quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO EM 2 MINUTOS - 19 DE AGOSTO DE 2015

2:10/2:10
! ! ! . . .
  • Gostas disto.
  • António Fonseca
    Escreve um comentário...
     
     ! ! ! . .

OBSERVADOR - MACROSCÓPIO - 19 DE AGOSTO DE 2015


Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 Gérard CASTELLO-LOPES, Algarve, Portugal, 1957
 

O Macroscópio continua a revisitar a primeira metade do mês de agosto e regressa hoje, como prometido, a temas da campanha eleitoral. Desta vez para falarmos de Segurança Social e do sistema de pensões, seguramente um dos mais importantes e, também, mais difíceis. Tanto o programa apresentado pelo PS (com a polémica descida da TSU), como o elaborado pela coligação (com o cenário de plafonamento horizontal dos descontos), têm suscitado controvérsias que, infelizmente, no que ao discurso político diz respeito, quase se têm limitado a uma troca de acusações muito pouco esclarecedora. Não nos devemos surpreender demasiado: grande parte do eleitorado, sobretudo do eleitorado que não se abstém, é constituída por reformados ou por trabalhadores à beira da reforma. O tema escalda e por isso todos lhe tocam ora com pinças (quando se trata de definir as suas promessas), ora com bombardas (quando falam das promessas alheias).

Para quem quiser ter uma boa introdução ao debate –e também à quantidade de informação que falta para avaliar as propostas da coligação e do PS – uma excelente introdução é a de Margarida Corrêa de Aguiar, Reforma das pensões: sem solução política, publicado no Observador. Para esta especialista, “Coligação e PS reconhecem que há uma quebra de confiança dos contribuintes e beneficiários no sistema de pensões. Mas não assumem as mudanças no modelo de governação do sistema que isso implica.”

O texto é relativamente longo, mas vale a pena lê-lo já que ajuda a clarificar os termos do debate. Alguns extratos:
  • “A insustentabilidade financeira está e vai continuar a gerar iniquidades entre gerações. Este é um problema de que pouco se fala, muitas vezes secundarizado.”
  • “Há muito tempo que o “contrato social” se quebrou, devido justamente às recorrentes medidas e reformas paramétricas que têm vindo a ser introduzidas, reduzindo crescentemente benefícios de geração em geração.”
  • “Ambos os programas eleitorais indicam a introdução de mecanismos de plafonamento (leia-se reduções/tectos às contribuições e reduções/tectos às pensões). No caso da Coligação trata-se de um plafonamento horizontal – é fixado um máximo salarial a partir do qual não há incidência de contribuições – e no caso do Partido Socialista trata-se de um plafonamento vertical – é estabelecida uma redução generalizada de contribuições para todos os salários.”
  • “Ambos os mecanismos implicam a necessidade de financiamento adicional para repor, no entretanto, que pode ser um período mais ou menos longo, a perda imediata da receita de contribuições. Ora, as restrições económicas e de finanças públicas que o País atravessa dificultam e inviabilizam o financiamento dos custos de transição destas opções. Fazê-lo introduz um risco adicional na já frágil situação financeira do Sistema Previdencial de Segurança Social.”

Há um outro texto de uma economista reputada, Cristina Casalinho, que actualmente preside à Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública, que, no Jornal de Negócios, escreveu um texto bastante pedagógico sobre o que pode estar em causa nos sistemas de Segurança Social: Sistemas em coexistência. É um texto onde explica as diferenças entre o nosso sistema, dito de repartição, e os sistemas de capitalização (como passaria a ser parcialmente o nosso caso avançasse o plafonamento), e as dificuldades de transição entre um e outro:
A transformação de um sistema de repartição num regime de capitalização com plafonamento levanta a importante questão do seu financiamento. No caso de o nível de dívida pública ser reduzido, esta passagem pode ser facilitada. O Estado terá de emitir dívida adicional para o estabelecimento das contas individuais, podendo em simultâneo beneficiar da procura por dívida pública por parte dos novos fundos. Se esta hipótese estiver vedada ao Estado, os atuais financiadores do regime de repartição terão em paralelo de suportar o estabelecimento do sistema de capitalização. Para tal ser viável, os rendimentos na economia têm de estar a crescer a um ritmo forte e a carga fiscal tem de ser considerada suportável. Para uma sociedade envelhecida num Estado fortemente endividado e com baixo crescimento económico, a transição entre modelos será sempre um processo delicado, desafiante e problemático.”

Dito isto, vale a pena referir dois textos, editados em dias sucessivos pelo Diário de Notícias, que ajudam a esclarecer as propostas em cima da mesa, se bem que ambos abarquem mais temas do que apenas os relativos o sistema de pensões. Pequenas citações (os dois textos são relativamente longos):
  • Mário Centeno, responsável pela coordenação do estudo macroeconómico que está na base do programa eleitoral do PS, Quanto? Quando? Como?: “O plafonamento das contribuições para a Segurança Social não é uma reforma estrutural. O terramoto pode assumir proporções colossais. Mas a coligação não diz o quanto. O plafonamento dá liberdade de escolha aos contribuintes. É verdade. Se o plafonamento começar nos 2000 euros de salários, a 8% dos contribuintes, 295 mil. Se começar nos 2500 euros, a 5%, 190 mil. Quem são os contribuintes que obtêm liberdade de escolha?”
  • Jorge Bravo, um académico que colaborou no programa eleitoral do PSD, Proteção social mais justa, adequada e sustentável: “Esta proposta [de plafonamento], bastante mitigada nos seus impactos de curto e médio prazo sobre o financiamento da Segurança Social, contrasta com a proposta do PS de redução da taxa social única (TSU) em 4% para os trabalhadores (denominada de plafonamento vertical), que não só retira uma fatia importante das receitas ao sistema como não cuida de exigir que a base contributiva isenta fica sujeita a contribuições para regimes complementares de proteção social.”

Quanto a textos substantivos, a levantar dúvidas legítimas sobre as propostas em cima da mesa, um dos que se destacou foi o de Alfredo Marvão Pereira, que é Thomas Vaughn Professor of Economics no The College of William and Mary, no Público: As ramificações provavelmente não intencionais da redução da TSU dos trabalhadores. É um texto que aborda com seriedade a proposta do PS, queixa-se (como se queixam tantos outros) da “ausência de alguns detalhes cruciais”, e levanta interrogações como esta:
Se se reduzirem de modo uniforme as contribuições de todos os trabalhadores no ativo, as diferenças nas taxas marginais de poupança entre os contribuintes de rendimentos mais baixos e mais altos, poderá levar, imagino que não intencionalmente, a um aumento da desigualdade de rendimentos na reforma. Ou seja, com esta medida, o contribuinte de mais baixo rendimento terá o seu rendimento na reforma proporcionalmente mais reduzido que o contribuinte de mais alto rendimento. Quaisquer ajustamentos na proposta em sede de TSU com vista a obviar este efeito, além de trazerem pela sua complexidade sérios problemas de implementação, comprometeriam de forma significativa a eficácia da medida como alavanca do consumo privado.”

Chamo ainda a vossa atenção para três comentários mais breves:
  • Bruno Faria Lopes, do Económico, em Alguém sabe o que quer a coligação para as pensões?: “Não é compreensível que Passos Coelho e Paulo Portas apresentem uma proposta escrita sobre plafonamento da Segurança Social com termos tão vagos como a introdução de "um limite" (qual?), para "gerações mais jovens" (quais?), sem explicar claramente como seria financiado e remetendo maior detalhe para uma "análise" em "sede de concertação social" (fórum a que a coligação não dá qualquer crédito técnico, como vimos na legislatura que agora termina).” 
  • Pedro Braz Teixeira, no mesmo Económico, em Pensões: “O que o PS propõe é não tocar nas pensões já atribuídas, ou seja não corrigir os graves problemas de pensões claramente acima das carreiras contributivas. Para além disso, pretende aumentar as fontes de financiamento, ou seja ir subindo sucessivamente impostos e contribuições para não reformar a Segurança Social, como se isso fosse um caminho com algum futuro para além do curto prazo.”
  • Camilo Lourenço, no Jornal de Negócios, em PS e coligação fogem das pensões: “Não há forma de equilibrar o sistema de pensões sem uma reforma dura. E um dos vectores dessa reforma implica cortar pensões. Iludir os portugueses por causa das eleições é pregar mais um prego no caixão da credibilidade da classe política.”

A terminar, um conjunto de referências a entradas já antigas do blogue de Pedro Romano, Desvio Colossal, que também ajudam a clarificar os termos da discussão: A Segurança Social é sustentável? É. Mas o que é que isso significa?; Pay-as-you-go e o “cofrezinho” do contribuinte; Poupança e capital num sistema de capitalização e Economia política dos regimes de capitalização.

Eis pois um debate que ainda vai no adro, devia merecer mais atenção durante a campanha e ser realizado em termos que permitissem um acordo pós-eleitoral nesta matéria. Apesar da retórica, há muitos pontos em que o PS e a coligação estão de acordo e, num tema que não é de uma legislatura mas de gerações, alguma forma de consenso alargado (à nórdica?) devia ser alcançado.

Por certo voltaremos a falar de pensões e de Segurança Social, mas por hoje despeço-me com votos de bom descanso e boas leituras. Até amanhã

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
 
====================
 
ANTÓNIO FONSECA

OBSERVADOR - HORA DE FECHO - 19 DE AGOSTO DE 2015

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
legislativas 2015
O PS refez as contas, depois de fechado o programa: mais medidas vão custar mais dinheiro, o défice vai descer mais devagar. Líder socialista garante que as regras europeias vão ser cumpridas.
legislativas 2015
O PS calcula que as medidas que quer implementar tenham um impacto positivo na criação de emprego. O impacto começa já em 2016 com a criação de 29 mil empregos quando comparado com a previsão atual.
algarve
Cabanas de Tavira, no Algarve, não é a Sicília, mas a guerra que opõe os barqueiros tem contornos de filme 'gangster'. Os turistas passam ao lado da querela, mas a população nem por isso.
fora de moda
A moda, como a vida, é feita de nascimentos e mortes. E se há itens que se tornam intemporais, outros há que desaparecem para nunca mais voltar. Eis alguns que pode guardar no sótão.
Viagens
Desde as baleias mexicanas até às imensas paisagens australianas, sem deixar fugir os encantos de Portugal. Estes países são ideais para ficar em pleno estas férias. Qual é o seu favorito?
Índia
Reportagem do New York Times expõe alegada perseguição de Narendra Modi a uma ativista que tem tentado responsabilizar o atual primeiro-ministro pelos massacres de 2002 em Gujarat.
turquia
Vários tiros e uma explosão foram ouvidos no centro da capital turca. Não existem registos de mortos ou feridos. As estradas já foram cortadas.
turquia
Bomba detonada à distância explodiu à passagem de uma patrulha militar numa zona rural do distrito de Pervari, informou o exército num comunicado oficial.
boko haram
Ataque foi na semana passada, mas havia discórdia entre órgãos oficiais quanto ao número de vítimas. A maior parte terá morrido afogada num rio, enquanto fugia ao ataque do Boko Haram.
desaparecimento
Pedro Lemos é antigo operador de câmara da RTP e está desaparecido desde sexta-feira. Não levou qualquer documentação quando saiu de casa. Fazia surf desde criança.
crise no ges
Banco de Portugal e o Fundo de Resolução pediram ao juiz do Tribunal Administrativo de Lisboa mais tempo para preparar a defesa no pedido de providência cautelar.
Opinião

No RSS items found.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
 
================
 
ANTÓNIO FONSECA

OBVIOUS MAGAZINE - 19 DE AGOSTO DE 2015

obvious magazine



Atenção: para alterar a periodicidade com que recebe a newsletter (semanal ou diária), poderá faze-lo editando o seu perfil

a arte como memória

por Pedro Lacerda em 19/08/15  

O cinema paga mais um merecido tributo às vítimas do Holocausto, dessa vez mostrando o processo movido por Maria Altmann para reaver uma das milhares obras de arte que o regime nazista pilhou pela Europa.

Ler o artigo completo

a filosofia do ser em wish you were here

por Bruno Lima em 19/08/15  

Afinal, seremos parte da luta pelo Ser, ou protagonistas de seu sumiço?

Ler o artigo completo

sinceridade ostentação: pura enganação

por Ana Macarini em 19/08/15  

Por detrás das palavras é que mora a verdade. As palavras são apenas e exatamente o que são: fragmentos escolhidos de nossos verdadeiros pensamentos. Não tornamos público, na íntegra, o que nos vai na alma por uma simples razão: caso o fizéssemos, acabaríamos a sós. E, nada nos assusta mais do que nossa própria companhia.

Ler o artigo completo

pequenos souvenirs do amor

por Mônica Montone em 19/08/15  

Descubra quais são as malas que não lhe pertencem e as devolva, ou, simplesmente, jogue-as fora, todas elas. A mochila do sentimento de inadequação, por exemplo, é um souvenir que não serve para nada.

Ler o artigo completo

10 atitudes fáceis para começar a mudar o mundo já

por Bárbara Valsézia dos Santos em 19/08/15  

Reclamar é fácil, fazer é difícil. Já dizia a sua avó? Ela está correta! Com tanta coisa errada no mundo, é simples criticar as atitudes (ou a falta de) do próximo. E você? Está fazendo o que para melhorar a situação? Veja 10 coisas simples pra fazer já!

Ler o artigo completo

"brasil: uma biografia" é a trajetória sobre a nossa terra

por Natali Maia Marques em 19/08/15  

Que comecem a usar o livro, Brasil: uma biografia "nas escolas, nas ruas, campos, construções..."

Ler o artigo completo

a carnificina de polanski

por Constance von Krüger em 19/08/15  

Roman Polanski, com a adaptação de “Deus da Carnificina” (2011), faz um verdadeiro massacre. É a mortandade das aparências, o extermínio das hipocrisias. Estrelado por Jodie Foster, John C. Reilly, Kate Winslet e Christoph Waltz.

Ler o artigo completo

11 lições que aprendi com minha nutricionista

por Talita Baldin em 19/08/15  

Sobre os perigos implícitos em dietas restritivas ou A liberdade de não ser mais refém de dietas.

Ler o artigo completo

admitem-se pedaleiros inteligentes e prestimosos!

por Profeta do Arauto em 19/08/15  

"Se há um segredo não revelado em qualquer área profissional ou contexto social, esse segredo é movimentar-se constantemente em busca da mudança de hábitos, costumes e disciplina interior; o que também pode ser representado pelo aforismo popular, do "faça a sua parte que te ajudarei". O sistema coletivo agradece! Detalhe: sem essa justificativa que é impossível pedalar, porque vai desfolar-lhe a bunda sobre o meu selim; com o decorrer do tempo, as partes sensíveis enrijecerão e o gozo será pleno".

Ler o artigo completo

quarenta e nove frestas

por Bruno Albuquerque em 19/08/15  

O cheiro importa. O frasco de perfume não. Os olhos importam, a maquiagem não. O sabor da boca revolve todo o mundo, as palavras bonitas boiam. Importa deixar-se tocar pela vida e tocá-la. Despi-la e despir-se. Importa que nos perdoemos quando perdemos de foco o que importa. Importa que aumentemos quando encontramos o que importa. Importa seguir.

Ler o artigo completo

valorizamos realmente nossos amigos?

por Sílvia Marques em 19/08/15  

Ter amigos verdadeiros é possuir sócios nas nossas lembranças mais felizes e queridas.

Ler o artigo completo

smartphone retrô, ou a nossa incapacidade para o desapego.

por michelli lorenzi em 19/08/15  

Nada mais difícil — ou árduo — que a arte do desapego. E é no nosso apego ao passado — ou nostalgia — que aposta o criador do Rotary Mechanical, um smartphone conceitual com uma tela digital sensível ao toque na frente e um disco rotativo old-fashioned atrás. O smartphone retrô é a tentativa de "incorporar mais sentimentos e mais vida cotidiana aos objetos digitais".

Ler o artigo completo

o mofo de cada um de nós

por Carla Gameiro Dias em 19/08/15  

Nossos objetos, nosso carro, nossa casa falam por nós? Até que ponto? Quando e o quanto percebemos?

Ler o artigo completo

o olhar de ana paula cordeiro para o interior paulista

por Ronan Gonçalves em 19/08/15  

O interior esquecido

Ler o artigo completo

ninguém é solteiro por opção

por Mario Feitosa em 19/08/15  

Vivíamos um mundo de pessoas acompanhadas, fosse de quem fosse. A questão era não estar sozinho, porque a solidão era mórbida.
De uns tempos p'ra cá, tudo mudou! Hoje é bonito ser solteiro, mas somos mesmo solteiros por opção?!

Ler o artigo completo

ted - o real sentido do tratamento paliativo

por Átila Paraguassú em 19/08/15  

Por um lado, aliviar a dor e o sofrimento de doentes e familiares. Por outro, resgatar a biografia de pacientes. Esse é o exercício diário de Ana Claudia Quintana Arantes, médica formada pela FMUSP e especialista em Cuidados Paliativos.

Ler o artigo completo

tca: trágica cultura do absurdo

por Profeta do Arauto em 19/08/15  

Olavo Bilac escreveu: “Ama com fé e orgulho o teu país em que nasceste! Criança, não verás nenhum país como este”!... passadas muitas décadas, quais são as atitudes do Brasileiro em relação ao enaltecimento do país, escrito pelo entusiasmado Olavo Bilac?

Ler o artigo completo

a filosofia do não pensar

por Susiane Canal em 19/08/15  

Assim como o pensamento positivo pode provocar revoluções interiores, o pensamento vazio, negativo ou excessivo/obsessivo pode ser um tanto prejudicial. Gastar o tempo "divagando" pode não ser a melhor forma de resolver problemas ou de conduzir a vida. Ser mais instintivo, muitas vezes, é bem mais assertivo.

Ler o artigo completo
 
 
==================
 
ANTÓNIO FONSECA

HYPE SCIENCE - 19 DE AGOSTO DE 2015

Outlook.com - antoniofonseca1940@hotmail.




Aliens do bem tentaram salvar os EUA de uma guerra nuclear, diz astronauta


Link to HypeScience

Aliens do bem tentaram salvar os EUA de uma guerra nuclear, diz astronauta


Posted: 18 Aug 2015 04:20 PM PDT


Edgar
Mitchell, o sexto homem a pisar na lua, diz que aliens vieram a Terra
em missão de paz e desarmaram muitas bombas nucleares Continua...

5 explicações científicas lógicas para passagens famosas da Bíblia


Posted: 18 Aug 2015 11:00 AM PDT


A
Bíblia tem diversas histórias cheias acontecimentos fantásticos,
supostamente provocados por nada mais do que poder divino, mas o que
realmente aconteceu? Continua...

Aumente sua renda com esses trabalhos freenlancers


Posted: 18 Aug 2015 10:00 AM PDT


Trabalhar como freelancer pode ser mais divertido do que você pensa e aumentar consideravelmente sua renda no final do mês Continua...

Foi assim que Leonardo Da Vinci fez o sorriso de Mona Lisa


Posted: 18 Aug 2015 09:59 AM PDT


Os
pesquisadores desvendou o mistério do enigmático sorriso de Mona Lisa,
com a ajuda de outra pintura de Leonardo da Vinci que usa a mesma
técnica inteligente.
Continua...

Empresa canadense tem patente de elevador espacial


Posted: 18 Aug 2015 09:00 AM PDT


Uma empresa canadense chamada Thoth Tecnology recebeu uma patente para um elevador espacial que atinge 20 km acima do chão Continua...

Cérebro em um chip, da IBM, poderá transformar seu celular em um crânio


Posted: 18 Aug 2015 07:00 AM PDT


Novo chip desenvolvido pela IBM tem poder de aprendizagem profunda e processamento de dados jamais visto antes
Continua...

Cães e Gatos: gatos forçaram os cães a evoluir… ou ser extintos


Posted: 18 Aug 2015 06:03 AM PDT


Parece
que a ciência finalmente provou que entre cães e gatos, há uma
soberania dos gatos que quase levaram os canídeos a extinção Continua...
================
ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL - 25 DE ABRIL DE 2024

  COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE 25 DE ABRIL - 25 DE ABRIL DE 2024   Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto por ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue