sábado, 11 de março de 2023

DIA EUROPEU DAS VÍTIMAS DE TERRORISMO - 11 DE MARÇO DE 2023

 

Terrorismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica,[1] por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medopânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.[2]

Definição

Existem centenas de definições de terrorismo.[3][4][5][6] A inexistência de um conceito amplamente aceito pela comunidade internacional e pelos estudiosos do tema significa que o terrorismo não é um fenômeno entendido da mesma forma, por todos os indivíduos, independentemente do contexto histórico, geográfico, social e político. Segundo Walter Laqueur.[7]

Visit of the Ku-Klux (desenho de 1872). Neste mesmo ano, a Ku Klux Klan foi classificada como uma entidade terrorista.[10]
Gavrilo Princip (1894-1918) integrante da organização Mão Negra e responsável pelo assassinato de Sarajevo, vitimando o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa duquesa Sofia e, que foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
Massacre de Bolonha (1980), perpetrado pelo grupo neofascista Nuclei Armati Rivoluzionari, foi o pior atentado terrorista da história da Itália.

Conforme definição do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, terrorismo é um tipo muito específico de violência, bastante sutil, apesar de o termo ser usado para definir outros tipos de violência considerados inaceitáveis. Os terroristas geralmente são descritos como pessoas reservadas que agem em grupos. Segundo pesquisas os terroristas são pessoas tímidas, introvertidos, solitárias e não apresentam traços de violência. Além disso, não são psicopatas, mas pessoas comuns que sofrem lavagem cerebral.[11]

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo no fim da década de 1960 e durante a década de 1970, o terrorismo era visto como parte de um contexto revolucionário. O uso do termo foi expandido para incluir grupos nacionalistas e étnico-separatistas fora do contexto colonial ou neocolonial, assim como organizações radicais e inteiramente motivadas por ideologia[12] (ver: Terrorismo comunista). A comunidade internacional – inclusive na esfera das Nações Unidas – considerava politicamente legítimas as lutas pela autodeterminação dos povos, legitimando-se portanto o uso da violência política por esses movimentos.

Ações terroristas típicas incluem assassinatossequestros, explosões de bombas, matanças indiscriminadasraptosaparelhamento e linchamentos. É uma estratégia política e não militar, e é levada a cabo por grupos que não são fortes o suficiente para efetuar ataques abertos, sendo utilizada em época de paz, conflito e guerra. A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo (ou seu governo) uma mudança de comportamento.[carece de fontes]

História

O terrorismo tem sido registrado na História pelo menos desde a Grécia Antiga.[carece de fontes] Antes do século XIX os terroristas poupavam os inocentes não envolvidos no conflito. Por exemplo, no Império Russo quando os radicais tentaram depor o czar Alexandre II, cancelaram várias ações para evitar ferir mulheres, crianças, idosos ou outros inocentes.[carece de fontes]

Nos últimos dois séculos, no entanto, enquanto os estados foram ficando cada vez mais burocratizados, a morte de apenas um líder político não causava as mudanças políticas desejadas, de modo que os terroristas passaram a usar métodos mais indiretos de causar ansiedade e perda de confiança no governo.[carece de fontes]

Em 1972, a temática do terrorismo foi incluída pela primeira vez nos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os debates consagraram uma clivagem: de um lado, o bloco ocidental advogava a repressão (enfoque jurídico); de outro, o Movimento dos Não Alinhados e os Estados comunistas defendiam a identificação e a eliminação de suas causas (enfoque político).[carece de fontes]

Em 1985, houve a primeira condenação do terrorismo por consenso: resolução 40/61 da Assembleia Geral das Nações Unidas. O enfoque jurídico passou a prevalecer. O terrorismo deixou de ser legitimado por motivações políticas quaisquer.

Na década de 1990, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adota a prática de apenas condenar o terrorismo em casos concretos, a exemplo da resolução 1054 contra o Sudão ou da resolução 883 contra a Líbia. Em 1994, a resolução 49/60 repudia o terrorismo e convoca os Estados à cooperação internacional. As causas políticas não são sequer mencionadas, um abandono total do enfoque político dos anos 1970.[carece de fontes]

Os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, levou a uma grande transformação no tratamento internacional do terrorismo, que tendeu a institucionalizar-se em um regime internacional. O Conselho de Segurança, por meio da resolução 1368 de 2001, admitiu a aplicação de medidas de força individual ou coletiva, em nome da legítima defesa, contra os responsáveis pelos atentados. Como estes não são nomeados, houve grande celeuma jurídica e política em torno das medidas. A invasão do Afeganistão foi lastreada nessa resolução.

Ainda em 2001, a resolução 1373 criou o Comitê de Antiterrorismo (CAT). Os Estados são convocados a colaborarem a prestar informações acerca de medidas antiterroristas (ver: Antiterrorismo e Guerra ao Terror).

10 países que mais sofreram ataques entre 2000 e 2014 (em inglês)

Em julho de 2004, o Paraguai foi objeto de ressalvas no CAT e acusado de não cooperação. A política externa brasileira optou por apoiar o esclarecimento de dúvidas de modo a dirimir coThe number of terrorist attacks 2000-2014 (Top 10 Countries).pngnflitos em sua fronteira imediata.

O terrorismo contemporâneo é caracterizado pela descentralização de suas atividades. Depende fortemente da surpresa e é frequente que ocorra quando e onde é menos esperado. Ataques terroristas podem desencadear transições súbitas para conflito ou guerra. Não é raro que depois de um ataque terrorista vários grupos não relacionados reivindiquem a responsabilidade pela ação; isto pode ser visto como "publicidade grátis" para os objetivos ou planos da organização. Devido à sua natureza anônima e, frequentemente, autossacrificial, não é incomum que as razões para o atentado permaneçam desconhecidas por um período considerável de tempo.

Ver também

Referências

  1.  Terrorism, no Dicionário Merriam-Webster OnLine
  2.  «Terrorism». Encyclopædia Britannica. 3 páginas. Consultado em 26 de dezembro de 2008
  3.  Terrorism Definitions and Typologies, por William G. Cunningham, Jr. In Terrorism: Concepts, causes, and conflict resolution]. Defense Threat Reduction Agency. Fort Belvoir, Virginia. Janeiro de 2003, pp 7, 18.
  4.  Définitions du terrorisme, por Geneviève Ouellet, 2006.
  5.  'Terror In The Name Of God'. CBS, 19 de agosto de 2003.
  6.  HOFFMAN, Bruce. Inside Terrorism. Chapter one. Columbia University Press.
  7. ↑ Ir para:a b LAQUEUR, Walter (1997). A History of Terrosrism. with a new introduction by the author (em inglês). Nova Iorque: Little, Brown. p. 7. ISBN 0-7658-0799-8
  8.  RABELLO, Aline L. O conceito de terrorismo nos jornais americanos. Uma análise de textos do New York Times e do Washington Post logo após os atentados de 11 de setembro, p.11. Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007.
  9.  CORLETT, J. Angeloa philosophical analysis. Chapter 5. Can Terrorism ever be morally justified? p.112.
  10.  History - Ku Klux Act passed by Congress. 9 de Fevereiro de 2010. Acessado em 02/12/2018.
  11.  «Personalidade dos terroristas»
  12.  HOFFMAN, Bruce. Inside terrorism 2006, p. 16

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote possui citações de ou sobre: Terrorismo

SANTO EUGÉNIO II - PAPA - 11 DE MARÇO DE 2023

 

Papa Eugênio II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eugênio II
Papa da Igreja Católica
99° Papa da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
DioceseDiocese de Roma
Eleição8 de maio de 824
Entronização6 de junho de 824
Fim do pontificado27 de agosto de 827 (3 anos)
PredecessorPascoal I
SucessorValentino
Ordenação e nomeação
Nomeação episcopal8 de maio de 824
Ordenação episcopal6 de junho de 824
Cardinalato
Criação816
por Papa Leão III
OrdemCardeal-presbítero
TítuloSanta Sabina
Dados pessoais
NascimentoRomaItália
780
MorteRomaItália
27 de agosto de 827 (47 anos)
Nacionalidadeitaliano
SepulturaBasílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas

Nascido em Roma,[1] Papa Eugênio II, foi consagrado em 11 de maio de 824.[2] Eleito pelo apoio dos francos, foi o bispo de Roma e governante dos Estados Pontifícios de 6 de junho de 824 até sua morte. Um nativo de Roma, ele foi escolhido pelos nobres para suceder Pascoal I como papa, apesar do clero e do povo favorecer Zinzinnus. A influência do francos carolíngios na seleção de papas foi então firmemente estabelecido. O papa Eugênio convocou um conselho em Roma em 826 para condenar a simonia e suspender o clero não treinado. Foi decretado que escolas deveriam ser estabelecidas nas igrejas catedrais e outros lugares para dar instrução na literatura sagrada e secular. Seu envolvimento na controvérsia da iconoclastia bizantina foi em grande parte inconsequente.

Início de carreira

Nas edições anteriores do Liber Pontificalis, Eugene é dito ter sido filho de Boemund, mas nas edições mais recentes e mais precisas, o nome de seu pai não é fornecido. Enquanto ele era o arcipreste de Santa Sabina no Aventino, e dizem que cumpriu com a maior consciência os deveres de sua posição. Eugene é descrito por seu biógrafo como simples e humilde, culto e eloqüente, bonito e generoso, um amante da paz e totalmente ocupado com a idéia de fazer o que agrada a Deus.[3]

Acesso

Eugene foi eleito papa em 6 de junho 824, após a morte de Pascoal I. Pascoal tentou conter o poder cada vez maior da nobreza romana, que se voltou para apoiar os francos para fortalecer suas posições contra ele. Quando Pascoal morreu, esses nobres fizeram grandes esforços para substituí-lo por um candidato próprio. O clero apresentou Zinzinnus, um candidato provável para continuar a política pascal. Mesmo que o Concílio Romano de 769 sob Estêvão IV havia decretado que os nobres não tinham direito a uma participação real nas eleições papais, os nobres tiveram sucesso em assegurar a consagração de Eugênio. A candidatura de Eugênio foi endossada pelo Abade Walla, que estava então em Roma e serviu como conselheiro do atual imperador, Luís, o Piedoso, e de seu antecessor, Carlos Magno.[4]

A eleição de Eugênio II foi um triunfo para os francos, que posteriormente resolveram melhorar sua posição. Consequentemente, o imperador Luís, o Piedoso, enviou seu filho Lotário I a Roma para fortalecer a influência franca. Os nobres romanos que haviam sido banidos durante o reinado anterior e fugiram para a França foram chamados de volta e suas propriedades foram devolvidas a eles. A Constitutio Romana foi então acordado entre o papa e o imperador em 824, o que avançou as pretensões imperiais na cidade de Roma, mas também controlou o poder dos nobres. Essa constituição incluía o estatuto de que nenhum papa deveria ser consagrado até que sua eleição tivesse a aprovação do imperador franco. Decretou que aqueles que estivessem sob a proteção especial do papa ou do imperador seriam invioláveis ​​e que as propriedades da igreja não seriam pilhadas após a morte de um papa.[3]

Pontificado

Aparentemente antes de Lotário deixar Roma, chegaram embaixadores do imperador Luís e dos gregos a respeito da controvérsia da iconoclastia bizantina. No início, o iconoclasta imperador romano oriental Miguel II mostrou-se tolerante com os adoradores de ícones e seu grande campeão, Teodoro, o Estudita, escreveu-lhe para exortá-lo "a nos unir [a Igreja de Constantinopla] ao chefe das Igrejas de Deus, Roma, e através dela com os três patriarcas" e a referir quaisquer pontos duvidosos à decisão da Velha Roma, de acordo com o costume antigo. Mas Miguel logo esqueceu sua tolerância, perseguiu amargamente os adoradores de ícones e se esforçou para garantir a cooperação de Luís, o Piedoso. Ele também enviou emissários ao papa para consultá-lo sobre certos pontos relacionados com a adoração de ícones. Antes de tomar qualquer medida para atender aos desejos de Miguel, Louis pediu permissão ao papa para que vários de seus bispos se reunissem e fizessem uma seleção de passagens dos Padres para elucidar a questão que os gregos haviam colocado diante deles. A licença foi concedida, mas os bispos que se encontraram em Paris em 825 eram incompetentes para a tarefa. Sua coleção de extratos dos Padres era uma massa de tradição confusa e mal digerida, e tanto suas conclusões quanto as cartas que desejavam que o papa enviasse aos gregos se baseavam em um completo mal-entendido dos decretos do Segundo Concílio de Nicéia. Seus trabalhos não parecem ter realizado muito; nada se sabe sobre o resultado de suas pesquisas.[3]

Em 826, Eugênio realizou um importante conselho em Roma de 62 bispos, no qual 38 decretos disciplinares foram emitidos. O conselho aprovou várias leis para a restauração da disciplina da igreja e tomou medidas para a fundação de escolas ou capítulos. Os decretos são dignos de nota por mostrar que Eugene tinha em mente o avanço do aprendizado. Não apenas os bispos e padres ignorantes deveriam ser suspensos até que tivessem adquirido conhecimento suficiente para cumprir seus deveres sagrados, mas foi decretado que, como em algumas localidades não havia mestres nem zelo pelo aprendizado, os mestres deveriam ser incluídos aos palácios episcopais, igrejas catedrais e outros lugares para dar instruções na literatura sagrada e educada. Também decidiu contra os padres que usem roupas seculares ou se envolvam em ocupações seculares. Simonia foi proibida.[4] Eugene também adotou várias disposições para o cuidado dos pobres, viúvas e órfãos, e por isso recebeu o nome de "pai do povo".

Para ajudar no trabalho de conversão do Norte, Eugênio escreveu recomendando Santo Ansgar, o Apóstolo dos Escandinavos, e seus companheiros "a todos os filhos da Igreja Católica".

Morte e legado

Eugênio II faleceu em 27 de agosto de 827. Supõe-se que foi sepultado na Basílica de São Pedro de acordo com o costume da época, embora não haja nenhum registro documental que o confirme. Ainda existem moedas desse papa com seu nome. Como papa, Eugênio embelezou sua antiga igreja de Santa Sabina com mosaicos e peças de metal com seu nome, que ainda estavam intactas no século 16. Seu culto como santo foi confirmado pelo Papa Pio IX.

Referências



Precedido por
Pascoal I
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Papa

99.º
Sucedido por
Valentino


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