos é que, no passado, as pessoas costumavam decorar árvores que perderam as folhas durante o inverno. Eles acreditavam que os espíritos as abandonavam, então decoravam as árvores para atrair os espíritos de volta, e assim dar vida de volta a elas. É assim que nasceu a tradição das árvores de natal que conhecemos e amamos até os dias de hoje.
Veja o simbolismo de cada decoração
 
A estrela
o verdadeiro significado da árvore de Natal
A estrela no topo da árvore de Natal simboliza a estrela de Belém. Segundo a Bíblia cristã, essa estrela guiou os Três Reis Magos para o local de nascimento de Jesus.
Luzes
o verdadeiro significado da árvore de Natal
As luzes que colocamos em nossa árvore de Natal simbolizam o brilho das estrelas no céu noturno.
 
Ouropel
o verdadeiro significado da árvore de Natal
O ouropel simboliza as faíscas usadas para fazer o fogo feito por José para manter Maria e Jesus aquecidos no estábulo após o nascimento do bebê.
Cores
o verdadeiro significado da árvore de Natal
• O vermelho simboliza o sangue que Jesus derramou para a redenção da humanidade, de acordo com a tradição cristã.
• A prata e o ouro simbolizam as ricas bênçãos que recebemos durante a vida.
• O verde simboliza a vitalidade das árvores e da natureza, e nos lembra que só podemos sobreviver graças a essa vitalidade (como todos vivemos direta ou indiretamente na Terra).
Bengala doce
o verdadeiro significado da árvore de Natal
Essas bengalas doces simbolizam a equipe do pastor, que costumava guiar o seu rebanho de ovelhas. A tradição cristã diz que ele foi o primeiro a ver Jesus Cristo após o nascimento.
Guirlanda
o verdadeiro significado da árvore de Natal
A guirlanda simboliza o infinito amor de Deus pela humanidade. Além disso, simboliza como o amor verdadeiro não tem começo nem fim.
Presentes debaixo da árvore
o verdadeiro significado da árvore de Natal
Os presentes de Natal simbolizam o maior presente que as pessoas recebem na terra de acordo com a tradição cristã, que é a vida eterna.
Bolas decorativas
o verdadeiro significado da árvore de Natal
Bolas de Natal coloridas geralmente são feitas de metal, e mesmo isso tem significado simbólico. Suas cores brilhantes atraem bons espíritos, e o metal de que são feitos ajuda a invocá-los. Por último, mas não menos importante, sua forma esférica é um símbolo da totalidade e da perfeição.
Sinos
o verdadeiro significado da árvore de Natal
O simbolismo dos sinos no Natal não está relacionado à forma, e sim com o som. Eles tocam para guiar a “ovelha perdida” de volta ao rebanho.
Pinhas
o verdadeiro significado da árvore de Natal
As pinhas em uma árvore de Natal simbolizam a maternidade e a fertilidade.

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue