sábado, 9 de janeiro de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 9 DE JANEIRO DE 2016


O pior Cavaco de sempre... na hora da saída

 
 
08-01-2016
 
 Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
465
08 JAN 2016
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
O pior Cavaco de sempre... na hora da saída
Boa tarde,
sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, que hoje divulgamos, tem um dado que vale a pena reter.Cavaco Silva, no último mês em que aparece como Presidente da República (para o mês que vem já deverá ser o Presidente da República... cessante) regista a sua pior popularidade destes últimos dez anos.
Nunca os portugueses tiveram uma opinião tão negativa sobre a atuação do chefe do Estado como agora.
A sondagem deste mês mostra ainda que PS e PSD estão praticamente colados, com os socialistas um ponto à frente. Os dois descem ligeiramente na intenção de voto este mês.

Além disso, escrevemos sobre "As medidas de Crato que já caíram e as que ainda deverão cair". Isto a propósito da nova grelha de avaliação dos alunos que hoje foi anunciada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Quanto ao IRS, escrevemos "Como 1 euro pode retirar centenas de euros ao salário". Ganhar um euro acima do limite máximo no escalão para aplicação da sobretaxa de IRS pode significar perdas elevadas para os contribuintes.

Temos ainda um texto sobre os ataques sexuais a mulheres na Alemanha.

E uma notícia que dá conta como Portugal está em perigo de perder Vieira da Silva.
As seis melhores obras da maior pintora portuguesa do século XX correm o risco de ser vendidas pelo seus proprietários. O Governo já entrou em negociações e espera obter um acordo. Resta saber se a componente financeira que o processo exige é compatível com as verbas de que o Estado dispõe. O Governo diz que já está a negociar, mas vai precisar de pelo menos seis milhões de euros.

Como habitualmente, e por ser sexta-feira, temos ainda várias sugestões culturais para o seu fim de semana.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
CULTURA
Portugal pode perder as seis melhores telas de Vieira da Silva
NEGOCIAÇÕES As telas da maior pintora portuguesa do século XX correm o risco de ser vendidas pelos seus proprietários. Protocolo com o Governo anterior previa exposição dos quadros até ao fim de 2015 no Museu Arpad-Szenes/Vieira da Silva, que também corre o risco de fechar. O Governo já está a negociar, mas precisará de pelo menos 6 milhões de euros
Adeus Cavaco
SONDAGEM No último Barómetro antes das Presidenciais, e da sua saída, Cavaco regista o mais baixo valor de popularidade dos 10 anos em Belém
IRS: como 1 euro pode retirar centenas de euros ao salário
IRS: como 1 euro pode retirar centenas de euros ao salário
Nicolau Santos
O assunto mais importante do dia
 
Daniel Oliveira
E acabou o passeio da Miss Portugal
 
Henrique Raposo
Je suis Cologne
 
EDUCAÇÃO
As medidas de Crato que já caíram e as que ainda deverão cair
POLÓNIA
Governo dá resposta dura a Bruxelas, UE não quer “dramatizar”
ALEMANHA
Ataques em Colónia: "Contra o sexismo! Contra o racismo!"
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

EL VENTANO - 9 DE JANEIRO DE 2016

Los planes hidrológicos aprobados por el Gobierno ponen en peligro la llegada de fondos europeos

000000 rio
Un catálogo de grandes obras que alimentan insensatas expectativas de derechos concesionales en nuevos regadíos, ignorando, tanto las exigencias de caudales ecológicos, como la recesión prevista de escorrentía que impone el cambio climático(Pedro Arrojo)

El hecho de que este Gobierno en funciones apruebe los nuevos Planes Hidrológicos, y en particular el del Ebro, refleja la urgencia del PP por intentar dejar atadas decisiones, ante los ineludibles cambios que se están produciendo en el panorama político y social del país. Su contenido, impuesto sin consenso por el PP, pone en peligro la llegada de fondos europeos a nuestro país.
El Plan del Ebro aprobado, tal y como han venido criticando organizaciones ecologistas como la Fundación Nueva Cultura del Agua, COAGRET, Ecologistas en Acción, Greenpeace, WWF, SEO, y colectivos sociales, es una copia del anterior: una vez más, un catálogo de grandes obras que alimentan insensatas expectativas de derechos concesionales en nuevos regadíos, ignorando tanto las exigencias de caudales ecológicos de la Directiva Marco del Agua, como la recesión prevista de escorrentía que impone el cambio climático en curso.
El texto no sólo ignora la oleada de enmiendas ciudadanas (más de 4.500) que coordinó la plataforma ‘Cuenca Azul’, así como las críticas de los Gobiernos de Navarra y de la Generalitat de Cataluña, sino que, además, desprecia las duras críticas que la Comisión Europea explicitó en el documento ‘Informe sobre la aplicación, en los Planes Hidrológicos de Cuenca, de la Directiva Marco del Agua‘. Esta aprobación, tan precipitada como irresponsable, no sólo frustra otra ocasión de adecuar nuestra planificación de aguas a la legislación europea, sino que pone en riesgo las subvenciones de la UE en materia de aguas, como los fondos FEDER, Fondo de Cohesión y FEADER.
Por último, en la medida que está vigente el cambio de la Ley de Aguas que impuso este Gobierno, legalizando la mercantilización de derechos concesionales, la masiva expectativa de nuevos derechos (aunque sean derechos de papel), no hace sino alimentar la expectativa de trasvases, bajo esa nueva estrategia trasvasista del PP, secundada por Ciudadanos, basada en la mercantilización de derechos concesionales.
El PP ha aprobado los nuevos planes hidrológicos sin consenso y con el rechazo de las delegaciones de Cataluña, Euskadi, Navarra y Valencia, además de todo el movimiento ecologista, cuya respuesta la ha plasmado la Plataforma en Defensa del Ebro al anunciar que presentará un recurso ante el Tribunal Supremo y una queja ante la Comisión Europea.
Pedro Arrojo, diputado de Podemos por Zaragoza

OBSERVADOR - 9 DE JANEIRO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ARÁBIA SAUDITA-IRÃO 
Cerca de 14 séculos de divisão estão a renascer fruto de interesses estratégicos das duas maiores potências do Médio Oriente, que têm levado a cabo uma guerras por procuração, em especial na Síria.
MÉDIO ORIENTE 
A relação entre a Arábia Saudita e o Irão é parecida com a de EUA e URSS nos anos 70 e 80. Aqui fica um guia para que perceber o que se está a passar.
PRESIDENCIAIS 2016 
O Observador começa a acompanhar na estrada os principais candidatos presidenciais. Hoje há duelo Maria de Belém-Sampaio da Nóvoa.
SALVAMENTO / BUSCA 
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real identificou um segundo grupo em dificuldades no Parque da Peneda-Gerês. Seis pessoas aguardando num abrigo a chegada dos bombeiros.
ALEMANHA 
Angela Merkel mostrou-se favorável a um endurecimento das regras de expulsão de refugiados condenados na Alemanha, depois das agressões de Colónia na noite da passagem de ano.
ALEMANHA 
A polícia alemã usou hoje gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar uma concentração de militantes do movimento xenófobo PEGIDA. Manifestantes responderam atirando garrafas e petardos.
ALEMANHA 
Várias centenas de mulheres participaram numa manifestação em Colónia, oeste da Alemanha, para protestar contra a violência alegadamente exercida por refugiados na noite da passagem do ano.
PRESIDENCIAIS 2016 
Começa domingo o sprint final das presidenciais. Quem já passou por isso deixa avisos aos candidatos. Conheça os conselhos de Alegre, Nobre, Carvalhas, Ferreira do Amaral e Louçã.
BANIF 
O primeiro-ministro português explicou esta noite o processo de reestruturação do Banif - revelou as condições exigidas pela Comissão Europeia, e diz que o governo as ignorou.
SAÚDE 
Já está escolhido o novo conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central. Esteve para ser Francisco Ramos, mas o ex-governante desistiu depois de críticas de Eduardo Barroso. 
Opinião

João Marques de Almeida
O governo deveria ter sido pragmático e concentrar-se inteiramente na recuperação económica. A economia vai sofrer e o governo será penalizado por governar para o passado e não para o futuro.

André Azevedo Alves
Sampaio da Nóvoa ama tanto a liberdade que quer evitar que os jornalistas abusem dela fazendo perguntas inconvenientes. Tal como nem sequer consegue definir o seu posicionamento face ao 25 de Novembro

P. Miguel Almeida, sj
Nem tudo o que somos é socialmente construído ou exclusivamente biológico. Mas negar que a biologia é a base daquilo que somos é negar a realidade.

Rui Ramos
A superstição do presidente da república como árbitro e moderador convém aos partidos. Mas o presidente não tem de ser isso, e um dia não o será. É assim que o regime há-de mudar. 

Paulo Ferreira
Queremos bancos sólidos ou não? É que se queremos bancos sólidos temos que perceber que eles precisam de receitas e estas têm que vir de algum lado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

NASCI ANTES DE 1986. E TU? - 9 DE JANEIRO DE 2016


Nasceste antes de 1986? Então tens que ler isto… Se não nasceste…lê na mesma… Isto merece!


Nasceste antes de 1986? Então tens que ler isto… Se não nasceste…lê na mesma… Isto merece!

nascidos_antes_1986
Nascidos antes de 1986. De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.
Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas “à prova de crianças”, ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas.
Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.
Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar á frente era um bónus.
Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.
Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.
Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.
Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer.
Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.
Não tínhamos PlayStation, X Box.
Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.
Tínhamos amigos – se os quiséssemos encontrar íamos à rua.
Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía!
Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.
Havia lutas com punhos mas sem sermos processados.
Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.
Íamos a pé para casa dos amigos.
Acreditem ou não íamos a pé para a escola. Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.
Criávamos jogos com paus e bolas.
Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei.
Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.
És um deles? Parabéns!
Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, “para nosso bem”. Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós.
Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho… E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios.
A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em 1986.
Chamam-se jovens.
Nunca ouviram “we are the world” e uptown girl conhecem de westlife e não de Billy Joel.
Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle.
Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname.
A SIDA sempre existiu.
Os CD’s sempre existiram.
O Michael Jackson sempre foi branco.
Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia um deus da dança.
Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado.
Não conseguem imaginar a vida sem computadores.
Não acreditam que houve televisão a preto e branco.
Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris.
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada.
3. Os teus amigos estão casados ou a casar.
4. Surpreende-te ver crianças tão à vontade com computadores.
5. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis.
6. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez).
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos.
8. Vais encaminhar este e-mail para outros amigos porque achas que vão gostar.
SIM ESTÁS A FICAR VELHO! Mas tivemos uma infância do caraças!
Partilha com quem nasceu antes de 1986, principalmente se te orgulhas da tua infância!

Etiquetas

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA JÁ TEM PRESIDENTE - JOSÉ PEDRO AGUIAR BRANCO - 28 DE MARÇO DE 2024

  Assembleia da República 30 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota: ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue