sexta-feira, 27 de novembro de 2015

EL VENTANO - 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Albert Rivera cambia la ‘filosofía’ de sus carteles electorales

kant
Albert Rivera cambia la ‘filosofía’ de sus carteles electorales y manda a su equipo a que se lean todos los libros de Kant y luego le hagan un resumen sencillo para salir del paso si vuelve a pasar por otro debate en alguna universidasd…
    






   



EL VENTANO - 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Albert Rivera cambia la ‘filosofía’ de sus carteles electorales

kant
Albert Rivera cambia la ‘filosofía’ de sus carteles electorales y manda a su equipo a que se lean todos los libros de Kant y luego le hagan un resumen sencillo para salir del paso si vuelve a pasar por otro debate en alguna universidasd…
    

OBSERVADOR - 27 DE NOVEMBRO DE 2015


Macroscópio – Virámos a página. Mas para onde?

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com



Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


Portugal tem, desde ontem, um novo governo, o XXI. O de António Costa. O que trouxe muitas novidades e seguramente ainda mais incertezas. Desde a tomada de posse de Santana Lopes, há mais de 10 anos, que não se assistia a uma tomada de posse tão tensa e com tantas trocas de recados – é importante ler, para o perceber em toda a sua extensão, o levantamento feito por David Dinis aqui no Observador em As farpas da posse. 10 de Cavaco, 14 de Costa. Seja lá como for, fechou-se um capítulo, longo e crispado, de formação de um governo de minoria sustentado no Parlamento por três acordos diferentes e nem sempre coincidentes. Por isso veremos o que nos reserva o futuro. Por hoje, vejamos o que se escreveu sobre os últimos desenvolvimentos políticos.

O Macroscópio de hoje será dividido em dois blocos, um centrado no Governo e em António Costa, outro mais virado para as reacções ao discurso do Presidente da República. De uma forma geral, reforça-se a ideia de que o Governo suscita muitas interrogações, quando não críticas abertas; e há uma quase unanimidade na crítica ao tom adoptado por Cavaco Silva, com uma notável excepção, como veremos mais adiante.

António Costa e o governo de todas as dúvidas

Primeiro ponto: Costa pode depender menos dele do que julga. É pelo menos isso que defende Henrique Monteiro, no Expresso, emUm Governo para ir governando (link para assinantes). O seu ponto de vista é que o primeiro-ministro de Portugal vale hoje pouco mais do que um putativo “presidente da Junta de Freguesia de Portugal”. O seu argumento é que, para o novo governo “Tudo vai depender da célebre bazucada de Draghi, das violações do défice de países como a França ou a Bélgica, do afundanço em curso da Finlândia (…) e de variáveis como refugiados, terrorismo e combate ao Daesh”. Será assim “um Governo para ir governando, a ver o que se passa. É uma navegação à vista, não só à vista da costa, como à vista de todos.”

Há nesta argumentação pontos que coincidem com o que eu mesmo escrevi hoje no Observador, em Vai valer tudo. Até arrancar olhos., e outros onde vou por outro caminho. Na verdade também antejo um governo de navegação à vista, mas com um objectivo mais preciso: estar sempre a pensar em eleições que podem ocorrer a qualquer momento, sendo muito importante controlar o timing dessa crise e calcular sobre quem recairá o seu ónus. Considero porém nesse texto de opinião que isso não acontecerá apenas por causa do enquadramento europeu, mas porque o “governo de combate” de António Costa “será, como foi bem visível no discurso de posse de António Costa, um governo que não olhará a meios para atingir os seus fins – um governo com muita gente que tem a mesma falta de escrúpulos que Costa teve em todo este processo.” Isto porque para o seu líder e para os que lhe são mais próximos tudo tem “em vista um e só um objectivo: o poder e o seu exercício.”

Esta visão muito crítica das escolhas políticas do novo primeiro-ministro é partilhada por dois colunistas do Público, João Miguel Tavares e Vasco Pulido Valente. O primeiro, em José Sócrates nunca existiu, sublinha que dois dos três homens do núcleo duro do ex-primeiro-ministro estão de regresso ao governo e que isso tem um significado profundo: que “António Costa não retirou qualquer ilação política nem do desastre de 2011, nem da detenção de 2014.” Já o segundo, em O governo e o novo PS, verificou que “A escolha dos srs. ministros, das senhoras ministras, dos 42 Secretários de Estado (e das Sras. Secretárias, claro) obedece a um luminoso critério: são, sem faltar um ou uma, criaturas de Costa” e que isso tem um significado claro: “É um grupo pequeno, que serviu para a Assembleia da República, que serve neste momento para nos pastorear e servirá pouco a pouco para transformar o partido socialista no partido costista. Ou seja, num partido mais radical, mais disciplinado e com escasso respeito pela liberdade e pelas liberdades.”

Outro analista muito céptico, ou céptica, é Helena Garrido. No Jornal de Negócios, em António Costa e os riscos de ser Cavaco, sublinhou o que considera serem os erros do discursos político que suportou a aliança que suporta o novo executivo: “Reduzir a política que se seguiu até hoje a uma estratégia de austeridade é desconhecer que vivemos num mundo financeiro, ditador para quem deve tanto dinheiro como nós. Um economista como Mário Centeno, o novo ministro das Finanças, tem de saber isso. "Slogans" sobre os malefícios da austeridade podem ser muito populares, mas chocam com a realidade e podem atirar-nos de novo para uma crise que tem tudo para ser pior do que a anterior.”

Enquanto escrevo ouço Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado que ficou com os Assuntos Parlamentares, a repetir o mesmo registo de discurso, isto num dia – e logo o primeiro – em que se notaram as primeiras divisões na “nova maioria”. Elas não passaram despercebidas a Francisco Sarsfield Cabral que, no site da Rádio Renascença, em Negociação permanente, escrevia que “Assim se vê o que vai ser o calvário de permanentes negociações do governo de A. Costa com os partidos à esquerda do PS. O tal acordo de base que Costa garantiu ter alcançado com esses partidos afinal não passava de uma mera declaração de intenções - iremos procurar convergências...”

Já Rui Ramos, e regresso ao Observador, foi por um caminho diferente na sua análise ao discurso de de posso do novo primeiro-ministro. Em Porque é que Costa devia ter agradecido a Passossublinha que “As “posições conjuntas” de Costa com o BE e o PCP são a melhor homenagem a Passos Coelho. Se Passos tivesse falhado, Costa não teria combinado reposições, mas os novos cortes do segundo resgate.” Isto porque “a única base positiva da actual situação política é a herança do anterior executivo, que poupou o país à bancarrota e à saída do euro. Essa é a pedra sobre a qual Costa tentará agora inventar alguma “normalidade”.”

Mas é também verdade que é mais fácil estragar do que consertar, pelo que será interessante ler a coluna de Miguel Angel Belloso no Diário de Notícias, hoje intitulada A esquerda que apenas reparte pobreza. Aí se estabelece uma comparação entre os programas do nosso PS e do PSOE espanhol e se critica a ideia de que se pode induzir o crescimento estimulando o consumo dos que têm baixos rendimentos, uma ideia comum aos dois socialismos ibéricos: “Os socialistas moderados (…) jamais renunciaram ao velho padrão keynesiano segundo o qual a propensão marginal ao consumo diminui com o nível de rendimento, assim, distribuir do maior para o menor rendimento impulsiona a procura e, portanto, o crescimento. Esta teoria sempre me pareceu delirante, com todo o respeito por Keynes, mas os socialistas do meu país estão a levá-la ao extremo, até ao ponto de terem transformado o seu lema clássico de campanha, "crescer para repartir", noutro igualmente cómico: "repartir para crescer".” O resto do seu texto é a sustentar esta sua incredubilidade.

Não se pense contudo que um eventual falhanço das metas de crescimento económico é garantia certa de crise na frágil coligação de Costa. O centro-direita não deve pensar, como defende Bruno Faria Lopes no Diário Económico em Com PS e PSD presos é de prever mais mudanças, que basta ter paciência que o poder acabará por lhe voltar a cair no regaço: “Ficar preso à espera do desgoverno do PS e manter a posição bélica de propagação do medo será um erro que o PSD pode vir a pagar caro. O desafio para o PSD é disputar o centro com o PS, tarefa que não será tão fácil como parece. Porque na última legislatura, que deixou cicatrizes, não teve condições para governar à “social-democrata”.” Ricardo Costa alinha argumentos no mesmo sentido em Três erros que a nova oposição não deve cometer, no Expresso (link para assinantes)

É uma opinião distinta da de João Pereira Coutinho que emCercados, no Correio da Manhã, escreve que “António Costa toma posse como primeiro-ministro e a direita range os dentes. Haverá motivos? Não creio.” E não crê quer pela circunstância, já referida atrás, de estarmos perante uma legislatura de “negociação permanente”, perante uma direita unida e uma União Europeia que não dá cheques em branco. Para além de que, “Se juntarmos a tudo isto a náusea geral que o homem inspira no português médio, o que sobra? Sobra um primeiro-ministro cercado e um governo remetido para o gueto. Alguém, em juízo perfeito, inveja este destino?

As críticas a Cavaco

O Presidente da República está no fim do seu mandato, e nas últimas semanas tem sido o alvo de todas – ou quase todas – as críticas. Dois exemplos de comentários ao seu discurso na tomada de posse:
  • Cavaco e Costa, de André Macedo, no Diário de Notícias: “É evidente que Cavaco quer exibir (não apenas mostrar) até à exaustão que não confia nesta solução, daí o teatro de ontem - converteu o normal (fiscalizar) em excepcional, dramatizando em excesso a ocasião. No entanto, o Presidente não deve transformar-se numa força do bloqueio. Compete-lhe ser exigente, sem demonstrações pueris de força.”
  • O triste fim de Cavaco, de Paulo Baldaia, na TSF: “A imagem do político que mais tempo exerceu o poder a entregá-lo cabisbaixo, arrisca-se a ser a imagem com que os portugueses recordarão o político Cavaco Silva. E não é só porque a memória é curta, é também porque a condução desta crise política revela que o seu mérito pode ter sido apenas o de estar no sítio certo à hora certa. Terá sido assim toda a sua vida política, mas ontem ele só não queria estar onde teve que estar.”

Estes dois comentários são a amostra de muitos outros, sobretudo os mais frequentes noa meios audiovisuais. Por isso sinto necessidade de reequilibrar, socorrendo-me para tal de alguém que já aqui citei, Henrique Monteiro, numa sua crónica mais antiga. Em O activismo anti-Cavaco é irritante, no Expresso Diário (link para assinantes) notou:
O que pretendo dizer, eu que nunca apreciei o estilo Cavaco, é que o ativismo impõe-se no discurso público ao formalismo. As pessoas querem ação, não querem saber de prazos e formalidades. Nomear Passos – como o costume português indica – foi considerado uma perda de tempo. Colocar condições – como tantas vezes aconteceu – uma afronta. Ouvir pessoas e demorar quatro semanas a arranjar uma solução, um crime. Esse ativismo, que não conhece barreiras nem regras, está obviamente a prejudicar qualquer solução, nomeadamente um Governo do PS. A expectativa é tão alta que dificilmente um Governo PS poderá agradar a uma base tão radicalizada. 

E agora julgo que é tempo de irmos para fim-de-semana. Pode ser que a temperatura política baixe nos próximos dias, mas não deixaremos mesmo assim de viver tempos conturbados e de grande imprevisibilidade. Até porque a outra corrida eleitoral que já devia estar no terreno – a das Presidenciais – tarda a arrancar mas em breve ganhará força.

Mas já que nos próximos dois dias deveremos ser beneficiados por um tempo bonançoso, possam os meus leitores descansar, ler e reflectir. Até segunda-feira.

Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Macroscópio clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

EL VENTANO - 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Ciudades españolas salen este sábado a las calles para volver a gritar ‘No a la guerra’

0000000 guer

Al menos una treintena de ciudades españolas acogerán este sábado movilizaciones en contra de la guerra convocadas a través de las redes sociales por la iniciativa #NoEnNuestroNombre, en las que mostrarán su “repulsa a los ataques terroristas de París y Líbano, a los bombardeos contra la población civil siria, a recortes democráticos como ineficaces garantías de seguridad y a la política exterior belicista iniciada por el trío de las Azores, Bush-Blair-Aznar”.
La idea partió de un grupo de alcaldes y alcaldesas de candidaturas de confluencia junto a personas del mundo de la cultura, como la alcaldesa de Barcelona, Ada Colau, el alcalde Zaragoza, Pedro Santisteve, el de Cádiz, José María González, Kichi, o el de A Coruña, Xulio Ferreiro, tras la elaboración de un manifiesto que ya han firmado cerca de 20.000 personas y al que también se ha adherido Manuela Carmena, alcaldesa de Madrid.
“Si al dolor por las víctimas inocentes se responde provocando más dolor a otras también inocentes, la espiral será imparable” se lee en el manifiesto, para afirmar que si criminalizamos a quienes “huyen precisamente de ese mismo horror, estaremos contribuyendo a apuntalar los mismos muros que el fanatismo quiere crear”.

El documento también ha sido respaldado por caras conocidas del mundo de la cultura, del cine y la televisión entre quienes se encuentraan: El Gran Wyoming, Pilar Bardem, Alberto San Juan, Juan Diego Botto o Aitana Sánchez-Gijón. También se han sumado diferentes colectivos musulmanes y propalestinos, así como numerosas entidades sociales y sindicales, junto a partidos de la izquierda del PSOE. Hasta hoy, la protesta ha sido silenciada por los medios de comunicación tradicionales.

0000000 maniiiiii


EXPRESSO DIÁRIO - 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
364
27 NOV 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Faz sentido discutir a raça e a etnia dos políticos? E as novas revelações sobre Cunhal
Boa tarde,

Pela primeira vez, Portugal tem um primeiro-ministro de origem indiana, uma ministra da Justiça negra e um secretário de Estado filho de cigano. As referências à raça ou à etnia dos novos governantes feitas pela comunicação social (incluindo o Expresso) causou algum burburinho nas redes sociais. Afinal, faz ou não sentido falar da cor da pele ou do clã, sobretudo de quem está no poder?

É com este tema que fazemos a abertura do Diário desta sexta-feira, republicando um artigo da Christiana Martins e da Marisa Antunes que publicámos em 2008 na revista do Expresso e que reganha atualidade. O agora secretário de Estado Carlos Miguel e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, são precisamente duasdas várias pessoas com as quais as duas jornalistas falaram na altura.

Segundo tema em destaque: mais um tomo da monumental biografia de Álvaro Cunhalescrita por José Pacheco Pereira. É o volume 4, e aborda o período que vai de 1960 a 1968,desde a fuga do forte de Peniche pela muralha abaixo, agarrado a um lençol, passando pelo ano passado por cá na clandestinidade antes de sair de Portugal pelo Gerês, a caminho da União Soviética.

Outro tema principal do Diário de hoje é sobre a Síria e o estado Islâmico. Bombardear o Estado Islâmico é destruí-lo?, pergunta a Helena Bento .Como a estratégia baseada em ataques aéreos não conseguiu (ainda?) dar cabo dele, será necessário invadir o território do Estado Islâmico com tropas terrestres? E a que custo?

Egito é sinónimo de pirâmides. Milhares de anos depois, estas obras faraónicas continuam a fascinar o mundo. Nem a arquitetura e a engenharia modernas conseguiram desvendar os segredos da sua construção. Entre tantas teorias, qual é a certa? A Liliana Coelho foi falar com especialistas para tentar perceber este e outros mistérios, na semana em que foi revelada mais uma tese.

Na cultura, o Miguel Cadete conta como Adele abre a guerra entre o Rock in Rio e a promotora musical Everything is New. Poucos terão reparado, mas os concertos de Adele em Lisboa que acabam de ser anunciados estão marcados para o segundo dia edição de 2016 do Rock in Rio. Portugal terá um mercado assim tão grande para os consumidores de concertos?

No lazer, fique a saber que os jipes voltam este fim de semana a Fronteira, mais propriamente às 24 Horas TT Vila de Fronteira, que se realizam há 18 anos. O Rui Cardoso diz que não há corrida como esta: 70 mil espectadores, um dia e uma noite de prova envolvendo 86 viaturas e mais de 300 pilotos, luta até ao fim

E damos-lhe também um pequeno roteiro de mercados onde comprar presentes de Natal. Não nos centros comerciais, mas em locais alternativos, recheados de pequenos artesãos, com produtos que vão de roupa a comida.

Na crónica habitual das sextas-feiras, o Nelson Marques conta como surgiu e se desenvolveu a Airbnb, a plataforma de aluguer de apartamentos privados. No início eram só três colchões insufláveis, usados por Brian Chesky e Joe Gebbia, dois jovens americanos formados em design industrial mas estavam desempregados. Depois nasceu o The Air Bed and Breakfast (cama insuflável e pequeno almoço), nome que mais tarde seria abreviado para Airbnb.

Temos ainda a habitual página de sugestões culturais para o fim de semana.

Na opinião, escrevem hoje o Nicolau Santos, o Henrique Monteiro, o José Gomes Ferreira, o Daniel Oliveira e o Henrique Raposo.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana

(e amanhã há semanário, com mais e boas notícias; site, com a atualidade e as escolhas do editor de alguns dos principais artigos publicados no Diário ao longo da semana; e a revista E, em cuja capa está o código que permitirá aceder ao Expresso Diário até ao sábado seguinte)

publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
A etnia é um tema ou não?
POLÍTICA Pela primeira vez, Portugal tem um primeiro ministro de origem goesa, uma ministra da Justiça negra e um secretário de Estado filho de cigano. Pode ou não falar-se das suas etnias?
Cunhal: a fuga da prisão e o salto para a URSS
Cunhal: a fuga da prisão e o salto para a URSS
Adele abre guerra entre promotores. Rock in Rio contra Everything is New
Adele abre guerra entre promotores. Rock in Rio contra Everything is New
Nicolau Santos
A ameaça presidencial
 
Daniel Oliveira
O maior perigo para Costa seria Maria de Belém
 
Henrique Raposo
Aníbal, o outro
 
Henrique Monteiro
Uma manhã de vingança
 
SÍRIA
Será necessário invadir o território do Estado Islâmico com tropas terrestres? E a que custo?
BOLSAS
China de novo no radar
TODO O TERRENO
Os jipes voltam a Fronteira
EGITO
“O fascínio pelas pirâmides está no mistério”
NATAL
Cinco mercados para comprar os presentes
TENDÊNCIAS
O fenómeno Airbnb
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Etiquetas

QUARTA-FEIRA SANTA - 27 DE MARÇO DE 2024

  Quarta-feira Santa 27 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Procissão da ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue