domingo, 30 de agosto de 2020

VOO RICO LINHAS AÉREAS 4823 DESPENHADO POR CAUSA DA CHUVA NO BRASIL EM 30-08-2002 - 30 DE AGOSTO DE 2020

 

Voo Rico Linhas Aéreas 4823

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O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas
Acidente aéreo
Um Embraer EMB 120 Brasilia, similar ao avião envolvido no acidente.
Sumário
Data30 de agosto de 2002
CausaColisão com o solo em voo controlado, agravado pelo mau tempo.
LocalBrasil Rio Branco, Brasil.
OrigemTarauacá
EscalaCruzeiro do SulTarauacá e Rio Branco
DestinoRio Branco
Passageiros28
Tripulantes3
Mortos23
Feridos8
Sobreviventes8
Aeronave
ModeloBrasil Embraer EMB 120 Brasilia
OperadorBrasil Rico Linhas Aéreas
PrefixoPT-WRQ

O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas foi um voo doméstico brasileiro de curta distância de Cruzeiro do Sul - Tarauacá para Rio Branco . [1] Em 30 de agosto de 2002, caiu sobre forte chuva enquanto voava em sua rota. [1] Dos 31 a bordo, 23 foram mortos, incluindo os 3 tripulantes e 20 dos 28 passageiros. [1]

Aeronave[editar | editar código-fonte]

O avião envolvido no acidente era um Embraer EMB-120ER Brasília, de prefixo PT-WRQ, que havia feito seu primeiro voo em 1987. Era equipado com dois motores Pratt & Whitney PW118 Canada e tinha número de série 120043. Havia passado antes em empresas como a Midway Connection (registro N-318MC) e a Rio Sul (registro PT-SLF). Com o acidente, sofreu danos irreparáveis e nunca mais pôde voar.[2]

Acidente[editar | editar código-fonte]

EMB 120 Brasilia estava em aproximação a Rio Branco, quando os controladores terrestres permitiram o pouso do voo. A aeronave, em seguida, entrou em uma tempestade e logo depois impactou com a cauda do solo em primeiro lugar, a cerca de 1500 m do aeroporto. A fuselagem quebrou em três seções e um incêndio começou, danificando o avião.

Referências

PONTE DO LAGO PONTCHARTRAIN - LUISIANA - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE (INAUGURADA EM 1956 - lado sul e 1969 lado norte) -"38,422" metros - 30 DE AGOSTO DE 2020

 


Ponte do Lago Pontchartrain

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Ponte do lago Pontchartrain
Lado sul da Ponte do lago Pontchartrain
Arquitetura e construção
DesignPonte basculante
Mantida porGreater New Orleans Expressway Commission
Data de abertura30 de agosto de 1956 (lado sul) e 10 de maio de 1969 (lado norte)
Tráfego430mil veículos/dia
Pedágiocerca de Dólar americano
Geografia
CruzaLago Pontchartrain
LocalizaçãoMetairie - MandevilleLuisiana
Coordenadas30°11′59″N 90°07′22″W

Ponte do Lago Pontchartrain (em inglês Lake Pontchartrain Causeway) é uma ponte constituída por duas vias paralelas que atravessam o lago Pontchartrain numa extensão de 38 422 metros, constituindo a quarta ponte mais extensa do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

A idéia de atravessar o lago remonta ao século XIX e ao fundador da cidade de Mandeville. Na época ele iniciou um serviço de ferry que operou até meados dos anos 30.

Em 1920 houve um primeiro plano, entretanto abandonado, de conseguir a travessia através da criação de pequenas ilhas artificiais ligadas por pontes sucessivas durante toda a extensão do lago. O projeto seria financiado pela venda de residências nessas ilhas.

A idéia da ponte como se conhece começou a ser concebida nos anos 50 com a criação, pelo poder legislativo da Louisiana, da chamada Comissão Causeway.

A utilização de concreto protendido na construção veio a permitir a realização da idéia, levando à criação em 1954 da Louisiana Bridge Company, responsável pela construção da ponte que seria iniciada em 1955 e concluída logo no ano seguinte, sendo aberta ao público em 30 de Agosto de 1956.

Com o tráfego aumentando todos os anos, em breve se tornou clara a necessidade de uma nova via. Em setembro de 1967 inicia-se então a construção de uma segunda ponte integrando já as inovações de construção entretanto aparecidas, sendo aberta ao tráfego em 10 de Maio de 1969. Esta nova ponte, paralela à original, viria a ter mais 65 metros do que a antiga, custando cerca de 26 milhões de dólares. Quando desta construção foram também criadas sete ligações entre as pontes para situações de emergência.

Causeway do Lago Pontchartrain sempre foi uma ponte pedagiada. Até 1999 o pedágio era cobrada em ambos os sentidos, porém, a partir dessa data, e de forma a facilitar o tráfego, o pedágio passou a ser cobrada apenas a Norte à entrada da ponte, e o valor passou de US$ 1,50 para US$ 3,00.

A abertura da Causeway melhorou de forma significativa o nível de vida das pequenas comunidades ao norte do Lago, pois encurtou em cerca de 50 minutos o tempo de deslocação até Nova Orleães, antes percorrido circundando o lago.

Na sequência do Furacão Katrina, em 29 de Agosto de 2005, foi feita uma verificação geral na ponte mas, apesar de alguns pequenos danos, as fundações mantiveram-se intactas, pelo que esta foi uma das vias importantes de socorro a Nova Orleães face aos estragos ocorridos em outras importantes autoestradas de acesso à cidade.

Na época a Causeway começou a ser aberta apenas ao trânsito de emergência e só depois ao público em geral, com o pedágio suspenso em 19 de Setembro de 2005. Em meados do mês seguinte viria a ser novamente pedagiada.

Localização e características[editar | editar código-fonte]

Direção norte da Causeway do lago Pontchartrain.

Situadas na zona sul do estado da Louisiana, as pontes ligam a localidade de Madeville, a norte, através do lago Pontchartrain, até Metairie, a sul, um subúrbio de Nova Orleans.

Para suportá-las, há mais de 6 mil pilares de concreto assentados no fundo do lago, que tem uma profundidade média de apenas 4 metros, exceto no canal de navegação onde atinge 45 metros.

Direção sul da Causeway do lago Pontchartrain.

As pontes estão a uma altitude de cerca de 5 metros sobre as águas, subindo a 7,5 metros em três locais para passagem de pequenas embarcações e a 15 metros em dois outros locais para passagem de embarcações de maior porte. Para a passagem de barcos de grande altura foi criada uma seção basculante situada num canal de navegação existente a cerca de 8 km da margem norte.

As duas vias distanciam-se cerca de 25 metros uma da outra, sendo que a mais recente é ligeiramente mais extensa que a outra, medindo 38 422 metros.

Depois de entrar na ponte não há possibilidade de inversão de mão, sendo que para retornar é necessário fazer todo o percurso da ponte, podendo parar, em caso de avaria, num dos sete locais existentes para o efeito, onde existe uma ligação de emergência entre as pontes.

Futuro[editar | editar código-fonte]

Com volumes de tráfego diário de cerca de 30 mil veículos, iniciaram-se as discussões sobre a eventual construção de uma terceira via, na expectativa de que, até 2018 as pontes atingirão o seu limite.

Estuda-se assim a possibilidade de construir uma terceira via, mais larga que as anteriores, possuindo para além das duas vias de trânsito, uma faixa direita de emergência. Ao mesmo tempo seria também criada uma faixa de emergência na ponte mais antiga (a que se dirige para sul) e a ponte construída em 1969 viria a ter uma via reversível (com o sentido determinado em função do fluxos do trânsito às diferentes horas do dia) também com uma faixa de emergência.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lake Pontchartrain Causeway

PRIMEIRA BATALHA DE KULM (GUERRA DA SEXTA COALISÃO) - 1813 - 30 DE AGOSTO DE 2020

 


Batalha de Kulm

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Batalha de Kulm
Guerra da Sexta Coalizão
Battle of Kulm by Kotsebu.jpg
A batalha de Kulm, por A. Kotsebu.
Data29 - 30 de agosto de 1813
LocalKulmBoêmia
DesfechoVitória da Coalizão
Beligerantes
Flag of France (1794–1815, 1830–1958).svg Império FrancêsRússia Império Russo
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Reino da Prússia
Flag of the Habsburg Monarchy.svg Império Austríaco
Comandantes
Flag of France (1794–1815, 1830–1958).svg Dominique Vandamme
Flag of France (1794–1815, 1830–1958).svg Laurent de Gouvion Saint-Cyr
Flag of France (1794–1815, 1830–1958).svg Auguste de Marmont
Flag of Russia.svg Alexander Ivanovich
Flag of Russia.svg Mikhail Bogdanovich de Tolly
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Gebhard von Blücher
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Peter Wittgenstein
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Friedrich von Kleist
Flag of the Habsburg Monarchy.svg Karl Philipp
Flag of the Habsburg Monarchy.svg Hieronymus von Colloredo-Mansfeld
Forças
32 000 soldados16 000 (29 de agosto)
60 000 (30 de agosto)
Baixas
5 000 mortos ou feridos
7 000-13 000 capturados
11 000 mortos ou feridos

Batalha de Kulm foi um confronto militar travado na cidade de Kulm (Chlumec) e no vilarejo de Přestanov, na região norte da Boêmia. A luta foi travada entre 29 e 30 de agosto de 1813, durante a Guerra da Sexta Coalizão. Cerca de 32 000 soldados franceses, sob comando de Dominique Vandamme, atacaram cerca de 60 000 combatentes austríacosrussos e prussianos, sob comando de Alexander Ostermann-Tolstoy.[1]

A batalha[editar | editar código-fonte]

Em meados 1813, após a vitória de Napoleão na batalha de Dresden, Vandamme foi enviado para perseguir as forças aliadas que estavam em retirada. Os marechais Laurent de Gouvion Saint-Cyr e Auguste Marmont foram enviados para apoia-lo. Nas proximidades da cidade de Kulm (na atual região da República Tcheca), as tropas francesas alcançaram as forças da Coalizão. Vandamme atacou no dia 29 de agosto mas foi repelido. Os russos e austríacos esperaram então os reforços prussianos e atacaram no dia seguinte, forçando o recuo dos soldados imperiais franceses. Ambos os lados sofreram pesadas baixas. Napoleão foi então forçado a reconsiderar sua ofensiva na região da Europa Central. Dois meses depois, a França era derrotada pelos aliados na decisiva batalha de Leipzig.[1]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b "The Battle of Kulm". Página acessada em 14 de junho de 2015.
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