sábado, 23 de janeiro de 2021

OBSERVADOR - DESPORTO - 23 DE JANEIRO DE 2021

 

Ver no browser
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Sexta,22 Jan 2021
Foto da Newsletter

O Sporting está na final da Taça da Liga e teve o mérito de nunca deixar de acreditar que podia ganhar um jogo que parecia condenado a perder. O Sp. Braga está na final da Taça da Liga e teve o mérito de nunca perder o foco para segurar um jogo que podia ter fugido até ao intervalo. Mais do que isso, e como há novelas que parecem não acabar mesmo quando alguns dos atores já saíram há muito desse enredo, o Sporting mostrou que pode ganhar sem Paulinho e o Sp. Braga mostrou que sabe ganhar sem Paulinho. Agora, o encontro decisivo joga-se este sábado (19h45), tem a particularidade de colocar em confronto a última equipa a ganhar o troféu (Sp. Braga) com o último treinador a ganhar o troféu (Rúben Amorim) e promete ser um grande jogo, intenso, disputado e emotivo. Ponto final. Parágrafo. Mas esta semana deve ser abordada a vários outros níveis e com muitas outras dimensões.

Os últimos dias foram marcados pelos casos positivos, pelos casos de “falsos positivos” e até por um ou outro caso negativo com ligeiros sintomas. O futebol que era muitas vezes um teste passou a ser jogado num contexto dependente do teste. Mesmo com um país mergulhado no pior pico de uma pandemia que fintou as piores perspetivas quando entrou em campo a estirpe britânica, é uma das poucas atividades que, a nível profissional, não acompanha o confinamento – com todo o impacto que isso iria acarretar. Mas tornou-se um complexo enigma para os treinadores. Não se pode dizer que foram as ausências que justificaram os resultados mas tudo tem influência. Até na antecâmara do jogo.

Comecemos pelo Sporting-FC Porto, sobretudo nos vários capítulos antes do encontro: depois de Otávio, Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testaram positivo no dia em que Wilson Manafá voltou aos treinos (a seguir seria Fábio Vieira), Bruno Tabata juntou-se ao lote de infetados mas a notícia em Alcochete foram os “falsos positivos” de Nuno Mendes e Sporar, justificados em conferência pelo diretor clínico leonino, João Pedro Araújo. O que se seguiu? Os dragões colocaram em causa a presença na Taça da Liga caso a dupla fosse a jogo, os leões falaram em mesquinhez e irresponsabilidadeo Sp. Braga mostrou-se também indignadoO lateral e o avançado acabaram por ficar de fora porque a DGS pediu à Unilabs um email que nunca chegou e, no final da partida, Frederico Varandas foi à sala de imprensa rebobinar o filme com a promessa de avançar com uma queixa para a Ordem dos Médicos. E como a dupla não jogou, essa polémica estéril que entretanto nascera caiu com menos de 24 horas de vida…

Em campo, Marega colocou os dragões na frente no último quarto de hora mas Jovane Cabral precisou apenas de 17 minutos para tocar cinco vezes na bola, fazer um passe e marcar dois golos noutros tantos remates. O Sporting voltava à final da Taça da Liga, onde acabou sempre por ir às grandes penalidades (duas vitórias, outras tantas derrotas), mas ninguém prestou declarações depois do caso dos “falsos positivos”. Já entre o FC Porto, que voltou a perder 17 jogos depois, Sérgio Conceição falou num “resultado caído do céu” e criticou a arbitragem, não só por uma expulsão perdoada a João Palhinha mas também pela atenção constante dos juízes ao banco azul e branco.

Depois, o Sp. Braga-Benfica. Ou o Benfica, porque o dia em que os minhotos celebraram o 100.º aniversário num dos melhores momentos da sua história começou por ser logo de manhã marcado pelos 17 casos positivos no Seixal, que se juntaram a três que tinham sido conhecidos antes do clássico no Dragão para a Liga. Luís Filipe Vieira, presidente do clube, foi um dos infetados entre toda a equipa técnica, elementos do staff e jogadores, então cinco (Diogo Gonçalves, Gilberto, Vertonghen, Grimaldo e Waldschmidt). Os encarnados colocaram nas mãos da DGS a decisão de poder ou não parar durante 14 dias mas, não havendo resposta, anunciaram que iam mesmo a jogo. Com Jorge Jesus, que teve 48 horas atípicas entre três testes onde teve de treinar com grupos separados por não ter ninguém da sua equipa técnica, mas sem Otamendi e Nuno Tavares, que testaram positivo na nova ronda.

Em campo, com as soluções possíveis do meio-campo atrás e a nuance de Weigl ter jogado um pouco mais recuado do que é normal para soltar João Ferreira e Cervi pelas alas, os encarnados podiam ter chegado ao intervalo com outro resultado apesar de terem sofrido o primeiro golo por Abel Ruíz, empataram no minuto 45 de penálti por Pizzi mas quebraram no segundo tempo, sobretudo depois do 2-1 de Vítor Tormena, central que terminaria como o MVP do encontro. No final,Jesus assumiu que se sentia o pai de uma família separada pela Covid-19 mas destacou que a equipa deu uma boa resposta entre tantas baixas e que merecia um outro desfecho.

Foram também estes resultados que permitiram à Liga definir o calendário até ao final da primeira volta, logo a começar com a 15.ª jornada: depois do empate no clássico no Dragão, o Benfica recebe o Nacional na segunda-feira (17h) poucas horas antes da deslocação do FC Porto ao Algarve para defrontar o Farense (20h15); no dia seguinte, o Sp. Braga joga em casa com o Gil Vicente (19h45) e o Sporting vai ao Bessa defrontar o Boavista (21h15). De acrescentar que o dérbi entre Sporting e Benfica, da 16.ª ronda, será a 1 de fevereiro (segunda-feira), às 21h15.

Nota: e como os casos de infeção continuam a surgir em catadupa, Romário Baró e Nanú testaram positivo à Covid-19 (ao contrário de Sérgio Conceição e Uribe, que tinham ligeiros sintomas), tal como Helton Leite. Ao todo, foram já bem mais de 100 os jogadores da Liga infetados esta época, com maior incidência no último mês.

gettyimages-1230715013.jpg

Em Itália, Ronaldo foi do pior ao melhor em três dias: depois de uma exibição para esquecer a par de toda a equipa na deslocação a Milão para defrontar o Inter, o que deixou os bianconeri no sexto lugar a dez pontos do AC Milan na Serie A, a Juventus conquistou a Supertaça frente ao Nápoles com mais um golo do português, que para muitos (mas não para todos) se tornou o melhor marcador de sempre com 760 golos entre 30 troféus conseguidos na carreira. Já em Espanha, e na Taça, o Real sofreu uma das maiores humilhações ao perder com o Alcoyano, do terceiro escalão, após prolongamento e com mais uma unidade em campo. Antes, foi o Athl. Bilbao que ganhou a Supertaça, vencendo o Barcelona também depois de tempo extra no jogo onde Messi foi expulso pela primeira vez. Em Inglaterra, outra surpresa: o Liverpool perdeu em Anfield com o Burnley após o nulo com o Manchester United e leva cinco jogos sem ganhar numa Premier League liderada pelo Manchester United, que ganhou fora ao Fulham a meio da semana, e com o Manchester City em crescendo após bater Crystal Palace e Aston Villa.

Nos próximos dias, os principais destaques são os seguintes: esta sexta-feira, B. Mönchengladbach-B. Dortmund (19h30) e PSG-Montpellier (20h); no sábado, Bayer Leverkusen-Wolfsburgo (14h30), Udinese-Inter (17h), AC Milan-Atalanta (17h), Mónaco-Marselha (20h) e Alavés-Real (20h); no domingo, Juventus-Bolonha (11h30), Schalke 04-Bayern (14h30), Elche-Barcelona (15h15), Manchester United-Liverpool (17h, para a Taça), Wycombe-Tottenham (19h45, para a Taça) e Atl. Madrid-Valencia (20h); na terça-feira, Inter-AC Milan (19h45, para a Taça); na quarta-feira, Atalanta-Lazio (16h45, para a Taça), Chelsea-Wolverhampton (18h), Juventus-SPAL (19h45, para a Taça) e Manchester United-Sheffield United (20h15); e na quinta-feira, Tottenham-Liverpool (20h).

portugal-andebol.jpg

Portugal teve uma primeira fase 100% vitoriosa no Campeonato do Mundo de andebol, no Egito, derrotando de forma seguida IslândiaMarrocos e Argélia, tendo depois perdido por um golo com a Noruega (e com Rui Silva a rematar ao poste no último segundo), vice-campeã mundial em 2017 e 2019 e terceira classificada no Europeu de 2020, na primeira jornada da Ronda Principal. Agora, a Seleção de Paulo Pereira, que já mostrou que se pode bater de igual para igual com as melhores seleções mundiais, defronta a Suíça esta sexta-feira (14h30) e a França no domingo (19h30), naquele que pode ser o encontro decisivo de acesso aos quartos da competição.

Nas restantes modalidades, enquanto os jogadores de ténis vão tentando encontrar as melhores formas de irem fazendo os seus treinos de preparação para o Open da Austrália que, entre muitos cuidados, vai somando casos positivos de Covid-19 e James Harden brilha na NBA pela nova equipa dos Brooklyn Nets, o grande tema é a possibilidade de haver um cancelamento dos Jogos Olímpicos de 2021, algo que parecia inimaginável para o Comité Olímpico Internacional e para a cidade de Tóquio mas que foi noticiado esta quinta-feira pelo The Times. Ninguém assume qualquer posição oficial sobre o assunto mas o cenário está pelo menos em cima da mesa, naquele que seria mais um verdadeiro revés não só para o desporto mas para várias gerações de atletas que, até depois do adiamento em 2020, continuaram a ter as suas épocas desenhadas para chegar à competição no pico.

EU, A TV E UM COMANDO

23 de janeiro

19h45Final da Taça da Liga: Sporting-Sp. Braga

24 de janeiro

19h30Mundial de andebol (Ronda Principal): Portugal-França

28 de janeiro

20hPremier League: Tottenham-Liverpool

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

1

Ronaldo marca e conquista Supertaça pela Juventus

Insigne ainda falhou um penálti mas golo de Ronaldo fez a diferença na final da Supertaça, com a Juventus a vencer o Nápoles (2-0) e português a conseguir quarto título em Turim (e 30.º da carreira).

2

Oficial: Paulo Sousa é o selecionador da Polónia

Treinador português estava sem clube desde a passagem pelo Bordéus e, após passar por seis ligas europeias e pela China, vai assumir o comando da seleção da Polónia, qualificada para o Euro-2020.

3

Menos peso, Barba de sempre e a estreia histórica

James Harden tornou-se o primeiro jogador a fazer um triplo duplo na estreia com 30 ou mais pontos marcados, na vitória dos Nets (sem Irving) frente aos Magic, mas foi do peso que se falou no final.

O CASO

Fotografia
SPORTING

Mendes e Sporar não jogaram por um email

ARS tinha autorizado presença de Nuno Mendes (que nunca terá entrado no SINAVE) e Sporar mas DGS pediu um email assumindo erro. Não chegou, não jogaram. E Sporting vai apresentar queixa.

TERCEIRO TEMPO

OBSERVADOR - 23 DE JANEIRO DE 2021

 

Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia

Bom dia!

SAÚDE

EUA registam mais de 4 mil mortos

Os Estados Unidos registaram 4.151 mortos e 194.111 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

SAÚDE

Calixto, o autarca que "choca, mas não surpreende"

José Calixto é o autarca de Reguengos e presidente do lar onde em agosto morreram 18 pessoas. Devido ao cargo, já foi vacinado contra a Covid-19, mesmo não sendo prioritário. E soma mais uma polémica.

SAÚDE

Mutações Erik e Nelly: o risco das novas variantes

Tornaram o vírus mais eficaz a atacar as nossas células ou a escapar-se dos anticorpos. Duas das três variantes já estão em Portugal, mas a forma de combater o vírus mantém-se a mesma.

SAÚDE

Ministra da Agricultura testa positivo à Covid-19

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, está infetada com o novo coronavírus, informou o ministério em comunicado. A ministra está sem sintomas e vai continuar a trabalhar à distância.

SAÚDE

Hospital de Gaia abre enfermaria com 33 camas

Esta é a terceira enfermaria aberta no espaço de uma semana. Centro hospitalar tem internados 153 doentes com infeção pelo novo coronavírus, dos quais 24 em cuidados intensivos.

MUNDO

Conselho encerra caso do procurador

Conselho Europeu concluiu que os "erros factuais" sobre o currículo de José Guerra não afetaram a sua escolha. Mas Parlamento Europeu vai continuar a escrutinar o caso.

MUNDO

Bruxelas não desiste de escrutinar Governo Costa

Francisca Van Dunem chamada a Bruxelas para falar sobre a escolha de José Guerra. Reunião conjunta das comissões de liberdades e garantias e do controlo orçamental para escrutinar caso do procurador.

CIÊNCIA

Muito mau tempo este sábado e eleições à chuva

Depressão Ignacio é a quarta em pouco mais de uma semana e traz muita chuva e vento. Domingo de eleições ainda choverá, mas o tempo já vai aquecer. E para a semana os termómetros vão subir bastante.

CULTURA

"A escrita era a arma que Orwell utilizava"

Passados 70 anos da morte de George Orwell, o que tem a sua obra ainda para nos dizer? Falámos com Jacinta Maria Matos, especialista no autor e responsável pela mais recente edição dos seus ensaios.

LIFESTYLE

Sete coisas para fazer no fim de semana

A situação do país não está a permitir grandes deslocações mas isso não significa que o fim de semana tenha de ser aborrecido. Pode aprender a fazer crochet, ver concertos ou encher a barriga.

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Alberto Gonçalves

Os “negacionistas”, ou #vaificartudomuitomal

Não são os “negacionistas” que sobre a contenção da Covid já disseram tudo e o seu contrário, num desnorte que nos últimos dias chamou a atenção de várias juntas psiquiátricas.

Fotografia do Colunista
José Ribeiro e Castro

CDS, Chega, IL, PSD – a direita em mudança

Hoje temos dois problemas principais. O primeiro é o de a relação esquerda/direita não se alterar e favorecer a esquerda. O segundo são as posições políticas do Chega serem tão radicais e desrazoáveis

Fotografia do Colunista
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Eutanásia: in dubio, pro vita!

“A Igreja considera que deve reafirmar como ensinamento definitivo que a eutanásia é um crime contra a vida humana”.

Fotografia do Colunista
Gonçalo Reis

Glória e mais aventuras na indústria dos conteúdos

Escolhemos não fazer o que os outros fazem (telenovelas) e fazer o que os outros não fazem (séries de qualidade, com ambição internacional). Esta foi a pedra de toque da política de conteúdos da RTP.

Fotografia do Colunista
Tomás Lopes da Fonseca

A política de ignorar o óbvio

Curiosamente, os nossos governantes acharam que ainda faltava a cereja no bolo e saíram-se com uma ideia digna de um prémio Darwin: que tal ignorar a situação atual e manter as eleições presidenciais?

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue